Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1894
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Práticas jornalísticas de inclusão e acessibilidade à informação: o uso da língua de sinais
???metadata.dc.creator???: Fortunato, Elaine Polo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Caetano, Kati Eliana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nascimento, Lílian Cristine Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Guarinello, Ana Cristina
???metadata.dc.contributor.referee3???: Fort, Mônica Cristine
???metadata.dc.contributor.referee4???: Pieroni, Geraldo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação aborda a questão da acessibilidade da informação para pessoas surdas, com recorte específico de reflexão sobre os telejornais. Partem-se de observações regulares e assistemáticas em vista de nossa condição individual, de pessoa com deficiência auditiva severa, que experimenta ao longo da vida os problemas decorrentes da dificuldade em obter acesso à informação jornalística televisionada. Tem por objetivo analisar como se dá a realização de telejornais feitos por ouvintes para ouvintes, mas que podem ser acessíveis aos surdos, além de tentar entender qual o resultado para a comunicação da utilização de recursos de acessibilidade como a legenda e a janela de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A análise foi realizada com base em pesquisa de observação nos canais de TV aberta, tendo como objeto a iniciativa no país. O interesse é propiciar algumas fontes de reflexão a profissionais responsáveis pela informação no tocante a características, problemas, limitações e eficiências dessa comunidade, para que sirvam de subsídios a iniciativas no setor. Pode, assim, auxiliar a repensar, no futuro, os formatos jornalísticos audiovisuais e a linguagem de forma inclusiva. O Decreto Nº. 5.296, de 2004, regulamentou normas para a promoção da acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência. Já a Lei No 13.146, de 2015, estabelece, entre outras coisas, que as empresas de telecomunicações garantam o pleno acesso à pessoa com deficiência auditiva à informação e à comunicação, a partir da adoção de recursos técnicos. Mesmo assim, atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas com surdez parcial ou total têm o acesso à produção televisiva comprometido, como é o caso dos telejornais, que ainda é a fonte de informação principal para a maioria da população. Nesse contexto, a pesquisa lança a pergunta sobre o modo de inserção da Libras, como um dos recursos de acessibilidade para surdos na televisão aberta brasileira. Questiona-se tanto a maneira como o público surdo interpreta a informação como a maneira que esses espectadores se veem representados na mídia, por meio da aplicação de formulário. A fundamentação teórica terá como base autores que tratam do processo de educação e condição de pessoas surdas, o tema da acessibilidade na informação e o exame das leis que tentam contemplar o problema com sucessos e fracassos de implementação. A pesquisa se propõe a refletir sobre o processo de recepção e compreensão dos surdos em relação aos programas televisivos e identificar suas preferências entre programas que apresentam legendas e os que têm janelas com intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). Do ponto de vista metodológico, foram entrevistados dois tipos de informantes – surdos e intérpretes de Libras – sem a finalidade de uma análise representativa no âmbito nacional, ou mesmo regional. A ideia foi atuar junto a pessoas de fácil contato, por conhecimento próprio e indicações, para que expressassem suas opiniões a respeito das medidas adotadas no quesito examinado. Os resultados reforçam pouca utilização de recursos que deem cumprimento à legislação brasileira, e, quando existem, expõem suas limitações para a eficiência comunicativa do próprio meio. Desse ponto de vista, o trabalho pode não apresentar novidades, mas oferece dados que julgamos relevantes para iniciar um processo que ainda não tem quase espaço na área da Comunicação.
Abstract: The following dissertation outlines the issue of accessible information for the deaf, with a specific focus on the reflection on television news. There is no study on a specific exposure, but it starts with regular and unsystematic observations in pride of our individual condition for people with severe deafness, who experience throughout their lives the problems resulting from the difficulty of obtaining information from the programs. It aims to analyze how newscasts made by listeners for listeners are made, but which can be accessible to the deaf, in addition to trying to understand the result for communication of the use of accessibility resources such as subtitles and the Brazilian Language window. of Signs (ASL). The analysis was carried out based on observation research on open TV channels, having the initiative in the country as its object. The interest is to provide some sources of reflection to professionals responsible for information about the characteristics, problems, limitations, and efficiencies of this community, so that they can serve as subsidies for initiatives in the sector. It can thus help to rethink, in the future, formats and audiovisual journalistic language in an inclusive way. Decree No. 5,296, of 2004, established rules for the promotion of accessibility for people with reduced mobility and disabilities. Law No. 13,146 establishes, among other aspects, that telecommunications companies guarantee full access to information and communication for people with hearing impairments, based on the adoption of technical resources. Even so, currently, about 10 million people with partial or total deafness have compromised access to television production, as is the case of television news, which is still the main source of information for most of the population. In this context, the research raises the question of how Libras is inserted, as one of the accessibility resources for the deaf on Brazilian open television. Both the way the deaf public interprets the information and the way these spectators see themselves represented in the media are questioned, through the application of a form. The theoretical foundation will be based on authors who deal with the process of education and condition of the deaf, the issue of accessibility in information and the examination of laws that try to address the problem with successes and failures of implementation. The research proposes to reflect on the process of reception and understanding of the deaf in relation to television programs and to identify their preferences between programs that have subtitles and those that have windows with Brazilian Sign Language (ASL) interpreters. From the methodological point of view, two types of informants were interviewed – deaf people and Libras interpreters – without the objective of a representative analysis at national or even regional level. The idea was to work with easy-to-contact people, with their own knowledge and indications, so that they could give their opinion on the measures adopted in the examined issue. The results reinforce the little use of resources that comply with Brazilian legislation and, when they exist, expose their limitations for the communicative efficiency of the medium itself. From this point of view, the work may not present any novelties, but it offers data that we consider relevant to start a process that still has almost no space in Communication.
Keywords: Telejornalismo
Legendagem
Janelas para intérpretes de Libras na TV
Acessibilidade
Comunicação visual
Accessibility
Subtitling
Television journalism
Visual communication
Windows for interpreters of ASL on TV
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Fortunato, Elaine Polo. Práticas jornalísticas de inclusão e acessibilidade à informação: o uso da língua de sinais. 2022. 68 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1894
Issue Date: 11-Jul-2022
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATICAS JORNALISTICAS.pdf624.14 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.