| ???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2057Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.creator | Bortoli, Marlene Valaski | - |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8935202334630080 | por |
| dc.contributor.advisor1 | Fofonca, Eduardo | - |
| dc.contributor.referee1 | Souza, Fernando Roberto Amorim de | - |
| dc.contributor.referee2 | Pasinato, Nara Maria Bernardes | - |
| dc.contributor.referee3 | Romagnani, Patrícia | - |
| dc.date.accessioned | 2025-02-03T12:19:52Z | - |
| dc.date.issued | 2024-12-10 | - |
| dc.identifier.citation | Bortoli, Marlene Valaski. O ingresso da criança autista na educação infantil: percepções docentes sobre inclusão reveladas em estudos do Sul do Brasil. 2024. 103 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2057 | - |
| dc.description.resumo | Este estudo está vinculado ao Programa de Mestrado em Educação, na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas – Elementos Articuladores, da Universidade Tuiuti do Paraná. Tem-se como objeto de investigação a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil, visto que há um crescimento expressivo de crianças matriculadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em idade pré-escolar. Para tanto, o objetivo geral desta pesquisa está centrado em compreender as percepções docentes nos processos de ingresso da criança autista na Educação Infantil por meio de pesquisas realizadas no Sul do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, que analisa estudos realizados entre 2018 e 2023. O levantamento e a análise da literatura identificam contribuições acadêmicas sobre a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil, especialmente sob a perspectiva docente. A delimitação temporal e geográfica reflete a necessidade de compreender os impactos recentes de políticas públicas e práticas pedagógicas na região. Cabe destacar que a justificativa central dessa investigação, se fundamenta em três pilares: acadêmico, social e pessoal. No âmbito acadêmico, busca preencher lacunas na literatura ao investigar as percepções docentes sobre a inclusão de crianças autistas na Educação Infantil, com foco em estudos realizados no Sul do Brasil entre 2018 e 2023. No campo social, está alinhada ao compromisso com a construção de uma sociedade mais equitativa, reforçando a importância do direito à educação inclusiva. No plano pessoal, reflete não apenas a preocupação, mas também o dever em auxiliar crianças, famílias e profissionais que fazem parte do meu cotidiano como gestora escolar, contribuindo para o fortalecimento de práticas inclusivas e acolhedoras no ambiente educacional. Assim, propõe-se a investigar o seguinte problema de pesquisa: Quais percepções e desafios são identificados pelos docentes no processo de inclusão de crianças autistas na educação infantil, conforme evidenciado em pesquisas realizadas no Sul do Brasil? Nesse sentido, parte-se das diferentes realidades dos Estados do Sul do país; com vistas a identificar os desafios enfrentados pelos docentes no processo de inclusão educacional na primeira etapa da Educação Básica, analisando as dificuldades relacionadas ao atendimento à criança autista e compreendendo, simultaneamente, as práticas de acolhimento destinadas à família e à criança no contexto da Educação Infantil. A pesquisa utilizará os principais aportes teóricos: Cunha (2020, 2022, 2023); Freire (1999, 2022); Mantoan (2003, 2022); Oliveira (2023); Silva (2012) dentre outros. A pesquisa possui como principal procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica, realizada por meio de um mapeamento bibliográfico com foco em teses e dissertações selecionadas no Banco de Teses e Dissertações da Capes, especificamente realizadas nos três estados do Sul do Brasil, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os dados obtidos demonstram que a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ocorre de acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, em salas de aula regulares, contudo, a partir das percepções dos docentes, percebe-se que a formação inadequada ou a falta de formação continuada constitui o principal desafio enfrentado pelos profissionais no PR, SC e RS. Diante disso, conclui-se que a implementação de políticas públicas que garantam uma formação inicial e continuada é essencial para fortalecer a prática pedagógica dos professores, promovendo uma compreensão ampla da diversidade e uma inclusão efetiva, especialmente no ingresso da criança autista nos primeiros anos da educação básica. | por |
| dc.description.abstract | This study is part of the Master’s Program in Education, within the Research Line Pedagogical Practices – Articulating Elements, at Universidade Tuiuti do Paraná. The research focuses on the inclusion of autistic children in Early Childhood Education, given the significant increase in preschool-aged children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) enrolled in schools. The general objective of this study is to understand teachers' perceptions regarding the entry processes of autistic children into Early Childhood Education, based on research conducted in Southern Brazil. This is a qualitative, bibliographic study analyzing works published between 2018 and 2023. The review and analysis of the literature highlight academic contributions about the inclusion of autistic children in Early Childhood Education, particularly from the teachers' perspective. The temporal and geographical delimitation reflects the need to understand the recent impacts of public policies and pedagogical practices in the region. The core justification of this investigation is based on three pillars: academic, social, and personal. From an academic standpoint, the study aims to address gaps in the literature by exploring teachers' perceptions of the inclusion of autistic children in Early Childhood Education, focusing on research conducted in Southern Brazil from 2018 to 2023. Socially, the research aligns with the commitment to building a more equitable society by emphasizing the importance of inclusive education rights. On a personal level, it reflects not only a concern but also a duty to assist children, families, and professionals within my daily context as a school administrator, contributing to the strengthening of inclusive and welcoming practices in educational environments. The research seeks to address the following question: What perceptions and challenges are identified by teachers in the process of including autistic children in Early Childhood Education, as evidenced by studies conducted in Southern Brazil? This inquiry takes into account the diverse realities of the Southern states of Brazil, aiming to identify the challenges faced by teachers in the educational inclusion process at the initial stage of Basic Education. It further seeks to analyze the difficulties related to attending to autistic children and to understand the practices of welcoming both the child and their family in the Early Childhood Education context. The primary theoretical framework includes contributions from Cunha (2020, 2022, 2023), Freire (1999, 2022), Mantoan (2003, 2022), Oliveira (2023), and Silva (2012), among others. The main methodological procedure is bibliographic research, conducted through a bibliographic mapping focused on theses and dissertations retrieved from the Brazilian Capes Theses and Dissertations Database, specifically those carried out in the three Southern states of Brazil: Paraná, Santa Catarina, and Rio Grande do Sul. The findings indicate that the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) is conducted in accordance with the National Policy on Special Education from the Inclusive Perspective, primarily in regular classrooms. However, based on teachers' perceptions, inadequate training or the lack of continuous professional development is identified as the main challenge faced by educators in Paraná, Santa Catarina, and Rio Grande do Sul. Therefore, it is concluded that the implementation of public policies ensuring both initial and ongoing teacher training is essential to strengthening pedagogical practices. This, in turn, promotes a comprehensive understanding of diversity and fosters effective inclusion, particularly during the entry of autistic children into the early years of Basic Education. | eng |
| dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2025-02-03T12:19:52Z No. of bitstreams: 1 O INGRESSO DA CRIANCA.pdf: 2533964 bytes, checksum: a39c967b4448f96e4c03cc697e963a77 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-02-03T12:19:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O INGRESSO DA CRIANCA.pdf: 2533964 bytes, checksum: a39c967b4448f96e4c03cc697e963a77 (MD5) Previous issue date: 2024-12-10 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
| dc.publisher.department | Educação | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UTP | por |
| dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Transtorno do espectro autista | por |
| dc.subject | Educação infantil | por |
| dc.subject | Inclusão escolar | por |
| dc.subject | Autism spectrum disorder | eng |
| dc.subject | Early childhood education | eng |
| dc.subject | School inclusion | eng |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
| dc.title | O ingresso da criança autista na educação infantil: percepções docentes sobre inclusão reveladas em estudos do Sul do Brasil | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO | |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| O INGRESSO DA CRIANCA.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
