Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2106
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Da educação à revolução: a perspectiva marxista de transformação social por Bogdan Suchodolski
???metadata.dc.creator???: Kanaan, Hanen Sarkis 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Schlesener, Anita Helena
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.contributor.referee3???: Carvalho, Márcio Bernardes de
???metadata.dc.contributor.referee4???: Melo, Ricardo Pereira de
???metadata.dc.contributor.referee5???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa analisa o pensamento de Bogdan Suchodolski, intelectual polonês e teórico marxista, sobre o papel da educação na transformação social e na formação da consciência de classe da classe trabalhadora. Fundamentando-se principalmente em sua obra "Teoria Marxista da Educação" e no olhar de outros debatedores da questão educacional na perspectiva marxista, a pedagogia de Suchodolski suscita um problema de pesquisa: como o intelectual polonês, a partir do referencial marxista, concebe a educação como instrumento de transformação social e de superação das contradições do sistema capitalista? Buscando respostas a esta questão, a pesquisa estabelece os seguintes objetivos específicos: 1) problematizar a trajetória de vida, o processo de trabalho, a militância e a ação política de Bogdan Suchodolski; 2) investigar as influências da concepção teórica (materialista-histórica) de Marx e Engels na teoria educacional de Suchodolski; e 3) analisar a relevância das ideias desenvolvidas na obra “Teoria Marxista da Educação” de Suchodolski. Recorrendo ao materialismo histórico dialético como método, a pesquisa discorre sobre as relações entre educação, trabalho e consciência de classe na perspectiva de Suchodolski, destacando suas contribuições para a formulação de uma pedagogia socialista crítica e transformadora. Diante dos graves processos de mercantilização e precarização da educação pública no Brasil, a pesquisa conclui que a concepção educacional de Suchodolski contribui para o debate contemporâneo sobre educação crítica e oferece olhares indispensáveis para a renovação e ampliação das políticas públicas da educação brasileira.
Abstract: This research analyzes the thinking of Bogdan Suchodolski, a Polish intellectual and Marxist theorist, on the role of education in social transformation and the formation of working-class class consciousness. Based primarily on the work "Marxist Theory of Education" and the perspectives of other debaters on the educational issue from a Marxist perspective, Suchodolski's pedagogy raises a research problem: how does the Polish intellectual Bogdan Suchodolski, from a Marxist perspective, conceive of education as an instrument of social transformation and overcoming the contradictions of the capitalist system? Seeking answers to this question, the research establishes the following specific objectives: 1) to problematize Bogdan Suchodolski's life trajectory, labor process, activism, and political action; 2) to investigate the influence of Marx and Engels' theoretical (historical-materialist) conception on Suchodolski's educational theory; and 3) analyze the relevance of the ideas developed in Suchodolski's "Marxist Theory of Education." Using dialectical historical materialism as a method, the research examines the relationships between education, labor, and class consciousness from Suchodolski's perspective, highlighting his contributions to the formulation of a critical and transformative socialist pedagogy. Given the severe processes of commodification and precariousness in public education in Brazil, the research concludes that Suchodolski's educational conception contributes to the contemporary debate on critical education and offers indispensable insights for the renewal and expansion of Brazilian public education policies.
Keywords: Educação
Bogdan Suchodolski
Consciência de classe
Marxismo
Políticas públicas de educação
Education
Bogdan Suchodolski
Class consciousness
Marxism
Public education policies
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Kanaan, Hanen Sarkis. Da educação à revolução: a perspectiva marxista de transformação social por Bogdan Suchodolski. 2025.144 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2106
Issue Date: 4-Jul-2025
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DA EDUCACAO À REVOLUCAO.pdf2.13 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.