Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1871
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Políticas públicas para a inclusão do estudante com transtorno do espectro autista na educação infantil no município de Colombo-PR
???metadata.dc.creator???: Bonvechio, Sandra Aparecida 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gonçalves, Rita de Cassia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lüders, Valéria
???metadata.dc.description.resumo???: O termo inclusão vem sendo utilizado e discutido em nossa sociedade enquanto sinônimo de igualdade e respeito à diferença e à educação. Contudo, nossa sociedade foi construída com base nas desigualdades sociais e, este sistema excludente amplia as desigualdades existentes e as perpetua na condição de inferiores, continuando na exclusão. Nesse panorama de desigualdades no campo educacional, apresenta-se a discussão presente nesta dissertação, a partir do seguinte problema: como é tratada a inclusão dos alunos com transtornos do espectro autista pelas políticas públicas educacionais no município de Colombo, estado do Paraná? O objetivo geral dessa investigação é discutir a necessidade de uma política pública de inclusão para o aluno com transtorno do espectro autista na educação infantil no município de Colombo/PR. Como objetivos específicos, foram elencados: examinar a inclusão na educação especial na perspectiva da educação inclusiva; abordar o Transtorno do Espectro Autista na educação infantil e as políticas existentes na educação infantil relacionadas a este transtorno; e discutir a necessidade do estabelecimento de uma política pública de inclusão para o aluno com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil, no município de Colombo/PR. Para tanto, o trabalho partiu da revisão de literatura, reunindo as fontes de pesquisa que forneceram embasamento teórico para o trabalho. A pesquisa documental tratou do levantamento e análise dos documentos institucionais sobre a inclusão dos alunos no município de Colombo, Paraná, além das legislações brasileiras que garantem a todas as pessoas o direito à educação e ao acesso escolar. Ao término desta pesquisa, constatamos a necessidade de o município de Colombo/PR implementar políticas voltadas à inclusão para o aluno com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil.
Abstract: The term inclusion has been used and discussed in our society, as being synonymous with equality, respect for difference and education. However, we know that our society was built on the basis of social inequalities. The exclusionary system, which widens the existing inequalities and perpetuates them in the condition of inferiors and continues in exclusion. This panorama of inequalities in the educational field is presented in the discussion present in this dissertation that deals with the inclusion of students with autism spectrum disorder and public educational policies in the city of Colombo, state of Paraná. Therefore, the problem of this research is presented, which deals with the importance of public policies for the inclusion of students with autism spectrum disorder in early childhood education. The general objective of this investigation is to discuss the need for a public inclusion policy for students with autism spectrum disorder in early childhood education in the city of Colombo / PR. Specific objectives were listed: to examine inclusion in special education from the perspective of inclusive education; to address Autistic Spectrum Disorder in early childhood education and public policies for Autistic Spectrum Disorder in early childhood education and discuss the need to establish a public inclusion policy for students with Autistic Spectrum Disorder in early childhood education in the city of Colombo/PR. And, for that, the work started from the literature review bringing together the research sources that provided a theoretical basis for the work. The documentary research dealt with the survey and analysis of institutional documents on the inclusion of students in the city of Colombo, Paraná, in addition to the Brazilian laws that guarantee everyone the right to education and school access. At the end of this research, we found the need for the municipality of Colombo, PR to implement policies aimed at inclusion for students with Autism Spectrum Disorder in early childhood education.
Keywords: Políticas públicas
Inclusão
Educação infantil
Autismo
Public policy
Inclusion
Preschool education
Autism
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Bonvechio, Sandra Aparecida. Políticas públicas para a inclusão do estudante com transtorno do espectro autista na educação infantil no município de Colombo-PR. 2021. 96 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1871
Issue Date: 6-Apr-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS PUBLICAS PARA A INCLUSAO.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.