Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2049
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBuczenko, Gerson Luiz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655070570360776por
dc.contributor.advisor1Germinari, Geyso Dongley-
dc.contributor.referee1Pieroni, Geraldo Magela-
dc.contributor.referee2Gevaerd, Rosi Terezinha Ferrarini-
dc.date.accessioned2024-12-17T12:54:23Z-
dc.date.issued2013-06-26-
dc.identifier.citationBuczenko, Gerson Luiz. O ensino de história local e concepções de identidade histórica de professores: estudo de caso em uma escola de Campo Largo-PR. 2013. 125 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2049-
dc.description.resumoA presente dissertação de Mestrado tem por objetivo estudar as implicações das concepções de identidade histórica de professores dos anos iniciais da educação básica, de uma escola municipal de Campo Largo – PR, em suas práticas de ensino de História Local. No que tange ao problema a ser investigado elaborou-se a seguinte indagação: há relações entre as concepções de identidade histórica dos professores (3º ano do ensino fundamental da escola Municipal Anchieta) e o modo como ensinam a história local? Na perspectiva de responder a este questionamento foram estabelecidos os seguintes objetivos. Objetivo geral: investigar as concepções de identidade histórica presentes nas práticas de ensino de História Local, das professoras do 3º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Anchieta, no Município de Campo Largo, Estado do Paraná. Objetivos específicos: desenvolver um estudo teórico sobre o ensino de História local e identidade histórica; conhecer as bases norteadoras do ensino de história local no que se refere às Secretarias, Estadual e Municipal de Educação; e, investigar nas práticas de ensino de história local das Professoras do terceiro ano, da Escola Municipal Anchieta, no Município de Campo Largo, as concepções de identidade histórica. Para desenvolver o trabalho utilizou-se da pesquisa qualitativa, tendo como abordagem de pesquisa o estudo de caso, no sentido de observar o ambiente escolar em sua totalidade e complexidade, em função de ser um local onde se reúnem pessoas, oriundas de uma grande diversidade social. Em se tratando da metodologia, adotou-se o estruturismo metodológico que conceitualiza e estuda os processos estruturantes ao longo do tempo, examinando as interações causais de indivíduos, grupos, classes e suas condições sociais, crenças e intenções estruturantes. E, de forma complementar a metodologia da História oral também se faz presente nesse trabalho, em função do papel fundamental das narrativas, devidamente induzidas e estimuladas das professoras, para os propósitos desta pesquisa, com a riqueza de suas versões e interpretações sobre o ensino da História Local. Em se tratando da pergunta de pesquisa inicialmente proposta, que possibilitou todo o processo de investigação no sentido de responder a esta indagação, podemos agora avaliar que existem relações entre as concepções de identidade histórica das professoras do 3º ano do ensino fundamental da escola municipal Anchieta e o modo como ensinam a História Local, prevalecendo, entretanto, uma visão tradicional, em função das narrativas das professoras estar também muito próxima das tradições, ou seja, dos conhecimentos de História elencados em sala de aula, vistos de forma a preservar os atuais modos de vida, onde a identidade se dá pela afirmação de determinados padrões culturais de autocompreensão.por
dc.description.abstractThis dissertation has as objective to study the implications of the historical identity conceptions of teachers of the early years of elementary school, in a municipal school in Campo Largo, Paraná, in their teaching practices of local history. Considering the problem to be investigated, the following inquiry was elaborated: is there relation among the historical identity conceptions of the teachers (3rd year of elementary school in Municipal School Anchieta) and the way as they teach local history? In the perspective of answering to this inquiry, the following objectives were established. General objective: to investigate the historical identity conceptions presents in the teaching practices of local history of the teachers of the 3rd year of elementary school, in the Municipal School Anchieta, in Campo Largo, Paraná. Specific objectives: to develop a theoretical study about the teaching of local history and historical identity; to know the bases of the teaching of local history in relation to the State and Municipal General Offices of Education; and to investigate in the teaching practices of local history of these teachers the historical identity conceptions. To develop the work, the qualitative research was used, having as research approach the case study, with the objective of observing the school atmosphere in its totality and complexity, because it is a place where people from a great social diversity meet eachother. In relation to the methodology, the methodological structuralism was adopted, which puts in context and studies the structure processes along the time, examining the causal interactions of people, groups, classes, and their social conditions, faiths and structure intentions. In a complementary way, the methodology of the oral history is also present in this work, due to the fundamental paper of the narratives, properly induced and stimulated by the teachers, for the purposes of this research, with the wealth of their versions and interpretations on the teaching of local history. In relation to the research question initially proposal, which made possible the whole investigation process in order to answer this inquiry, now we can evaluate that there is relation among the historical identity conceptions of the teachers of the 3rd year of elementary school of Municipal School Anchieta and the way as they teach local history, prevailing however a traditional vision, because the teachers’ narratives are also very close of the traditions, in other words, of the history’s topics stablished in classroom, studied in way to preserve the current life manners, in which the identity happens by the statement of certain cultural patterns of self-comprehension.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2024-12-17T12:54:23Z No. of bitstreams: 1 O ENSINO DE HISTORIA LOCAL.pdf: 6455816 bytes, checksum: 8616c4c214f1a4f7ba0648f173fef464 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-17T12:54:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O ENSINO DE HISTORIA LOCAL.pdf: 6455816 bytes, checksum: 8616c4c214f1a4f7ba0648f173fef464 (MD5) Previous issue date: 2013-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectHistória localpor
dc.subjectIdentidade históricapor
dc.subjectConsciência históricapor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeaching of historyeng
dc.subjectLocal historyeng
dc.subjectHistorical identityeng
dc.subjectHistorical conscienceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino de história local e concepções de identidade histórica de professores: estudo de caso em uma escola de Campo Largo-PRpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE HISTORIA LOCAL.pdf6.3 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.