Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1875
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCastro, Kasandra Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1025071763133959por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.contributor.referee2Meizer, Ehrick Eduardo Martins-
dc.date.accessioned2022-04-25T13:07:54Z-
dc.date.issued2022-03-09-
dc.identifier.citationCastro, Kasandra Conceição. Docentes da educação indígena do Paraná: políticas públicas e trajetória profissional. 2022. 150 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1875-
dc.description.resumoEste é um estudo de trajetória e percepção social de professores indígenas e nãoindígenas da educação escolar indígena (EEI). Seu objetivo é analisar as percepções e trajetórias destes sujeitos para verificar se há diferenças entre eles que podem ser associadas a diferenças sociais e étnicas de base e tais diferenças comprometer potencial de cada um para o exercício da profissão e o sucesso de uma educação escolar indígena diferenciada, bilíngue, intercultural e sustentável. Utilizou-se as teorias da reprodução social, da modernidade e do desenvolvimento sustentável para subsidiar a análise histórica e dos resultados da pesquisa de campo. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica, documental, de campo, análise comparativa de trajetória e posição social destes sujeitos, e a comparação das percepções através de indicadores referentes à EEI e ao exercício da profissão. Como resultado, foram observadas unidades de percepção em diversas variáveis destes indicadores, assim como diferenças importantes também. Conclui-se que a unidade de percepção está associada à eficácia dos cursos de formação destes professores e ao alto nível de capital social entre eles, que age para manter coesão grupal e evitar desgastes. Por sua vez, as diferenças podem interferir na disposição, motivação, no engajamento e comprometimento destes profissionais com a EEI e, assim, interferir no seu desempenho e na qualidade do ensino.por
dc.description.abstractThis is a study of the trajectory and social perception of indigenous and non-indigenous teachers of indigenous school education (ISS). Its objective is to analyze the perceptions and trajectories of these subjects to verify if there are differences between them that can be associated with basic social and ethnic differences and such differences compromise the potential of each one to exercise the profession and the success of a differentiated indigenous school education. , bilingual, intercultural and sustainable. The theories of social reproduction, modernity and sustainable development were used to support the historical analysis and the results of field research. The methodology involved bibliographical, documental, field research, comparative analysis of the trajectory and social position of these subjects, and the comparison of perceptions through indicators referring to the EEI and the exercise of the profession. As a result, perception units were observed in several variables of these indicators, as well as important differences. It is concluded that the unity of perception is associated with the effectiveness of these teachers' training courses and the high level of social capital among them, which acts to maintain group cohesion and avoid wear and tear. In turn, the differences can interfere with the disposition, motivation, engagement and commitment of these professionals with the EEI and, thus, interfere with their performance and the quality of teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-04-25T13:07:53Z No. of bitstreams: 1 DOCENTES DA EDUCACAO INDIGENA.pdf: 1951140 bytes, checksum: 674bfbaa6d171f2ee0c4185d28a16943 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-25T13:07:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DOCENTES DA EDUCACAO INDIGENA.pdf: 1951140 bytes, checksum: 674bfbaa6d171f2ee0c4185d28a16943 (MD5) Previous issue date: 2022-03-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação indígenapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectParanápor
dc.subjectIndigenous educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectPublic policyeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleDocentes da educação indígena do Paraná: políticas públicas e trajetória profissionalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOCENTES DA EDUCACAO INDIGENA.pdf1.91 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.