Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1231
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As interações como processo comunicacional na construção do conhecimento empírico
???metadata.dc.creator???: Conte, Selma Regina Ramalho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fort, Mônica Cristine
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pieroni, Geraldo Magela
???metadata.dc.contributor.referee2???: Quadros, Claudia Irene
???metadata.dc.description.resumo???: As relações interpessoais e as interações se manifestam na convergência entre cultura e comunicação, e na forma como se equivalem dentro das organizações. Aponta-se, como um exemplo prático de interações, o trabalho realizado no Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na utilização do instrumento administrativo ‘comissões’, demonstrando como as organizações se tornam estruturas de interação. A presente dissertação tem como objetivo entender como essas relações se constroem, se articulam e se concretizam ao situar a comunicação na elaboração de descobertas no fazer bibliotecário; sua dinâmica; e seu papel no fortalecimento e integração do conhecimento. O SiBi é composto por 20 bibliotecas distribuídas em Curitiba e pelo interior do estado do Paraná. A dispersão geográfica, a dimensão do quadro de bibliotecários, as demandas inerentes, o uso de mecanismos de controle e de divulgação do conhecimento gerado se justapõem à ausência de um programa de comunicação organizacional interna e à carência de comportamento comunicacional. Nesse sentido, analisam-se como as interações são mutuamente coordenadas para atingir um entendimento em comum sobre algo ou uma situação; como a ação permite a todos os indivíduos participantes coordenarem mutuamente suas próprias ações e alcançarem os objetivos enunciados; como usam saberes e habilidades individuais que apoiam e indicam como enfrentam situações concretas; e, como a mediação pela linguagem, que atua como coordenadora das atividades inerentes à própria interação e da socialização dos participantes, assume funções de entendimento. Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com bibliotecários, coordenadores de comissões e/ou grupos de trabalho distribuídos nas unidades que compõem o SiBi. Empregou-se um guia de entrevista que permite a flexibilização e a ampliação dos questionamentos à medida que as informações são fornecidas. As questões são focadas no que diz respeito à comunicação entre os bibliotecários sobre o seu fazer profissional. A partir de então, analisou-se comparativamente os dados coletados, sua tabulação e interpretação. Contata-se a necessidade de se reorganizar as interações na construção do conhecimento empírico gerado pelos bibliotecários do SiBi sobre o seu fazer profissional, suas relações, processos e ações comunicacionais. Aponta-se subsídios para propor a formalização de uma Política de Comunicação para a divulgação desse conhecimento.
Abstract: Interpersonal relationship and interactions are manifested in the convergence between culture and communication, and in the way they are equivalent within organizations. As a practical example of interactions, the work carried out in the Library System (SiBi) of the Federal University of Paraná (UFPR), in the use of the administrative instrument 'commissions', demonstrates how organizations become structures of interaction. This dissertation has the objective to understand how these relationships are constructed, articulated and concretized by placing communication in the making process of discoveries in the librarians work; Its dynamics; And its role in strengthening and integrating knowledge. The SiBi is composed by 20 libraries distributed in Curitiba and in the interior of Paraná state. The geographic dispersion, the librarians framework size, the inherent demands, the use of control mechanisms and the dissemination of the generated knowledge are juxtaposed with the absence of an internal organizational communication program and the lack of communicational behavior. In this way, the analyze of how the interactions are mutually coordinated to reach a common understanding about something or a situation; How action allows all participating individuals to mutually coordinate their own actions and achieve the stated goals; How they use individual knowledge and skills that support and indicate how they face concrete situations; And, how the mediation through language, which acts as the coordinator of the activities inherent to the interaction itself and the socialization of the participants, assumes understanding functions. This is a qualitative research carried through semi-structured interviews with librarians who were coordinators of committes or working groups distributed in the units that make up the SiBi. An interview guide has been used that allows flexibility and magnification of the questions as the information is provided. The questions are focused on the communication between librarians about their professional doing. From then on, the data collected were comparatively analyzed, tabulated and interpreted. It finds that, the need to reorganize the interactions in the construction of the empirical knowledge generated by librarians of the SiBi about their professional doing, their relations, processes and communicational actions is discussed. Subsidies are proposed to formalize a Communication Policy for the knowledge dissemination
Keywords: Interação Comunicativa
Relações Interpessoais
Comunicação Organizacional
Linguagem
Construção do conhecimento
Communication interactions
.Interpersonal relationships
Organizational communication
Language
Construction of knowledge
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Parana
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Conte, Selma Regina Ramalho. As interações como processo comunicacional na construção do conhecimento empírico. 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017 .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/1231
Issue Date: 30-Mar-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS INTERAÇÕES COMO PROCESSO.pdf1.97 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.