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https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1886
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Caetano, Michelly Zela Antonio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2804756242880765 | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Maria Antônia de | - |
dc.contributor.referee1 | Paula, Adalberto Penha de | - |
dc.contributor.referee2 | Kailer, Elismara Zaias | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T14:33:15Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-13 | - |
dc.identifier.citation | Caetano, Michelly Zela Antonio. A prática avaliativa no Município de Paranaguá: um estudo em escolas de turmas multisseriadas. 2022. 105 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1886 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é analisar a prática avaliativa em larga escala do Município de Paranaguá/PR que atinge às escolas de turmas multisseriadas. A intenção é compreender o processo de sistematização dos Programas de Avaliação em larga de âmbito municipal, suas características político-pedagógicas e o processo de geração de indicadores educacionais. Os objetivos específicos são: identificar a sistemática avaliativa municipal; caracterizar os indicadores de avaliação em larga escala; verificar como é feito o planejamento posterior ao processo avaliativo e diagnóstico do ensino e se há diferenciação no trato por escolas. A pesquisa tem natureza documental, com análise dos documentos de registros dos dois programas de avaliação em larga escala do município, entretanto observou-se a necessidade em realizar a aplicação de um questionário virtual. O questionário é utilizado com 46 Professores das Escolas do Campo de turmas multisseriadas, dentre os quais 12 são respondidos e devolvidos. Sobre as turmas multisseriadas, a compreensão é realizada segundo a perspectiva de Hage (2010 e 2011). Com a pesquisa é possível considerar que apesar de se ter uma política avaliativa municipal, a qual deveria estreitar as relações com as especificidades das escolas multisseriadas, o modo como se faz o uso dos resultados obtidos não viabiliza e nem evidencia ações de melhorias no ensino das Escolas de turmas multisseriadas do Campo. | por |
dc.description.abstract | The objective of this research is to analyze the large-scale evaluation practice in the Municipality of Paranaguá/PR that affects schools with multigrade classes. The intention is to understand the process of systematization of the Evaluation Programs at a large municipal level, their political-pedagogical characteristics and the process of generating educational indicators. The specific objectives are: to identify the municipal evaluation system; characterize large-scale evaluation indicators; to verify how the planning is done after the evaluation process and diagnosis of the teaching and if there is a differentiation in the treatment by schools. The research has a documentary nature, with analysis of the documents of records of the two large-scale evaluation programs in the municipality, however, there was a need to carry out the application of a virtual questionnaire. The questionnaire is used with 46 Teachers from Escolas do Campo in multigrade classes, among which 12 are answered and returned. Regarding the multigrade classes, the understanding is carried out according to the perspective of Hage (2010 and 2011). With the research, it is possible to consider that despite having a municipal evaluation policy, which should strengthen relations with the specificities of multigrade schools, the way in which the results obtained are used does not enable or evidence actions to improve the teaching of schools. Schools with multigrade classes in the countryside. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-06-08T14:33:15Z No. of bitstreams: 1 A PRATICA AVALIATIVA NO.pdf: 3630094 bytes, checksum: 2f7a2ef7c7a48097db7bea6fe56e13e9 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-06-08T14:33:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A PRATICA AVALIATIVA NO.pdf: 3630094 bytes, checksum: 2f7a2ef7c7a48097db7bea6fe56e13e9 (MD5) Previous issue date: 2022-05-13 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Tuiuti do Paraná | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UTP | por |
dc.publisher.program | Mestrado em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Avaliação em larga escala | por |
dc.subject | Política avaliativa municipal | por |
dc.subject | Educação do campo | por |
dc.subject | Escolas multisseriadas do campo | por |
dc.subject | Large-scale evaluation | eng |
dc.subject | Municipality evaluation policy | eng |
dc.subject | Field education | eng |
dc.subject | Multigrade rural schools | eng |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A prática avaliativa no Município de Paranaguá: um estudo em escolas de turmas multisseriadas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | MESTRADO EM EDUCAÇÃO |
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