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dc.creatorMerlin, Marco Antônio Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1926442969762968por
dc.contributor.advisor1Souza, Maria Antônia de-
dc.contributor.referee1Mocelin, Marcia Regina-
dc.contributor.referee2Cruz, Rosana Aparecida da-
dc.date.accessioned2022-04-04T13:14:38Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationMerlin, Marco Antônio Ribeiro. Educação de jovens e adultos em municípios da região metropolitana de Curitiba: estudo a partir do plano nacional de educação 13005/2024 e planos municipais. 2022. 122 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1872-
dc.description.resumoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) como modalidade está em constante discussão e debates que buscam a melhoria do ensino. Isto fica evidente em documentos tais como o Plano Nacional de Educação (PNE), este orienta as políticas públicas nacionais através de suas metas e estratégias, incluindo a modalidade EJA objetivando o direcionamento de esforços e investimentos para a melhoria da qualidade da educação em território nacional. O objeto desta pesquisa é a EJA, tanto no contexto do PNE (2014 – 2024), como nos Planos Municipais de Educação da região metropolitana de Curitiba. A pesquisa tem como problema central: quais determinações têm sido geradas pelo PNE nos municípios da região metropolitana de Curitiba, através das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação (PME’s)? O objetivo geral da pesquisa é compreender a relação entre o PNE e os PME’s dos municípios da região metropolitana de Curitiba, com foco em Araucária e Tijucas do Sul no que tange as práticas pedagógicas na EJA. A fim de alcançar o objetivo proposto foi necessário explicitar alguns conceitos para fundamentação da pesquisa, estes, por sua vez, foram considerados como norteadores, a saber, as Políticas Públicas e as Práticas Pedagógicas. Segundo a contribuição teórica de autores tais como: Saviani (2016), Haddad (2019) e Brandão (2014), para expor o conceito de políticas educacionais e EJA. E para problematização das práticas pedagógicas utilizou-se as ideias apresentadas por Maria Antônia de Souza (2016), Franco (2015), Losso (2011) e Freire (2021). A pesquisa foi desenvolvida mediante a análise de documentos como, PNE e PME dos 29 municípios da região metropolitana de Curitiba, entre outros. Como resultado observou-se que a modalidade EJA fundamental I, acaba, em sua grande maioria, sendo deixada de lado pelos municípios da região metropolitana, pois delegam os estudantes para outros municípios ou para a EJA fundamental II, que é responsabilidade do Estado, isto por meio da prova do ENCEEJA. Outro ponto a ser destacado é a falta de interesse dos estudantes, que acabam por não estarem dispostos a permanecer dois anos na fase inicial da modalidade para assim, avançar para o próximo nível de forma consistente e adequada, isso acaba por expor o caráter utilitarista da EJA, pois os sujeitos que a procuram, em sua maioria, buscam apenas a certificação para adentrarem ou melhorarem a sua colocação no mercado de trabalho.por
dc.description.abstractYouth and Adult Education (EJA) as a modality is in constant discussion and debates, in order to improve the quality of education. This is evident in documents such as the National Education Plan (PNE), which guides national public policies through its goals and strategies, including the EJA modality, aiming at directing efforts and investments to improve the quality of education in the territory. national. The object of this research is the EJA, both in the contexto of the PNE (2014 – 2024), and in the Municipal Education Plans of the metropolitan region of Curitiba. The research has as its central problem: what determinations have been generated by the PNE in the municipalities of the metropolitan region of Curitiba, through the goals and strategies of the Municipal Education Plans (PME's)? The general objective of the research is to understand the relationship between the PNE and SMEs in the municipalities of the metropolitan region of Curitiba, whose focus is the municipalities of Araucária and Tijucas do Sul regarding pedagogical practices in EJA. Thus, in order to achieve the proposed objective, it was necessary to explain some concepts to support the research, which, in turn, were considered as guides, namely, Public Policies and Pedagogical Practices. According to the theoretical contribution of authors such as: Saviani (2016), Haddad (2019) and Brandão (2014), to expose the concept of educational policies and EJA; while for the problematization of pedagogical practices, the ideas presented by Souza (2016), Franco (2012), Losso (2011) and Freire (2021) were used. The research was developed through the analysis of documents such as PNE and PME's from the 29 municipalities in the metropolitan region of Curitiba, among others. As a result, it was observed that the EJA fundamental I modality ends up, for the most part, being left aside by the municipalities of the metropolitan region, as they delegate students to other municipalities or to EJA fundamental II, which is the responsibility of the State. This is done through the ENCEEJA test.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2022-04-04T13:14:38Z No. of bitstreams: 1 EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS EM MUNICIPIOS.pdf: 1609780 bytes, checksum: 15bad6d7933d37aaccfee58071275b64 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-04T13:14:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EDUCACAO DE JOVENS E ADULTOS EM MUNICIPIOS.pdf: 1609780 bytes, checksum: 15bad6d7933d37aaccfee58071275b64 (MD5) Previous issue date: 2022-03-17eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano nacional de educação (PNE)por
dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)por
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectNational education plan (PNE)eng
dc.subjectYouth and adult education (EJA)eng
dc.subjectPedagogical practiceeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação de jovens e adultos em municípios da região metropolitana de Curitiba: estudo a partir do plano nacional de educação 13005/2024 e planos municipaispor
dc.typeDissertaçãopor
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