Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1915
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBoarão, Jair Henrique-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8272849633144375por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rita de Cassia-
dc.contributor.referee1Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee2Mello, Cleverson Molinari-
dc.date.accessioned2023-03-10T12:11:48Z-
dc.date.issued2022-11-11-
dc.identifier.citationBoarão, Jair Henrique. Políticas de avaliação em larga escala no curso de administração no ensino superior. 2022. 115 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1915-
dc.description.resumoNo Brasil a aplicação de políticas de avaliação em larga escala não somente no Curso de Administração percorre caminhos duvidosos, implicando diretamente em todo o corpo escolar e implicam diretamente no interior das Universidades e Faculdades que dependem destas para o aumento dos recursos. Esse estudo apresenta reflexões teóricas sobre os usos e as apropriações das estimativas em larga escala a partir da análise dos relatórios apresentados na aplicação dos Enades de 2006, 2009, 2012, 2015 e 2018 sob análise desse autor e da produção científica brasileira sobre a temática em questão. Enfatiza-se as tensões teóricas e epistemológicas presentes nessas produções, ressaltando as dicotomias e o maniqueísmo causado desse conflito; aponta-se esquemas teóricos criados para compreender os confrontos existentes no campo da avaliação que no fundo são de natureza epistemológica; e torna-se necessário defender a necessidade de abordagens que compreendam de forma mais aprofundada a existência das estimativas externas, os usos de seus resultados e incluídos de boas práticas para o sucesso no interior das Universidades públicas ou particulares no contexto de um conjunto de estratégias planejadas para a garantia do direito à aprendizagem e a construção da importância da pesquisa sobre determinado assunto no interior das mesmas. No decorrer do estudo e da análise de conteúdo de Bardin, esse pesquisador observou que em alguns momentos na busca por resultados, perdeu-se o processo de lutas e as conquistas travadas historicamente em torno educação enquanto um bem público, um direito de todos, a qual não pode ser reduzida a mensuração numérica, constituindo-se assim um mecanismo de exclusão em nome da qualidade e dos recursos necessários para chegar a tal processo.por
dc.description.abstractIn Brazil, the application of evaluation policies on a large scale, not only in the Business Administration Course, goes through dubious paths, directly implying the entire school body and directly implying the interior of the Universities and Colleges that depend on them for the increase of resources. This study presents theoretical reflections on the uses and appropriations of large-scale estimates based on the analysis of the reports presented in the application of the 2006, 2009, 2012, 2015 and 2018 Enades under analysis by this author and the Brazilian scientific production on the subject in question. question. The theoretical and epistemological tensions present in these productions are emphasized, emphasizing the dichotomies and Manichaeism caused by this conflict; theoretical schemes created to understand the existing confrontations in the field of evaluation are pointed out, which are fundamentally epistemological in nature; and it becomes necessary to defend the need for approaches that understand in a deeper way the existence of external estimates, the uses of their results and the inclusion of good practices for success within public or private Universities in the context of a set of planned strategies to guarantee the right to learning and build the importance of research on a given subject within them. During the study and analysis of Bardin's content, this researcher noted that at times in the search for results, the process of struggles and achievements historically waged around education as a public good, a right of all, to which cannot be reduced to numerical measurement, thus constituting an exclusion mechanism in the name of the quality and resources necessary to achieve such a process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2023-03-10T12:11:48Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE AVALIACAO EM.pdf: 946661 bytes, checksum: 89aa7a3bbc9f6a4389c4159e3742ec0c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-10T12:11:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE AVALIACAO EM.pdf: 946661 bytes, checksum: 89aa7a3bbc9f6a4389c4159e3742ec0c (MD5) Previous issue date: 2022-11-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectLarga-escalapor
dc.subjectRelatóriospor
dc.subjectDicotomiaspor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectLarge scaleeng
dc.subjectReportseng
dc.subjectDichotomieseng
dc.subjectQualityeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de avaliação em larga escala no curso de administração no ensino superiorpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS DE AVALIACAO EM.pdf924.47 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.