Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2045
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Profhistória: contribuições à formação continuada de professores de história no contexto da pós-graduação do Brasil
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Joelma Machado 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Germinari, Geyso Dongley
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto de estudo desta pesquisa é a Formação Continuada do Professor a partir do programa da Pós-Graduação stricto sensu em Mestrado Profissional para o Ensino da História - ProfHistória. Esse programa oferece formação presencial simultânea em rede nacional para a capacitação de profissionais docentes da Educação Básica em serviço que atuam na disciplina de História. A pesquisa, justifica-se tanto do ponto de vista social, quanto profissional e acadêmico, levando em conta a necessidade de compreender e evidenciar a importância e os desafios da formação continuada dos professores para o ensino da História no Brasil. A problemática de pesquisa que norteia este estudo é: Como está estruturado o processo de formação em serviço do professor no Programa ProfHistória, tendo como base a formação dos profissionais de ensino de História, a criação e normatização da Pós-graduações no Brasil? O objetivo geral deste estudo consiste em compreender o processo de formação em serviço no programa ProfHistória/CAPES do Professor de História. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: estudar a constituição da pósgraduação stricto sensu no Brasil; analisar a estrutura da formação em serviço do Professor de História e descrever o programa ProfHistória no contexto da formação em serviço dos professores da Educação Básica. Os procedimentos metodológicos adotados são de natureza bibliográfica e documental, envolvendo leitura e análise das obras de autores e pesquisadores no campo da Educação, do ensino da História e da Formação de professores. Como considerações finais, entende-se que a formação continuada em serviço, especialmente a que é oferecida pelo Programa ProfHistória, complementa a capacitação dos professores de História. Ao compreender a estrutura desse processo, identificou-se oportunidades para fortalecer ainda mais o papel do professor de História na construção do conhecimento.
Abstract: El objeto de estudio de esta investigación es la Formación Continua del Profesor a partir del programa de Posgrado stricto sensu en Maestría Profesional para la Enseñanza de la Historia - ProfHistória. Este programa ofrece formación presencial simultánea en red nacional para la capacitación de profesionales docentes de la Educación Básica en servicio que actúan en la disciplina de Historia. La investigación se justifica tanto desde el punto de vista social como profesional y académico, teniendo en cuenta la necesidad de comprender y evidenciar la importancia y los desafíos de la formación continua de los profesores para la enseñanza de la Historia en Brasil. La problemática de investigación que orienta este estudio es: ¿Cómo está estructurado el proceso de formación en servicio del profesor en el Programa ProfHistória, tomando como base la formación de los profesionales de la enseñanza de Historia, la creación y normativización de los Posgrados en Brasil? El objetivo general de este estudio consiste en comprender el proceso de formación en servicio en el programa ProfHistória/CAPES del Profesor de Historia. Para alcanzar este objetivo, se establecieron los siguientes objetivos específicos: estudiar la constitución del posgrado stricto sensu en Brasil; analizar la estructura de la formación en servicio del Profesor de Historia y describir el programa ProfHistória en el contexto de la formación en servicio de los profesores de la Educación Básica. Los procedimientos metodológicos adoptados son de naturaleza bibliográfica y documental, involucrando la lectura y análisis de las obras de autores e investigadores en el campo de la Educación, la enseñanza de la Historia y la Formación de profesores. Como consideraciones finales, se entiende que la formación continua en servicio, especialmente la que es ofrecida por el Programa ProfHistória, complementa la capacitación de los profesores de Historia. Al comprender la estructura de este proceso, se identificaron oportunidades para fortalecer aún más el papel del profesor de Historia en la construcción del conocimiento.
Keywords: Educação básica
Ensino da história
Formação continuada do professor
Formação em serviço
Pós-graduação stricto sensu
Mestrado profissional para o ensino da história – ProfHistória
Educación básica
Enseñanza de la historia
Formación continua del profesor
Formación en servicio
Posgrado stricto sensu
Maestría profesional para la enseñanza de la historia – ProfHistória
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Nascimento, Joelma Machado. Profhistória: contribuições à formação continuada de professores de história no contexto da pós-graduação do Brasil. 2024. 147 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2024.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/2045
Issue Date: 3-Sep-2024
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROFHISTORIA.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.