Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaran, Ana Lucia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3042822873456220por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1Salomé, Josélia Schwanka-
dc.contributor.referee2Silva, João Henrique da-
dc.date.accessioned2023-06-28T17:48:58Z-
dc.date.issued2023-03-29-
dc.identifier.citationCaran, Ana Lucia. Tecnologia Assistiva nas Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Município de Curitiba – Paraná. 2023. 139 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2023 .por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1936-
dc.description.resumoEsta dissertação pretende demonstrar a relevância da T.A. para o estudante PAEE. E da mesma maneira investiga a Legislação Educacional Brasileira, no Município de Curitiba e no Estado do Paraná, especialmente em Educação Especial e Inclusiva, visto que, a legislação ampara neste Estado, a alternativa de escolha de matrícula, por parte dos pais/responsáveis, no que se refere ao estudante público-alvo da Educação Especial. Assim, os pais/responsáveis podem escolher matricular o estudante em uma Escola Regular ou ―Escola de Educação Básica na Modalidade de Educação Especial‖ (termo utilizado no Estado do Paraná e no Município de Curitiba). O objetivo geral foi definido da seguinte maneira: Investigar como que a Política de Educação Especial e Inclusiva Brasileira, do Estado do Paraná e do Município de Curitiba concebem e orientam o trabalho com a Tecnologia Assistiva nas escolas regulares. Sendo que os objetivos específicos foram assim delimitados: Identificar os de T. A.; Compreender as Legislações Brasileiras, do Estado do Paraná e do Município de Curitiba relacionadas à Educação Especial e Inclusiva, Sala de Recursos Multifuncionais – SRM e Tecnologia Assistiva – T. A.; Caracterizar as propostas de trabalho com a T. A. nas SRM das escolas regulares, presentes na Política Nacional de Educação Especial e Inclusiva, na Política Estadual de Educação Especial do Paraná e na Política Municipal de Educação Especial do Município de Curitiba. Igualmente apresenta as pesquisas realizadas nesta conjuntura, no atual panorama educacional brasileiro. Neste sentido, buscaram-se referenciais que abordam sobre esse cenário, e verificou-se que a Política de Educação Especial do Estado do Paraná é única no Brasil, e fez-se uma comparação do que determinam as políticas nacionais inclusivas e as do Estado do Paraná como também do Município de Curitiba. A metodologia aplicada é de cunho qualitativo, utilizando a análise documental e bibliográfica. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2011). Chegando-se a conclusão dessa pesquisa, de que a inclusão educacional ainda necessita percorrer um longo caminho, apesar dos avanços das legislações brasileiras em Educação Especial. E que as escolas brasileiras estão desprovidas de Tecnologia Assistiva que tanto respalda e favorece a aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais especiais, tornando-se indispensável no âmbito de uma escola regular inclusiva. Nesse sentido, percebe-se que é de fundamental importância que se propiciem Cursos de Formação Continuada em Tecnologia Assistiva, para os professores de Sala de Recursos Multifuncionais, para se tornarem aptos a desenvolverem materiais, para cada especificidade de deficiência viabilizando o processo ensinoaprendizagem dos estudantes público-alvo da Educação Especial.por
dc.description.abstractInclusive Education required new educational methods and practices and among them is the use of Assistive Technology (T.A.) for the target student of Special Education (PAEE). This dissertation intends to demonstrate the relevance of THE for paee students and in the same way investigates the Brazilian Educational Legislation, especially in Special and Inclusive Education, in the municipality of Curitiba and in the State of Paraná, since, the legislation support in this State, the alternative of choosing enrollment, by parents/guardians, with regard to the target public student of Special Education. . The general objective was defined as follows: To investigate how the Brazilian Special and Inclusive Education Policy, the State of Paraná and the Municipality of Curitiba conceive and guide the work with Assistive Technology in regular schools. The specific objectives were delimited to: Identify the conceptions of T. A.; Understand the Brazilian Laws, the State of Paraná and the Municipality of Curitiba related to Special and Inclusive Education, Multifunctional Resource Room - SRM and Assistive Technology - T. A.; To characterize the proposals to work with T.A. in the RMS of regular schools, present in the National Policy of Special and Inclusive Education, in the State Policy of Special Education of Paraná and in the Municipal Policy of Special Education of the Municipality of Curitiba. It also presents the research conducted at this juncture, in the current Brazilian educational panorama. In this sense, we sought references that address this scenario, unique in Brazil, and a comparison was made of what determines the inclusive national policies and those of the State of Paraná as well as the Municipality of Curitiba. It also presents the research conducted at this juncture, in the current Brazilian educational panorama. The methodology applied is qualitative in nature, using documentary and bibliographic analysis. The data will be analyzed from the content analysis of Bardin (2011). It is based on the Constitution of the Federative Republic of Brazil of 1988, Article 3, Item IV, and Articles 205 and 206 recognizing the right to education without prejudice and on equal conditions of accessibility and permanence in regular schools, to all Brazilian students, with a view to educational inclusion and the Policy of National Special Education in the Perspective of Inclusive Education (PNEEPEI – 2008). Coming to the conclusion of this research, that educational inclusion still needs to go a long way, despite the advances of Brazilian legislation in Special Education. Furthermore, Brazilian schools lack Assistive Technology, which both supports and favors the learning of students with special educational needs, making it indispensable in the context of an inclusive regular school. In this sense, it is perceived that it is of fundamental importance to provide Continuing Training Courses in Assistive Technology, for teachers of the Multifunctional Resource Room, so that they become able to develop materials, for each specificity of disability, enabling the teachinglearning process of the target audience of Special Education students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2023-06-28T17:48:58Z No. of bitstreams: 1 TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS.pdf: 1665863 bytes, checksum: 53b140edc4fa46f44df6dae51b2035bb (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-06-28T17:48:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS.pdf: 1665863 bytes, checksum: 53b140edc4fa46f44df6dae51b2035bb (MD5) Previous issue date: 2023-03-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia Assistivapor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectSalas de Recursos Multifuncionaispor
dc.subjectAssistive Technologyeng
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectPublic Policyeng
dc.subjectMultifunctional Resource Roomseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleTecnologia Assistiva nas Políticas de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva no Município de Curitiba – Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TECNOLOGIA ASSISTIVA NAS.pdf1.63 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.