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dc.creatorMarafon, Luciano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7569532857398834por
dc.contributor.advisor1Araujo, Denize-
dc.contributor.referee1Davino, Gláucia-
dc.contributor.referee2Guimarães, Denise Duarte-
dc.date.accessioned2022-06-07T14:32:57Z-
dc.date.issued2022-03-28-
dc.identifier.citationMarafon, Luciano. Além da narrativa ou a narrativa que vai além? O cinema como experiência interativa. 2022. 124 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022. .por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1884-
dc.description.resumoAs narrativas cinematográficas foram reconfiguradas com o surgimento das mídias digitais, abrindo espaço para tecnologias e possibilidades de produção e exibição, antes impossíveis, sendo capazes de criar imersão e interatividade de inúmeras outras formas. Portanto, a discussão aqui é entender como o cinema interativo é construído, problematizando se é a narrativa ou a montagem ou ambas que constroem a interatividade, como expresso no título. A pesquisa tem como objetivo entender a construção da narrativa em filmes interativos; apresentar um parâmetro das produções do gênero; e interpretar duas obras: I’m Your Man (1992), no qual o público usou joysticks montados em assentos para interagir; e Bandersnatch (2018) um filme proposto por uma plataforma de streaming. Os dois filmes constroem uma narrativa que une cinema, videogame e tecnologia e que pode definir a evolução da interatividade ao longo das décadas, assim como o ambiente pós-mídia (Weibel, 2005) e a transformação da figura do espectador. Outro objetivo da pesquisa é prático: a criação de um argumento de curta interativo a partir das percepções do estudo aqui proposto. Esta dissertação se justifica por sugerir um caminho de pesquisa que ainda está sendo construído. Dessa forma, a fim de analisar e entender o contexto dos territórios tecnológicos (pós)modernos, as referências teóricas selecionadas incluem autores como: Henry Jenkins, Pierre Lévy, Arlindo Machado e Lev Manovich. Para interatividade, imersão das imagens e linguagens (montagem-narrativa), autores como André Parente, Newton Cannito e Bruno Mendes, entre outros, também figuram nas definições e investigações das temáticas.por
dc.description.abstractCinematographic narratives were reconfigured with the emergence of digital media, opening space for technologies and possibilities of production and exhibition, previously impossible, being able to create immersion and interactivity in countless other ways. Therefore, the discussion here is to understand how interactive cinema is constructed, questioning whether it is narrative or montage or both that build interactivity, as it is expressed in the title. The research aims to understand the construction of narrative in interactive films; to present a parameter of the productions of the genre; and interpreting two works: I'm Your Man (1992), in which the audience used seat-mounted joysticks to interact; and Bandersnatch (2018) a film proposed by a streaming platform. The two films build a narrative that unites cinema, video games and technology and that can define the evolution of interactivity over the decades, as well as the post-media environment (Weibel, 2005) and the transformation of the spectator. Another objective of the research is practical: the creation of an interactive short story based on the perceptions of the study proposed here. This dissertation is justified, considering that it suggests a trajectory that is still a work in progress. Thus, in order to analyze and understand the context of (post)modern technological territories, the theoretical references include authors such as: Henry Jenkins, Pierre Lévy, Arlindo Machado and Lev Manovich. For interactivity, immersion of images and languages (narrative-montage), authors such as André Parente, Newton Cannito and Bruno Mendes, among others, are also cited within the thematic definitions and investigations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-06-07T14:32:57Z No. of bitstreams: 1 ALEM DA NARRATIVA OU.pdf: 2603705 bytes, checksum: a03749ff91250a122ac472423324b223 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-07T14:32:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALEM DA NARRATIVA OU.pdf: 2603705 bytes, checksum: a03749ff91250a122ac472423324b223 (MD5) Previous issue date: 2022-03-28eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinema interativopor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectEspectador-ativopor
dc.subjectPós-mídiapor
dc.subjectInteractive cinemaeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectSpectatoreng
dc.subjectPost-mediaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAlém da narrativa ou a narrativa que vai além? O cinema como experiência interativapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

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