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dc.creatorKanaan, Hanen Sarkis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8451647189378580por
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee3Carvalho, Márcio Bernardes de-
dc.contributor.referee4Melo, Ricardo Pereira de-
dc.contributor.referee5Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.date.accessioned2025-09-02T17:39:31Z-
dc.date.issued2025-07-04-
dc.identifier.citationKanaan, Hanen Sarkis. Da educação à revolução: a perspectiva marxista de transformação social por Bogdan Suchodolski. 2025.144 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2106-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa o pensamento de Bogdan Suchodolski, intelectual polonês e teórico marxista, sobre o papel da educação na transformação social e na formação da consciência de classe da classe trabalhadora. Fundamentando-se principalmente em sua obra "Teoria Marxista da Educação" e no olhar de outros debatedores da questão educacional na perspectiva marxista, a pedagogia de Suchodolski suscita um problema de pesquisa: como o intelectual polonês, a partir do referencial marxista, concebe a educação como instrumento de transformação social e de superação das contradições do sistema capitalista? Buscando respostas a esta questão, a pesquisa estabelece os seguintes objetivos específicos: 1) problematizar a trajetória de vida, o processo de trabalho, a militância e a ação política de Bogdan Suchodolski; 2) investigar as influências da concepção teórica (materialista-histórica) de Marx e Engels na teoria educacional de Suchodolski; e 3) analisar a relevância das ideias desenvolvidas na obra “Teoria Marxista da Educação” de Suchodolski. Recorrendo ao materialismo histórico dialético como método, a pesquisa discorre sobre as relações entre educação, trabalho e consciência de classe na perspectiva de Suchodolski, destacando suas contribuições para a formulação de uma pedagogia socialista crítica e transformadora. Diante dos graves processos de mercantilização e precarização da educação pública no Brasil, a pesquisa conclui que a concepção educacional de Suchodolski contribui para o debate contemporâneo sobre educação crítica e oferece olhares indispensáveis para a renovação e ampliação das políticas públicas da educação brasileira.por
dc.description.abstractThis research analyzes the thinking of Bogdan Suchodolski, a Polish intellectual and Marxist theorist, on the role of education in social transformation and the formation of working-class class consciousness. Based primarily on the work "Marxist Theory of Education" and the perspectives of other debaters on the educational issue from a Marxist perspective, Suchodolski's pedagogy raises a research problem: how does the Polish intellectual Bogdan Suchodolski, from a Marxist perspective, conceive of education as an instrument of social transformation and overcoming the contradictions of the capitalist system? Seeking answers to this question, the research establishes the following specific objectives: 1) to problematize Bogdan Suchodolski's life trajectory, labor process, activism, and political action; 2) to investigate the influence of Marx and Engels' theoretical (historical-materialist) conception on Suchodolski's educational theory; and 3) analyze the relevance of the ideas developed in Suchodolski's "Marxist Theory of Education." Using dialectical historical materialism as a method, the research examines the relationships between education, labor, and class consciousness from Suchodolski's perspective, highlighting his contributions to the formulation of a critical and transformative socialist pedagogy. Given the severe processes of commodification and precariousness in public education in Brazil, the research concludes that Suchodolski's educational conception contributes to the contemporary debate on critical education and offers indispensable insights for the renewal and expansion of Brazilian public education policies.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-09-02T17:39:31Z No. of bitstreams: 1 DA EDUCACAO À REVOLUCAO.pdf: 2176103 bytes, checksum: 270ac1195015b52b44fd9480b82be9c9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-09-02T17:39:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DA EDUCACAO À REVOLUCAO.pdf: 2176103 bytes, checksum: 270ac1195015b52b44fd9480b82be9c9 (MD5) Previous issue date: 2025-07-04eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectBogdan Suchodolskipor
dc.subjectConsciência de classepor
dc.subjectMarxismopor
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectBogdan Suchodolskieng
dc.subjectClass consciousnesseng
dc.subjectMarxismeng
dc.subjectPublic education policieseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDa educação à revolução: a perspectiva marxista de transformação social por Bogdan Suchodolskipor
dc.typeTesepor
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