Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1865
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Convenções estéticas e narrativas das adaptações fílmicas de super-heróis: MARVEL E DC COMICS (1978-2018)
???metadata.dc.creator???: Gonçalves, Vilson André Moreira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Guimarães, Denise Azevedo Duarte
???metadata.dc.contributor.referee1???: Camargo, Paulo Roberto Ferreira de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santo, Janaina de Paula do Espírito
???metadata.dc.contributor.referee3???: Araujo, Denize Correa
???metadata.dc.contributor.referee4???: Silva, Marcelo Carvalho da
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho pretende investigar as adaptações fílmicas de superheróis dos selos Marvel e DC produzidas entre 1978 e 2018, atentando para o notável crescimento no número de produções do tipo ao longo das últimas décadas e para a configuração de um gênero super-herói no cinema. Essa investigação se justifica pela forte presença de tais obras na cultura pop, extrapolando os limites das páginas e das telas. No que diz respeito ao gênero, estes filmes são geralmente identificados pela indústria cinematográfica como películas de ação, aventura, fantasia ou ficção científica. Questiono, porém, diante das especificidades dessas narrativas e de sua relevância mercadológica, se os elementos estruturais deste conjunto de obras não se mostram suficientes para constituir um gênero próprio, sustentável à parte de outras categorias. Para realizar essa análise, parto de adaptações cinematográficas live-action de personagens selos supracitados, discutindo suas convenções narrativas e configurações estéticas mais paradigmáticas. A partir deste recorte, busco delinear quais caracteres compõem o filme de super-herói e como este modelo genérico emprega o meio cinematográfico para firmar sua especificidade diante das plateias. Minha hipótese é de que, para além da presença de seres superpoderosos facilmente identificáveis como heróis ou vilões, estes filmes elegem tratamentos cênicos e tipologias temáticas particulares, singularizando-se, deste modo, enquanto gênero fílmico autônomo. Com o propósito de compreender os elementos mais arquetípicos da narrativa heróica, apoio-me nos escritos de Campbell (2004) e Vogler (2007). No que se refere à linguagem das narrativas de super-heróis, trabalho a partir das observações de Coogan (2006) e Burke (2015). Para analisar as características formais desses filmes, tal como as especificidades que poderiam caracterizá-los como gênero singular, busco suporte teórico nos modelos de análise propostos por Altman (1999), Cawelti (2003), Thompson (2003), Bordwell (1989; 2006) e Schatz (1981).
Abstract: This thesis intends to investigate the film adaptations of Marvel and DC superheroes produced between 1978 e 2018, highlighting the noteworthy growth in such productions throughout the last decades and the configuration of a superhero movie genre. This investigation is justified by the strong presence of these works in pop culture, extrapolating the boundaries of pages and screens. In terms of genre, these films are usually identified as action, adventure, fantasy or sci-fi films. I ask, however, in face of the specific features of these narratives and their market value, if the structural elements of this body of works are not enough to outline their own genre, set apart from other categories. To go through with this analysis I will start from live-action film adaptations of the aforementioned characters, discussing their most paradigmatic narrative tropes and aesthetic configurations. From this setting, I intend to delineate which characters compose the superhero film and how this generic model employs the cinematic medium to establish their specificity in face of audiences. My hypothesis is that, aside from the presence of superpowerful beings easily identifiable as heroes or villains, these films elect particular cenographic treatments and thematic typologies, singularizing themselves as an autonomous genre. With the goal of understanding the most archetypal elements of the heroic narrative, I seek support in the writings of Campbell (2004) and Vogler (2007). In terms of establishing the language of superhero narratives, I work from the observations of Coogan (2006) and Burke (2015). To analyze the formal characteristics of these movies, as well as the specificities that might characterize them as a singular genre, I seek theoretical support in the analytical models provided by Altman (1999), Cawelti (2003), Thompson (2003), Bordwell (1989; 2006) and Schatz (1981).
Keywords: Super-heróis
Adaptação
Cinema
Histórias em quadrinhos
Gênero cinematográfico
Superheroes
Adaptation
Comics
Genre
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Comunicação e Linguagens
Citation: Gonçalves, Vilson André Moreira. Convenções estéticas e narrativas das adaptações fílmicas de super-heróis: MARVEL E DC COMICS (1978-2018). 2020. 250 f. Tese( Doutorado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1865
Issue Date: 22-Apr-2020
Appears in Collections:DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CONVENCOES ESTETICAS E.pdf7.09 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.