Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2109
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Luciene dos Santos-
dc.contributor.advisor1Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.contributor.advisor-co1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee1Witiuk, Ilda Lones-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.date.accessioned2025-09-26T10:27:19Z-
dc.date.issued2025-08-25-
dc.identifier.citationSilva, Luciene dos Santos. A inserção do assistente social na política da educação no Município de Araucária/PR. 2025.123 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2109-
dc.description.resumoEsta pesquisa busca compreender de que maneira o(a) assistente social pode contribuir para garantir o direito à educação, compreendido em uma perspectiva ampliada, que considera os múltiplos determinantes sociais que afetam a vida escolar. O objetivo geral consiste em analisar as legislações educacionais atuais que asseguram a inclusão do(a) assistente social na política educacional, com ênfase em sua aplicação no contexto do município de Araucária. A metodologia utilizada é de natureza documental e bibliográfica, com análise qualitativa fundamentada no materialismo histórico-dialético. O referencial teórico está ancorado em autores e autoras centrais para o debate do Serviço Social e da educação e intelectuais da educação como Marilda Iamamoto, José Paulo Netto, Sarita Amaro, Carlos Roberto Jamil Cury, Dermeval Saviani, Maria Lúcia da Silva Barroco, Vicente de Paula Faleiros, além dos princípios do Projeto Ético-Político do Serviço Social. A pesquisa demonstra que o Serviço Social está em processo de construção de bases para a consolidação de sua atuação na política educacional de Araucária/PR. Embora ainda existam muitos desafios a serem enfrentados no município, observase que a inserção do(a) assistente social tem contribuído para a promoção de uma educação mais inclusiva e democrática. Essa atuação fortalece o vínculo entre a escola e as redes de proteção social, promovendo uma mediação mais qualificada entre escola, família e comunidade.por
dc.description.abstractThis research seeks to understand how social workers can contribute to guaranteeing the right to education, understood from a broader perspective that considers the multiple social determinants that affect school life. The overall objective is to analyze current educational legislation that ensures the inclusion of social workers in educational policy, with an emphasis on its application in the context of the municipality of Araucária. The methodology used is documentary and bibliographic in nature, with qualitative analysis based on historical-dialectical materialism. The theoretical framework is anchored in authors central to the debate on social work and education and intellectuals in education such as Marilda Iamamoto, José Paulo Netto, Sarita Amaro, Carlos Roberto Jamil Cury, Dermeval Saviani, Maria Lúcia da Silva Barroco, Vicente de Paula Faleiros, in addition to the principles of the Ethical-Political Project of Social Work. The research shows that Social Work is in the process of building foundations for the consolidation of its role in the educational policy of Araucária/PR. Although there are still many challenges to be faced in the municipality, it is observed that the inclusion of social workers has contributed to the promotion of a more inclusive and democratic education. This action strengthens the link between the school and social protection networks, promoting more qualified mediation between the school, family, and community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-09-26T10:27:19Z No. of bitstreams: 1 A INSERCAO DO ASSISTENTE.pdf: 3153006 bytes, checksum: a967126f4a4ea159ddddc1ec4b5ab2fe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-26T10:27:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A INSERCAO DO ASSISTENTE.pdf: 3153006 bytes, checksum: a967126f4a4ea159ddddc1ec4b5ab2fe (MD5) Previous issue date: 2025-08-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAssistente social na educaçãopor
dc.subjectPolítica da educaçãopor
dc.subjectDireito à educaçãopor
dc.subjectQuestão socialpor
dc.subjectSocial worker in educationeng
dc.subjectEducation policyeng
dc.subjectRight to educationeng
dc.subjectSocial issueseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA inserção do assistente social na política da educação no Município de Araucária/PRpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A INSERCAO DO ASSISTENTE.pdf3.08 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.