| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2110Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Zizcycki, Bruna de Oliveira Franco | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1375424522643954 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Leite, Maria Alzira | - |
| dc.contributor.referee1 | Nogueira, Simone do Nascimento | - |
| dc.contributor.referee2 | Fofonca, Eduardo | - |
| dc.date.accessioned | 2025-10-07T17:16:29Z | - |
| dc.date.issued | 2025-08-25 | - |
| dc.identifier.citation | Zizcycki, Bruna de Oliveira Franco. Estratégias pedagógicas baseadas na neuroplasticidade: contribuições para o processo de alfabetização da criança. 2025. 79 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2110 | - |
| dc.description.resumo | A presente dissertação, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas: Elementos Articuladores, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagens, Alfabetização e Letramentos (GEPLAL). Tem como objeto de estudo as estratégias pedagógicas baseadas na neuroplasticidade no processo de alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se da seguinte questão de pesquisa: de que maneira estratégias pedagógicas fundamentadas na neuroplasticidade podem contribuir para o desenvolvimento da leitura no processo de alfabetização? O objetivo geral consiste em analisar estratégias pedagógicas ancoradas na neuroplasticidade e sua aplicação na alfabetização de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos são: apresentar as principais discussões sobre a neuroplasticidade e suas relações com o processo de alfabetização; identificar estratégias pedagógicas que considerem os princípios da neuroplasticidade aplicadas à alfabetização; e sintetizar as contribuições dessas estratégias para o desenvolvimento das habilidades de leitura. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com abordagem qualitativa e análise interpretativa, conforme Severino (2017). O referencial teórico fundamenta-se nas contribuições de Dehaene (2012), Cosenza e Guerra (2011), Solé (1998) e Franco (2015), que possibilitam articular os campos da neurociência e da educação. Os resultados desta dissertação indicam que estratégias pedagógicas fundamentadas nos princípios da neuroplasticidade, que articulam saberes da neurociência e da educação, possuem potencial para fortalecer o processo de alfabetização, ao promoverem práticas mais sensíveis às singularidades das crianças. Essas estratégias favorecem, de maneira mais efetiva, o desenvolvimento das habilidades leitoras, contribuindo para uma aprendizagem integrada, que conecta teoria e prática de forma articulada. | por |
| dc.description.abstract | This dissertation, part of the Graduate Program in Education (PPGED) at Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), is part of the Pedagogical Practices: Articulating Elements research line and is part of the Language, Literacy, and Literacies Study and Research Group (GEPLAL). Its objective is to study pedagogical strategies based on neuroplasticity in the literacy process of children in the early years of elementary school. Its research question is: how can pedagogical strategies based on neuroplasticity contribute to the development of reading skills in the literacy process? The general objective is to analyze pedagogical strategies anchored in neuroplasticity and their application in the literacy of children in the early years of basic education. The specific objectives are: to present the main discussions on neuroplasticity and its relationship with the literacy process; to identify pedagogical strategies that consider the principles of neuroplasticity applied to literacy; and to synthesize the contributions of these strategies to the development of reading skills. This is bibliographic research, with a qualitative approach and interpretative analysis, as proposed by Severino (2017). The theoretical framework is based on the contributions of Dehaene (2012), Cosenza and Guerra (2011), Solé (1998), and Franco (2015), which allow the articulation of the fields of neuroscience and education. The results of this dissertation indicate that pedagogical strategies based on the principles of neuroplasticity, which combine knowledge from neuroscience and education, have the potential to strengthen the literacy process by promoting practices that are more sensitive to children's unique characteristics. These strategies more effectively promote the development of reading skills, contributing to integrated learning that connects theory and practice in a coordinated manner. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-10-07T17:16:29Z No. of bitstreams: 1 ESTRATEGIAS PEDAGOGICAS.pdf: 1002856 bytes, checksum: a64d9fc2685595b086e8808f6211e0e0 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-10-07T17:16:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESTRATEGIAS PEDAGOGICAS.pdf: 1002856 bytes, checksum: a64d9fc2685595b086e8808f6211e0e0 (MD5) Previous issue date: 2025-08-25 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UTP | por |
| dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Alfabetização | por |
| dc.subject | Anos iniciais | por |
| dc.subject | Estratégias pedagógicas | por |
| dc.subject | Leitura | por |
| dc.subject | Neuroplasticidade | por |
| dc.subject | Literacy | eng |
| dc.subject | Early years | eng |
| dc.subject | Pedagogical strategies | eng |
| dc.subject | Reading | eng |
| dc.subject | Neuroplasticity | eng |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | Estratégias pedagógicas baseadas na neuroplasticidade: contribuições para o processo de alfabetização da criança | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| ESTRATEGIAS PEDAGOGICAS.pdf | 979.35 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
