Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1884
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Além da narrativa ou a narrativa que vai além? O cinema como experiência interativa
???metadata.dc.creator???: Marafon, Luciano 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araujo, Denize
???metadata.dc.contributor.referee1???: Davino, Gláucia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Guimarães, Denise Duarte
???metadata.dc.description.resumo???: As narrativas cinematográficas foram reconfiguradas com o surgimento das mídias digitais, abrindo espaço para tecnologias e possibilidades de produção e exibição, antes impossíveis, sendo capazes de criar imersão e interatividade de inúmeras outras formas. Portanto, a discussão aqui é entender como o cinema interativo é construído, problematizando se é a narrativa ou a montagem ou ambas que constroem a interatividade, como expresso no título. A pesquisa tem como objetivo entender a construção da narrativa em filmes interativos; apresentar um parâmetro das produções do gênero; e interpretar duas obras: I’m Your Man (1992), no qual o público usou joysticks montados em assentos para interagir; e Bandersnatch (2018) um filme proposto por uma plataforma de streaming. Os dois filmes constroem uma narrativa que une cinema, videogame e tecnologia e que pode definir a evolução da interatividade ao longo das décadas, assim como o ambiente pós-mídia (Weibel, 2005) e a transformação da figura do espectador. Outro objetivo da pesquisa é prático: a criação de um argumento de curta interativo a partir das percepções do estudo aqui proposto. Esta dissertação se justifica por sugerir um caminho de pesquisa que ainda está sendo construído. Dessa forma, a fim de analisar e entender o contexto dos territórios tecnológicos (pós)modernos, as referências teóricas selecionadas incluem autores como: Henry Jenkins, Pierre Lévy, Arlindo Machado e Lev Manovich. Para interatividade, imersão das imagens e linguagens (montagem-narrativa), autores como André Parente, Newton Cannito e Bruno Mendes, entre outros, também figuram nas definições e investigações das temáticas.
Abstract: Cinematographic narratives were reconfigured with the emergence of digital media, opening space for technologies and possibilities of production and exhibition, previously impossible, being able to create immersion and interactivity in countless other ways. Therefore, the discussion here is to understand how interactive cinema is constructed, questioning whether it is narrative or montage or both that build interactivity, as it is expressed in the title. The research aims to understand the construction of narrative in interactive films; to present a parameter of the productions of the genre; and interpreting two works: I'm Your Man (1992), in which the audience used seat-mounted joysticks to interact; and Bandersnatch (2018) a film proposed by a streaming platform. The two films build a narrative that unites cinema, video games and technology and that can define the evolution of interactivity over the decades, as well as the post-media environment (Weibel, 2005) and the transformation of the spectator. Another objective of the research is practical: the creation of an interactive short story based on the perceptions of the study proposed here. This dissertation is justified, considering that it suggests a trajectory that is still a work in progress. Thus, in order to analyze and understand the context of (post)modern technological territories, the theoretical references include authors such as: Henry Jenkins, Pierre Lévy, Arlindo Machado and Lev Manovich. For interactivity, immersion of images and languages (narrative-montage), authors such as André Parente, Newton Cannito and Bruno Mendes, among others, are also cited within the thematic definitions and investigations.
Keywords: Cinema interativo
Narrativa
Espectador-ativo
Pós-mídia
Interactive cinema
Narrative
Spectator
Post-media
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Marafon, Luciano. Além da narrativa ou a narrativa que vai além? O cinema como experiência interativa. 2022. 124 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022. .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1884
Issue Date: 28-Mar-2022
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALEM DA NARRATIVA OU.pdf2.54 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.