Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1849
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRoble, Raquel de Araujo-
dc.contributor.advisor1Araujo, Denize Correa-
dc.contributor.referee1Lambach, Claudia-
dc.contributor.referee2Andacht, Fernando-
dc.date.accessioned2021-12-20T17:31:11Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.citationRoble, Raquel de Araujo. A linguagem visual na trilogia Trois Couleurs de Kieślowski. 2021. 108 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1849-
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar os filmes que compõem a Trilogia das Cores (Trois Couleurs): A Liberdade é Azul (Trois Couleurs: Bleu em 1993); A Igualdade é Branca (Trois Couleurs: Blanc em 1993); e A Fraternidade é Vermelha (Trois Couleurs: Rouge em 1994), do diretor e roteirista polonês Krzysztof Kieślowski, realizados entre 1993 e 1994. A Trilogia tem como tema as cores e os lemas nacionais da França: Liberdade, Igualdade e Fraternidade, ideais estes advindos do século XVIII para pensá-los, dentro de uma Europa Unificada. O diretor procura utilizar efeitos visuais, objetos cenográficos, cenários, cores e os personagens para provocar uma reflexão sobre os valores, liberdade, igualdade e fraternidade, de uma forma contemporânea, muitas vezes evidenciando recursos fílmicos, como os espaços que se constroem e suas repercussões, a ação de tempo que se organiza, as repetições dos gestos, das posturas, das partículas musicais, como essas características se compõem se combinam, se conectam, e criam um ritmo fílmico. Kieślowski propõe uma experimentação, fazendo uso de simbologias e referências latentes, onde as trajetórias individuais dos personagens são construídas e seus percursos delineados por meio das suas particularidades e do resultado imagético alcançado que relaciona cinema e linguagem visual. Para essa análise, serão utilizados princípios da semiótica peirceana e o conceito de intertextualidade resultante do dialogismo e da polifonia. A metodologia selecionada é a dialética, que consiste em isolar imagens e analisar o significado dos elementos visuais de determinados momentos da obra em que ganharam destaque com elementos de outras obras e suas interações. O referencial teórico inclui conceitos de Donis Dondis, Charles Peirce, Lucia Santaella, Julia Kristeva.por
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze the Trois couleurs trilogy: Bleu; Trois couleurs: Blanc; and Trois couleurs: Rouge, by Polish director and screenwriter Krzysztof Kieślowski, produced between 1993 and 1994, whose theme is the national colors and motto of France: Freedom, Equality and Fraternity, ideals that came from the 18th century to think of them, within a Unified Europe. The director seeks to use visual effects, scenographic objects, scenarios, colors and characters to provoke a reflection on values, freedom, equality and fraternity in a contemporary way. Often evidencing filmic resources, such as the spaces that are built and their repercussions, the action of time that is organized, the repetitions of gestures, postures, musical particles, how these characteristics are combined, are connected, and create a rhythm? Kieślowski proposes an experimentation, making use of latent symbols and references, where the individual trajectories of the characters are constructed and their paths delineated through their particularities and the image result achieved that relates cinema and communication. For this analysis, principles of Peircean semiotics and the concept of intertextuality resulting from dialogism and polyphony will be used. The selected methodology is the dialectic, which consists of isolating images and analyzing the meaning of the visual elements of certain moments of the work in which they have gained prominence with elements of other works and their interactions. The theoretical framework includes concepts by Donis Dondis, Charles Peirce, Lucia Santaella, Julia Kristeva.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-12-20T17:31:11Z No. of bitstreams: 1 A LINGUAGEM VISUAL NA.pdf: 3321819 bytes, checksum: e96f6f89f1ea2f2a8a4f72fdf6941657 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-20T17:31:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A LINGUAGEM VISUAL NA.pdf: 3321819 bytes, checksum: e96f6f89f1ea2f2a8a4f72fdf6941657 (MD5) Previous issue date: 2021-07-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectKieślowskipor
dc.subjectSemióticapor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectLinguagem visualpor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectSemioticseng
dc.subjectIntertextualityeng
dc.subjectVisual languageeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA linguagem visual na trilogia Trois Couleurs de Kieślowskipor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A LINGUAGEM VISUAL NA.pdf3.24 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.