Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRibeiro, Edilayne Marjori-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5409985287419597por
dc.contributor.advisor1Leite, Maria Alzira-
dc.contributor.referee1Silva, João Henrique da-
dc.contributor.referee2Pazello, Elizabeth-
dc.date.accessioned2023-09-26T12:00:13Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationRibeiro, Edilayne Marjori. A (in)visibilidade do inglês nos anos iniciais do ensino fundamental (6 A 10 anos): um estudo de produções científicas. 2023. 124 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1944-
dc.description.resumoEsta dissertação aborda o ensino e a aprendizagem do inglês nos anos iniciais do Ensino Fundamental (6 a 10 anos). Apesar do inglês estar muito presente nos ambientes escolares, sociais, profissionais e pessoais, também está repleto de obstáculos em relação a direcionamentos educacionais, principalmente por não haver obrigatoriedade de inserção da língua inglesa nessa etapa de ensino, fator que interfere no contato das crianças com outro idioma, e em seu desenvolvimento e fluência nos anos que se seguem. Objetiva-se, portanto, analisar como esse ensino e essa aprendizagem vêm ocorrendo, especificamente na área da Educação. Para alcançar esses objetivos, esta pesquisa tem um caráter qualitativo e bibliográfico, buscando artigos, dissertações e teses produzidos desde o início da obrigatoriedade do ensino do inglês na educação formal brasileira (1996) até a atualidade (2022). A referida busca ocorreu nas bases de dados BDTD, SciELO, CAPES e TEDE/UTP, apoiando-se, principalmente, em Vygotsky (2007; 2009) no que diz respeito ao ensino e a aprendizagem de crianças, e Freire (2003; 2005; 2006; 2021) considerando o conceito de Educação. Como resultados principais, as produções analisadas demonstram pouco enfoque no inglês para os anos iniciais, tampouco intencionalidade ao apresentar as atividades propostas, embora apresentem diversos elementos articuladores em suas práticas e estratégias de ensino voltadas à interação entre colegas, entre professores, entre tecnologias e com grande foco na comunicação oral.por
dc.description.abstractThis dissertation addresses the teaching and learning of English in the early years of Elementary School (6 to 10 years old). Although English is very present in school, social, professional and personal environments, it is also full of obstacles in relation to educational directions, mainly because there is no mandatory insertion of the English language in this teaching stage, a factor that interferes with the contact of children with another language, and in its development and fluency in the years that follow. The objective is, therefore, to analyze how this teaching and learning has been taking place, specifically in the area of Education. To achieve these objectives, this research has a qualitative and bibliographic character, seeking articles, dissertations and theses produced since the beginning of the mandatory teaching of English in Brazilian formal education (1996) until the present time (2022). This search took place in the BDTD, SciELO, CAPES and TEDE/UTP databases, based mainly on Vygotsky (2007; 2009) with regard to teaching and learning of children, and Freire (2003; 2005; 2006; 2021) considering the concept of Education. As main results, the analyzed productions show little focus on English for the initial years, nor intentionality when presenting the proposed activities, although they present several articulating elements in their practices and teaching strategies aimed at interaction between colleagues, between teachers, between technologies and with great focus on oral communication.eng
dc.description.abstractEsta disertación aborda la enseñanza y el aprendizaje del inglés en los primeros años de la Educación Primaria (6 a 10 años). Aunque el inglés está muy presente en los ambientes escolar, social, profesional y personal, también está lleno de obstáculos en relación a las orientaciones educativas, principalmente porque no existe una inserción obligatoria del idioma inglés en esta etapa de enseñanza, factor que interfiere en el contacto de niños con otro idioma, y en su desarrollo y fluidez en los años siguientes. El objetivo es, por tanto, analizar cómo se ha venido produciendo esta enseñanza y aprendizaje, específicamente en el área de Educación. Para alcanzar estos objetivos, esta investigación tiene carácter cualitativo y bibliográfico, buscando artículos, disertaciones y tesis producidos desde el inicio de la enseñanza obligatoria del inglés en la educación formal brasileña (1996) hasta la actualidad (2022). Esta búsqueda se realizó en las bases de datos BDTD, SciELO, CAPES y TEDE/UTP, apoyándose principalmente en Vygotsky (2007; 2009) respecto a la enseñanza y aprendizaje de los niños, y Freire (2003; 2005; 2006; 2021) considerando el concepto de Educación. Como principales resultados, las producciones analizadas muestran poco enfoque en el inglés para los años iniciales, ni intencionalidad al presentar las actividades propuestas, aunque presentan varios elementos articuladores en sus prácticas docentes y estrategias dirigidas a la interacción entre colegas, entre docentes, entre tecnologías y con gran enfoque en la comunicación oral.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2023-09-26T12:00:13Z No. of bitstreams: 1 A (IN)VISIBILIDADE DO INGLES.pdf: 1566319 bytes, checksum: 13ad31c8b49fcee4673974111bd6905a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-09-26T12:00:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A (IN)VISIBILIDADE DO INGLES.pdf: 1566319 bytes, checksum: 13ad31c8b49fcee4673974111bd6905a (MD5) Previous issue date: 2023-06-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectInglêspor
dc.subjectAnos iniciais do ensino Fundamentalpor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.subjectEnglisheng
dc.subjectEarly years of elementary schooleng
dc.subjectPedagogical practiceseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectEnseñanza y aprendizajespa
dc.subjectInglésspa
dc.subjectPrimeros años de la educación primariaspa
dc.subjectPrácticas pedagógicasspa
dc.subjectEducaciónspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA (in)visibilidade do inglês nos anos iniciais do ensino fundamental (6 A 10 anos): um estudo de produções científicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A (IN)VISIBILIDADE DO INGLES.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.