Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1878
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação em graduação de profissionais de natação que atuam em escolas do ensino não formal
???metadata.dc.creator???: Coletta, Débora Della 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.contributor.referee1???: Torres, Renato
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.description.resumo???: Falar de esporte é falar de educação. Esta frase tornou-se um padrão para a venda do desporto como ensino, sem ao menos se saber o motivo pelo qual o esporte é de algum modo relacionado a educação. Entender o contexto da relação entre o Esporte e a Educação, e compreender isto sem se falar do professor que atua nesta área, sua formação e seu engajamento, no que se diz respeito à formação educacional, seria praticamente incoerente já que o mediador entre ambos, o esporte e a educação, é o próprio professor. O esporte possui um amplo leque de modalidades, que vão desde a simples prática de atividades física voltada ao lazer e a saúde até o esporte competitivo de alto rendimento, possuindo gigantescas modalidades e estilos. Dentro desta gama de esportes, o presente trabalho tratará somente de um, a natação, e a formação do profissional que atua nesta área em escolas do ensino não formal. A natação é vista dentro do cenário esportivo como um dos esportes mais completos existentes, tendo uma visão fisiológica voltada a melhorar a capacidade respiratória, a estrutura músculo esquelético, a postura, a coordenação motora e o equilíbrio dentre tantos outros benefícios fisiológicos. O Professor/Profissional, que atua dentro desta área pode estar diretamente ligado a esse contexto através da sua formação. O presente estudo busca entender essa formação a partir da lei n. º9.394/96 de 1998, que regulamentou a profissão de Educação Física e acabou abrindo uma oportunidade para o início da separação de vertentes de formação: a licenciatura e o bacharelado. Entender os benefícios e/ou prejuízos advindos desta separação na atuação do professor que pratica o ensino do nadar na educação não formal, é o que buscamos compreender neste trabalho. Assim, a compreensão, a partir das políticas educacionais, da relação entre o esporte natação e a educação, pode ser melhor elucidada, tendo bases sólidas para descrever de forma mais consistente sobre a formação em graduação deste Professor. Assim a presente dissertação tem como problemática a formação do professor de Educação Física que atua em escolas de natação do ensino não formal e sua contribuição para a formação de cidadão na parte educacional, tendo como problema de pesquisa a formação de professores de natação que atuam no ensino não formal. O objetivo geral tratou de analisar a legislação na formação de professores de Educação Física que atuam em escolas de natação no ensino não formal na última década do século XX e as primeiras décadas do século XXI, com ênfase nos aspectos pedagógicos desta formação, priorizando a Resolução CNE/CES 07/2004. Como objetivos específicos temos: Analisar documentos das primeiras duas décadas do século XXI que preveem a formação do Professor/Profissional de Educação Física e aspectos pedagógicos na formação em graduação do profissional da Educação Física em relação a sua formação integral, bem como discutir a formação do professor de Educação Física, no âmbito da natação no ensino não formal. Sob estes aspectos, a presente dissertação é composta por três capítulos que se complementam. No primeiro capítulo, intitulado a Natação e a educação não formal, tratamos do esporte natação, como ele se define e de como é ensinado abordando a relação entre a natação e a educação não formal junto a prática de atividade física. No segundo capítulo intitulado a formação do profissional de Educação Física, trazemos um breve histórico buscando compreender a formação na graduação do professor que atua na área de natação. E por fim, o terceiro capitulo intitulado natação e corporeidade aborda a questão do movimento corporal nas aulas de natação na perspectiva de uma formação educacional guiada pelo Professor/ Profissional que atua nesta área, estabelecendo uma relação com os dois primeiros capítulos, ressaltando a importância do movimento no aprendizado integral dos alunos que buscam a modalidade natação.
Abstract: To talk about sport is to talk about education. This phrase has become a standard for selling sport as education, without even knowing why sport is somehow related to education. To understand the context of the relationship between Sports and Education, and to understand it without talking about the teacher who works in this area, his training and his engagement, as far as educational training is concerned, would be practically incoherent, since the mediator between both, sports and education, is the teacher himself. Sports have a wide range of modalities, from the simple practice of physical activities aimed at leisure and health to high-performance competitive sports, with a huge number of modalities and styles. Within this range of sports, the present work will deal with just one, swimming, and the training of the professional who works in this area in non-formal education schools. Swimming is seen within the sports scenario as one of the most complete sports in existence, with a physiological view aimed at improving the respiratory capacity, musculoskeletal structure, posture, motor coordination, and balance, among many other physiological benefits. But where is the educational area related to the sport of swimming? The Teacher/Professional who works in this area may be directly linked to this context through his/her education. This study seeks to understand this training based on Law 9.394/96 of 1998, which regulated the profession of Physical Education and opened an opportunity to start separating the two types of training: licentiate and bachelor's. Understanding the benefits and/or losses arising from this separation in the performance of the teacher who practices the teaching of swimming in non-formal education is what we seek to understand in this work. Thus, the understanding, based on educational policies, of the relationship between the sport of swimming and education can be better elucidated, having solid bases to describe more consistently the undergraduate education of this teacher. The general goal was to analyze the legislation on the training of Physical Education teachers who work in swimming schools in non-formal education in the last decade of the 20th century and the first decades of the 21st century, with emphasis on the pedagogical aspects of this training, prioritizing Resolution CNE/CES 07/2004. As specific objectives, we have Analyze documents from the first two decades of the XXI century that provide for the training of the Physical Education Teacher/Professional and pedagogical aspects in the undergraduate training of the Physical Education professional in relation to their integral formation, as well as discuss the training of the Physical Education teacher, in the context of swimming in non-formal education. Under these aspects, this dissertation is composed of three chapters that complement each other. The first chapter, entitled Swimming, and non-formal education deals with the sport of swimming, how it is defined, and how it is taught, approaching the relationship between swimming and non-formal education together with the practice of physical activity. In the second chapter, entitled the training of physical education professionals, we looked for a brief history to try to better understand how the teacher's undergraduate training in the area of swimming is carried out. And finally, the third chapter, entitled swimming and corporeality, seeks to understand how much the movement existing in swimming lessons can help in an educational formation guided by the teacher/professional who works in this area, making a connection with the first two chapters, emphasizing the importance of movement in the integral learning of those who seek the sport of swimming.
Keywords: Educação física e treinamento
Natação
Formação de professores
Educação não formal
Physical education and training
Swimming
Teacher training
Non-formal education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Coletta, Débora Della. A formação em graduação de profissionais de natação que atuam em escolas do ensino não formal. 2022. 80 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1878
Issue Date: 13-Apr-2022
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMACAO EM GRADUACAO.pdf1.37 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.