Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2079
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuiz, Ednilson Assenção-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0842231732865751por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1França, Denise Maria Vaz Romano-
dc.contributor.referee2Schubert, Silvana Elisa de Morais-
dc.contributor.referee3Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.date.accessioned2025-03-31T13:29:05Z-
dc.date.issued2020-11-27-
dc.identifier.citationLuiz, Ednilson Assenção. Políticas públicas e o direito à educação do aluno surdo: o colégio Nydia Moreira Garcez em Paranaguá – PR. 2020. 154 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2079-
dc.description.resumoO trabalho trata-se de uma pesquisa que apresenta discussões sobre as políticas públicas relacionadas ao direito à educação do surdo, ancorada nas principais leis de educação, tendo como local de pesquisa o colégio Nydia Moreira Garcêz em Paranaguá – PR. A problemática que discute a inclusão social é em função de em dado momento histórico, leis consoantes à inclusão e combatentes à exclusão foram colocadas em pauta. Objetiva guiar e ressaltar os documentos das políticas educacionais que abordam a educação especial e saber como está sendo implantada a Lei Nacional de Educação Especial na perspectiva da Inclusão sobretudo da educação de pessoas surdas. A pergunta norteadora se assenta na questão do direito da pessoa surda, especificamente o aluno surdo da escola Nydia Moreira Garcez, no município de Paranaguá. A pesquisa documental possibilitou referenciar principalmente essa discussão da Constituição Federal (1988), os Planos Nacionais de Educação (2001-2011) e (2014-2024) respectivamente, adentrando pelas discussões apresentadas no âmbito do Plano Municipal de Educação do Município de Paranaguá (2015), que embasam as políticas públicas para a educação inclusiva. A pesquisa foi realizada na escola com questionário para cada participante a partir de suas falas, que se justifica pela necessidade da compreensão da avaliação dos dados coletados e de analisar as políticas públicas sobre a garantia dos direitos ao surdo, tendo como campo de pesquisa o colégio Nydia Moreira Garcez em Paranaguá – PR, a partir de estudos documentais, bibliográficos e posterior trabalho empírico. Os resultados da análise apontam para a visão da importância das escolas bilíngues, tanto para professores como para gestores, e a importância do contato com seus pares pode ser percebida mediante discursos dos professores. A análise levou à compreensão de que há lacunas nas leis de inclusão e a participação efetiva da inclusão se faz através de lutas, mesmo sendo uma causa legitima, que necessita de mudanças de estruturas pedagógicas e culturais nas escolas regulares, as quais ainda se valem de um processo inclusivo não eficaz. A pesquisa aponta para reflexões e discussões para ações participativas da gestão escolar e daqueles que participam para uma conscientização de todos.por
dc.description.abstractThis research presents discussions about the policies public related to the right to education for the deaf, anchored in the main education laws. The Nydia Moreira Garcêz School, by Paranaguá-PR was the place of this a research. The issue that discusses social inclusion is due to at a given historical moment, laws according to inclusion and combatants to exclusion were placed on the agenda. It aims to guide and highlight the documents educational policies that address special education and how the National Special Education Law is being implemented from the perspective of Inclusion above all of the education of deaf people. The guiding question is based on the question of the right of the deaf person, specifically the deaf student from the Nydia Moreira Garcez School, in the municipality of Paranaguá. The search documentary made it possible to refer mainly to this discussion of Federal Constitution (1988), the National Education Plans (2001-2011) and (2014-2024) respectively, entering into the discussions presented in the within the Municipal Education Plan of the Municipality of Paranaguá (2015), which underpin public policies for inclusive education. The research was held at school with a questionnaire for each participant based on their statements, which is justified by the need to understand the data evaluation collected and to analyze public policies on guaranteeing the rights to deaf, in Nydia Moreira Garcez in Paranaguá - PR, based on documentary, bibliographic and later, empirical work. The results of the analysis point to the view of the importance bilingual schools, both for teachers and managers, and the importance of contact with peers can be perceived through speeches of teachers. The analysis led to the understanding that there are gaps in the laws of inclusion and the effective participation of inclusion is done through struggles, even being a legitimate cause, which needs structural changes pedagogical and cultural activities in mainstream schools, which still use a inclusive process not effective. The research points to reflections and discussions for participatory actions of school management and those who participate for a awareness of all.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-03-31T13:29:05Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS E O DIREITO.pdf: 2250908 bytes, checksum: c7fd3e07c4b45ee9970cd4e0ffbe4a06 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-31T13:29:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS PUBLICAS E O DIREITO.pdf: 2250908 bytes, checksum: c7fd3e07c4b45ee9970cd4e0ffbe4a06 (MD5) Previous issue date: 2020-11-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectLegislaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSurdopor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectLegislationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectDeafeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas públicas e o direito à educação do aluno surdo: o colégio Nydia Moreira Garcez em Paranaguá – PRpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS PUBLICAS E O DIREITO.pdf2.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.