Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1850
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVaz, Adriane Manfron-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732181600131659por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1Kailer, Elismara Zaias-
dc.contributor.referee2Amaral Filho, Fausto dos Santos-
dc.date.accessioned2021-12-21T13:13:29Z-
dc.date.issued2021-07-27-
dc.identifier.citationVaz, Adriane Manfron. A avaliação formativa na licenciatura de ciências biológicas da universidade tecnológica federal do Paraná (UTFPR) - câmpus de Ponta Grossa. 2021. 121 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1850-
dc.description.resumoA produção do conhecimento de pesquisadores sobre a prática avaliativa na formação do professor da educação superior orienta para o desenvolvimento de habilidades e competências que demandam preparo teórico e prático. A dificuldade dos alunos em concluir sua formação em uma Instituição de Ensino Superior, entre outros fatores, está relacionada com a incapacidade de avançar cognitivamente em determinadas disciplinas que resulta em reprovação e, até mesmo no abandono do curso. Assim esse estudo surgiu da necessidade e interesse de conhecer a avaliação, na perspectiva da avaliação formativa, na percepção de alunos e professores de uma Universidade Federal. Teve como objetivo analisar o processo de avaliação da aprendizagem na prática pedagógica de docentes da educação superior e sua relação com a perspectiva da avaliação formativa. A temática avaliação foi analisada em seus aspectos gerais e, especificamente, na sua concepção formativa. Para isto, foram analisados documentos legais institucionais e a legislação educacional, bem como, a prática pedagógica desenvolvida pelos professores e os relatos dos alunos sobre o ato de avaliar na perspectiva da avaliação formativa. Como instrumento de pesquisa foram utilizados questionários, no formato online (FORMs). Os questionários foram aplicados aos alunos do quarto e quinto períodos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, bem como aos professores que ministram aulas nesse curso. O referencial teórico foi baseado nos seguintes autores: Cunha (2007), Cunha; Souza (2010), Sampaio (2011), Fernandes (2005, 2009, 2011, 2018 e 2019), entre outros. Pode se afirmar, com o estudo da temática, das leis que estabelecem sobre a avaliação e com os dados levantados e analisados que a avaliação ao ser exercida, na perspectiva formativa, com suas metodologias e conteúdos contribui para a escolha de alternativas que auxiliam na efetivação da aprendizagem, de forma que o aluno supere suas deficiências e conclua sua formação.por
dc.description.abstractKnowledge creation on researchers about the assessment practice in the formation of higher education professors guides the development of skills and abilities that require theoretical and practical preparation. Students' struggle in completing their education at a Higher Education Institution, among other factors, is related to the inability to cognitively advance in certain subjects that turns out in failure and even drop out from the course. Therefore, this study arose from the necessity and interest to know the assessment methods, on the perspective of tests and in students and professors perception at a Federal University. It aimed to analyze the learning assessment process in the pedagogical practice of higher education professors and its relationship with the perspective of assessments. The assessment concept was analyzed in its general aspects and, specifically, in its formative elaboration. In this regard, legal institutional documents and educational legislation were analyzed, along with pedagogical practice developed by professors and students' reports on evaluations from the perspective of formative assessment. As a research instrument, questionnaires were used in an online format (FORMs). Questionnaires were applied to students in the fourth and fifth periods on the Degree in Biological Sciences and to professors who teach at this course. The theoretical framework was based on the following authors: Cunha (2007), Cunha; Souza (2010), Sampaio (2011), Fernandes (2005, 2009, 2011, 2018, and 2019), among others. The study on this topic can affirm that with the evaluation laws that are established, and with the data collected and analyzed, the assessments, in the educational perspective, with its methodologies and contents, contributes to the choices of alternatives that help in the learning process realization, in such a way that the student can overcome difficulties and complete their education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-12-21T13:13:29Z No. of bitstreams: 1 A AVALIACAO FORMATIVA.pdf: 1442089 bytes, checksum: 0c84e0686941c892b98259b10a482370 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-21T13:13:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A AVALIACAO FORMATIVA.pdf: 1442089 bytes, checksum: 0c84e0686941c892b98259b10a482370 (MD5) Previous issue date: 2021-07-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrática pedagógica avaliativapor
dc.subjectAvaliação formativapor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEvaluative pedagogical practiceeng
dc.subjectFormative assessmenteng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA avaliação formativa na licenciatura de ciências biológicas da universidade tecnológica federal do Paraná (UTFPR) - câmpus de Ponta Grossapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A AVALIACAO FORMATIVA.pdf1.41 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.