Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1891
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKravetz, Andrea de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3530168466707011por
dc.contributor.advisor1Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee1Vieira, Alboni Marisa Dudeque Pianovski-
dc.contributor.referee2Schwanka, Josélia Salome-
dc.date.accessioned2022-07-08T12:29:03Z-
dc.date.issued2021-05-21-
dc.identifier.citationKravetz, Andrea de Lima. Políticas educacionais na socioeducação – direitos e trajetórias no contexto de privação de liberdade nas unidades socioeducativas do estado do Paraná. 2021.158 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1891-
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto o estudo das Políticas Educacionais na Socioeducação, tendo como objetivo principal analisar as especificidades da Política Educacional instituída nas Unidades Socioeducativas de Internação do Estado do Paraná. Partindo da compreensão de que o direito à educação deve ser garantido em sua amplitude, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: A Política Educacional instituída para a oferta da Educação Básica nas Unidades Socioeducativas de Internação do Estado do Paraná garante integralmente o direito à educação e possibilita avanços no processo escolar dos adolescentes? Como objetivos específicos, propôs-se realizar o levantamento sobre as principais Legislações e Regulamentações Nacionais e Estaduais que estabelecem a educação como direito dos adolescentes em privação de liberdade e regulamentam a oferta educacional nestes espaços; tratar das especificidades da Educação de Jovens e Adultos e da oferta educacional realizada nas Unidades Socioeducativas do Estado do Paraná e analisar o perfil socioeducacional e a trajetória escolar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação nas Unidades Socioeducativas do Estado do Paraná, no período de 2014 a 2018. Para responder o problema da pesquisa o referencial teórico contou com a contribuição de importantes autores, tais como: Dermeval Saviani, Carlos Roberto Jamil Cury, Antônio Carlos Gomes da Costa, Elionaldo Fernandes Julião, Elenice Maria Cammarosano Onofre, entre outros. A metodologia proposta utilizou pesquisa bibliográfica e documental, onde pôde-se observar a evolução das legislações e regulamentações nacionais e estaduais que normatizam e garantem a educação no contexto de privação de liberdade e constatar a árdua trajetória da Educação de Jovens e Adultos até se tornar uma modalidade de ensino e suas características especificamente no que tange à oferta educacional nas Unidades Socioeducativas, além de pesquisa empírica, realizada por meio da coleta e sistematização de dados obtidos nos Sistemas Informatizados da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SMS – Sistema de Medidas Socioeducativas) e da Secretaria de Estado da Educação (Sistema da Educação de Jovens e Adultos – SEJA) o que permitiu estabelecer o perfil socioeducacional e analisar a trajetória escolar dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação nas Unidades Socioeducativas do Estado do Paraná.por
dc.description.abstractThis dissertation has as object the study of Educational Policies in Socioeducation, having as main objective to analyze the specificities of the Educational Policy instituted in the Socio-educational Inpatient Units of the State of Paraná. Based on the understanding that the right to education must be guaranteed in its breadth, the following research problem was formulated: The Educational Policy instituted for the provision of Basic Education in the Socio-educational Internment Units of the State of Paraná fully guarantees the right to education and does it enable advances in the school process for adolescents? As specific objectives, it was proposed to carry out a survey on the main National and State Legislation and Regulations that establish education as a right of adolescents deprived of liberty and regulate the educational offer in these spaces; address the specifics of Youth and Adult Education and the educational offer carried out in the Socioeducational Units of the State of Paraná and analyze the socio-educational profile and school trajectory of adolescents in compliance with the socio-educational measure of hospitalization in the Socio-educational Units of the State of Paraná, in the period 2014 to 2018. To answer the research problem, the theoretical framework counted on the contribution of important authors, such as: Dermeval Saviani, Carlos Roberto Jamil Cury, Antônio Carlos Gomes da Costa, Elionaldo Fernandes Julião, Elenice Maria Cammarosano Onofre, among others. The proposed methodology used bibliographical and documental research, where it was possible to observe the evolution of national and state legislation and regulations that regulate and guarantee education in the context of deprivation of liberty and to observe the arduous trajectory of Youth and Adult Education until it became a modality of teaching and its characteristics specifically with regard to the educational offer in the Socio-educational Units, in addition to empirical research, carried out through the collection and systematization of data obtained from the Computerized Systems of the State Department of Justice, Family and Labor (SMS - System of Socio-Educational Measures) and the State Department of Education (Education System for Youth and Adults - SEJA) which allowed establishing the socio-educational profile and analyzing the school trajectory of adolescents in compliance with socio-educational measure of hospitalization in Socio-educational Units of the State of Paraná.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-07-08T12:29:03Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS EDUCACIONAIS NA SOCIOEDUCACAO.pdf: 3498772 bytes, checksum: df9e967baa27f062550ae896241f9e06 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-08T12:29:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS EDUCACIONAIS NA SOCIOEDUCACAO.pdf: 3498772 bytes, checksum: df9e967baa27f062550ae896241f9e06 (MD5) Previous issue date: 2021-05-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectSocioeducaçãopor
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectAdolescenteng
dc.subjectSocio-educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas educacionais na socioeducação – direitos e trajetórias no contexto de privação de liberdade nas unidades socioeducativas do estado do Paranápor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS EDUCACIONAIS NA SOCIOEDUCACAO.pdf3.42 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.