Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2104
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As práticas pedagógicas da educação física escolar numa ilha do Paraná: narrativas docentes sobre experiências e desafios no período pandêmico de Covid-19
???metadata.dc.creator???: Rosario, Karoline Miranda do
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fofonca, Eduardo
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Souza , Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Donato, Sueli Pereira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Mariza Antunes de
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa apresenta uma análise sobre as práticas pedagógicas e pauta-se em fundamentos teórico-metodológicos, tais como: estratégias pedagógicas e fatores que envolvem diariamente a prática do professor de Educação Física. Assim, têm-se como objeto de estudo as práticas pedagógicas da Educação Física, na rede municipal de ensino, durante o período pandêmico de Covid-19 – entre os anos de 2020 e 2021. Os participantes da pesquisa são 3 (três) professores de Educação Física do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais da Educação Básica, que atuam nas seguintes instituições de ensino: Escola Municipal em Tempo Integral “Gabriel de Lara” e Escola Municipal “Iracema dos Santos” - ambas localizadas na Ilha dos Valadares, na cidade de Paranaguá–PR. Desta forma, o problema de pesquisa é: Como foram realizadas as práticas pedagógicas na Educação Física, no período pandêmico, de Covid-19, mediante à implementação do Ensino Remoto Emergencial? A temática apresenta-se por meio de inquietações da autora da pesquisa surgidas durante a regência docente no ensino remoto. Nesse sentido, destaca-se que as características das aulas remotas, até então, eram novidades, principalmente na Educação Física Escolar. O período pandêmico de Covid-19 desafiou professores em todo o mundo a se adaptarem ao distanciamento social e às exigências do período à distância. Sendo assim, o objetivo principal desta pesquisa é analisar as práticas pedagógicas de Educação Física, no período pandêmico de Covid-19, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e apresenta como objetivos específicos: a) estudar o contexto do período pandêmico Covid-19 e seus reflexos, repercussões nas escolas lócus da pesquisa; b) conhecer as práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais no componente curricular de Educação Física e c) verificar a organização das práticas pedagógicas dos docentes de Educação Física durante o período pandêmico de Covid-19. A metodologia da pesquisa foi constituída na perspectiva de Creswell (2014) acerca da abordagem qualitativa; da pesquisa narrativa e da aplicação do instrumento da pesquisa, o formulário on-line elaborado no Google Forms, com perguntas fechadas para o perfil sociodemográfico dos participantes e uma pergunta aberta para os relatos das narrativas. A produção dos dados se deu por meio da Análise Interpretativa inspirada em Severino (2016). Verificou-se que os participantes da pesquisa expressaram em seus relatos nas narrativas seus desafios encontrados no período pandêmico de Covid-19, como o uso das tecnologias digitais; a participação da família; o retorno das atividades, os pontos positivos e negativos enfrentados durante o período de aulas em modo remoto emergencial (ERE) e principalmente sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao currículo da Educação Física. Tais procedimentos propiciam a produção de dados que se articulam com o referencial teórico que fundamenta a pesquisa: concepções educacionais por Freire (2022); práticas pedagógicas na perspectiva de Franco (2012); dimensões da Educação Física Escolar por Darido (2019) e a discussão acerca da Educação Física mediada por tecnologias por Corrêa e Hunger (2020) e, no que se refere aos saberes docentes, com contribuições de Tardif (2014). Os participantes da pesquisa puderam contribuir para que fossem compreendidas as dinâmicas pedagógicas enfrentadas no período pandêmico de Covid-19 pela docência na Educação Física, tendo como foco as práticas pedagógicas desenvolvidas na Ilha dos Valadares, na cidade de Paranaguá-PR.
Abstract: This research presents an analysis of pedagogical practices and is based on theoretical and methodological foundations, such as pedagogical strategies and factors involved in the daily practice of Physical Education teachers. Thus, the object of study is the pedagogical practices of Physical Education in the municipal school system during the COVID-19 pandemic – between 2020 and 2021. The research participants are three Elementary School Physical Education teachers from the Initial Years of Basic Education, who work at the following educational institutions: Gabriel de Lara Municipal Full-Time School and Iracema dos Santos Municipal School – both located on Valadares Island, in the city of Paranaguá, Paraná. Therefore, the research question is: How were pedagogical practices implemented in Physical Education during the COVID-19 pandemic, through the implementation of Emergency Remote Learning? The research theme is presented through the author's concerns that arose during her teaching in remote learning. In this sense, it is noteworthy that the characteristics of remote classes, until then, were novel, especially in Physical Education at school. The COVID-19 pandemic challenged teachers worldwide to adapt to social distancing and the demands of distance learning. Therefore, the main objective of this research is to analyze Physical Education pedagogical practices during the COVID-19 pandemic in the Early Years of Elementary School. It has the following specific objectives: a) to study the context of the COVID-19 pandemic and its impact and repercussions on the schools where the research is conducted; b) to understand pedagogical practices mediated by digital technologies in the Physical Education curriculum; and c) to assess the organization of Physical Education teachers' pedagogical practices during the COVID-19 pandemic. The research methodology was based on Creswell's (2014) perspective regarding a qualitative approach. The research involved narrative research and the application of the research instrument, an online form created in Google Forms, with closed-ended questions addressing the participants' sociodemographic profile and an openended question for narrative reports. Data were produced through Interpretive Analysis inspired by Severino (2016). In their narrative reports, participants expressed their challenges during the COVID19 pandemic, such as the use of digital technologies; family involvement; the return of activities; the positive and negative aspects faced during the emergency remote learning (ERE) period; and especially regarding pedagogical practices related to the Physical Education curriculum. These procedures facilitate the production of data that are aligned with the theoretical framework underlying the research: educational concepts according to Freire (2022); pedagogical practices from the perspective of Franco (2012); The study included the dimensions of Physical Education in Schools by Darido (2019), the discussion of technology-mediated Physical Education by Corrêa and Hunger (2020), and, regarding teaching knowledge, contributions from Tardif (2014). The research participants were able to contribute to understanding the pedagogical dynamics faced by Physical Education teachers during the COVID19 pandemic, focusing on the pedagogical practices developed on Ilha dos Valadares, in the city of Paranaguá, Paraná.
Keywords: Educação física escolar
Práticas pedagógicas
Covid-19
Physical education in schools
Pedagogical practices
COVID-19
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Rosario, Karoline Miranda do. As práticas pedagógicas da educação física escolar numa ilha do Paraná: narrativas docentes sobre experiências e desafios no período pandêmico de Covid-19. 2025. 94 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2025.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2104
Issue Date: 30-May-2025
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS PRATICAS PEDAGOGICAS DA EDUCACAO.pdf2.77 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.