Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1849
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A linguagem visual na trilogia Trois Couleurs de Kieślowski
???metadata.dc.creator???: Roble, Raquel de Araujo
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Araujo, Denize Correa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lambach, Claudia
???metadata.dc.contributor.referee2???: Andacht, Fernando
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa é analisar os filmes que compõem a Trilogia das Cores (Trois Couleurs): A Liberdade é Azul (Trois Couleurs: Bleu em 1993); A Igualdade é Branca (Trois Couleurs: Blanc em 1993); e A Fraternidade é Vermelha (Trois Couleurs: Rouge em 1994), do diretor e roteirista polonês Krzysztof Kieślowski, realizados entre 1993 e 1994. A Trilogia tem como tema as cores e os lemas nacionais da França: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, ideais estes advindos do século XVIII para pensá-los, dentro de uma Europa Unificada. O diretor procura utilizar efeitos visuais, objetos cenográficos, cenários, cores e os personagens para provocar uma reflexão sobre os valores, liberdade, igualdade e fraternidade, de uma forma contemporânea, muitas vezes evidenciando recursos fílmicos, como os espaços que se constroem e suas repercussões, a ação de tempo que se organiza, as repetições dos gestos, das posturas, das partículas musicais, como essas características se compõem se combinam, se conectam, e criam um ritmo fílmico. Kieślowski propõe uma experimentação, fazendo uso de simbologias e referências latentes, onde as trajetórias individuais dos personagens são construídas e seus percursos delineados por meio das suas particularidades e do resultado imagético alcançado que relaciona cinema e linguagem visual. Para essa análise, serão utilizados princípios da semiótica peirceana e o conceito de intertextualidade resultante do dialogismo e da polifonia. A metodologia selecionada é a dialética, que consiste em isolar imagens e analisar o significado dos elementos visuais de determinados momentos da obra em que ganharam destaque com elementos de outras obras e suas interações. O referencial teórico inclui conceitos de Donis Dondis, Charles Peirce, Lucia Santaella, Julia Kristeva.
Abstract: The objective of this research is to analyze the Trois couleurs trilogy: Bleu; Trois couleurs: Blanc; and Trois couleurs: Rouge, by Polish director and screenwriter Krzysztof Kieślowski, produced between 1993 and 1994, whose theme is the national colors and motto of France: Freedom, Equality and Fraternity, ideals that came from the 18th century to think of them, within a Unified Europe. The director seeks to use visual effects, scenographic objects, scenarios, colors and characters to provoke a reflection on values, freedom, equality and fraternity in a contemporary way. Often evidencing filmic resources, such as the spaces that are built and their repercussions, the action of time that is organized, the repetitions of gestures, postures, musical particles, how these characteristics are combined, are connected, and create a rhythm? Kieślowski proposes an experimentation, making use of latent symbols and references, where the individual trajectories of the characters are constructed and their paths delineated through their particularities and the image result achieved that relates cinema and communication. For this analysis, principles of Peircean semiotics and the concept of intertextuality resulting from dialogism and polyphony will be used. The selected methodology is the dialectic, which consists of isolating images and analyzing the meaning of the visual elements of certain moments of the work in which they have gained prominence with elements of other works and their interactions. The theoretical framework includes concepts by Donis Dondis, Charles Peirce, Lucia Santaella, Julia Kristeva.
Keywords: Kieślowski
Semiótica
Intertextualidade
Linguagem visual
Cinema
Semiotics
Intertextuality
Visual language
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Roble, Raquel de Araujo. A linguagem visual na trilogia Trois Couleurs de Kieślowski. 2021. 108 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1849
Issue Date: 29-Jul-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A LINGUAGEM VISUAL NA.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.