Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1843
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Política, infância e educação: proposições para a valorização da experiência mimética da criança na pré-escola
???metadata.dc.creator???: Nascimento, Edaniele Cristine Machado do 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Schlesener, Anita Helena
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lira, Aliandra Cristina Mesomo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Darcoleto, Carina Alves da Silva
???metadata.dc.contributor.referee3???: Costa Neto, Pedro Leão da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.description.resumo???: A partir da problematização da Lei 12.796/2013 que indicou a obrigatoriedade de matrícula para crianças de 4 e 5 anos na pré-escola, propomos como objetivo geral da presente tese, explicitar as bases teóricas que possibilitem pensar uma Educação Infantil a fim de gerar as condições de formação integral da criança à luz das contribuições filosóficas de Walter Benjamin sobre infância, política e educação. A relevância do tema proposto justifica-se pela importância da análise que se pretende realizar sobre o contexto das mudanças impostas pela Lei 12.796/2013 para a Educação Infantil brasileira, sobre sua complexidade e implicações ao desenvolvimento integral da criança. Buscamos retomar o debate da Educação Infantil como um direito da criança apontando questionamentos acerca da imposição da obrigatoriedade da matrícula escolar para as crianças pequenas e a forma de educação efetivada. Realizamos um estudo bibliográfico e documental, através da revisão de literatura em artigos, teses e dissertações e da legislação pertinente. Para pensar uma nova proposta de Educação Infantil, escolhemos como aporte teórico a filosofia de Walter Benjamin, pois este tema sempre esteve presente na obra do autor, especialmente a questão da percepção infantil e o processo cognitivo da criança, bem como a crítica sobre a forma de educação na sociedade moderna. Procedeu-se à contextualização histórica dos escritos e dos elementos sociais, políticos e culturais que fundamentaram a reflexão de Walter Benjamin sobre infância e educação, metodologia que possibilitou a constatação de que a Educação Infantil escolar, assim como todo o processo de formação de nossa sociedade, tem como plano de fundo as mais variadas formas de controle e repressão. A pesquisa mostrou que a Educação Infantil brasileira vem sendo organizada por políticas públicas educacionais que seguem os princípios da modernidade e da racionalidade instrumental, adequando os discursos inovadores e interesses dos grupos que se organizam no poder. Assim, as categorias de análise centram-se nos elementos de contradição entre o que está posto na Lei 12.796/2013 para a Educação Infantil e a forma como está sendo cumprida em sua totalidade. Os resultados da pesquisa indicaram diversas problemáticas existentes em torno do cumprimento da referida Lei como, a ausência de um currículo específico, a disparidade entre a oferta e a demanda por vagas na Educação Infantil, a falta de estrutura física adequada da maioria das instituições escolares e a formação não específica dos professores. Do contraste entre os objetivos da Lei e a ideia de educação vislumbrada nos escritos benjaminianos, defendemos a possibilidade de construir uma Educação Infantil que contemple e valorize a experiência mimética da criança na pré-escola, fundamentada em uma nova concepção de infância, que não encontramos nas políticas públicas de Educação Infantil, na formação de professores e nas práticas pedagógicas.
Abstract: As of the problematization of the Law 12.796/2013 that indicated the obligatoriness of 4 and 5 years old children’s enrollment in preschool, we propose as general goal to the present thesis, explain the theoretical bases that make it possible to think about early childhood education in order to generate the conditions for the integral formation of the child in the light of Walter Benjamin's philosophical contributions on childhood, politics and education. The relevance of the proposed theme is justified by the importance of the analysis that is intended to be carried out on the context of the changes imposed by Law 12,796/2013 for Brazilian Early Childhood Education, about its complexity and implications for the integral development of the child. We seek to resume the debate on Early Childhood Education as a child's right, pointing out questions about the imposition of mandatory school enrollment for young children and the form of effective education. We carried out a bibliographical and documental study, through the literature review in articles, theses and dissertations and the pertinent legislation. To think about a new proposal for Early Childhood Education, we chose Walter Benjamin's philosophy as a theoretical contribution, as this theme has always been present in the author's work, especially the issue of childhood perception and the child's cognitive process, as well as the criticism of form of education in modern society Proceeded to the historical contextualization of the writings and the social, political and cultural elements that supported Walter Benjamin's reflection on childhood and education, methodology that made it possible to verify that early childhood education, as well as the entire process of formation of our society, has as its background the most varied forms of control and repression. The research showed that the Brazilian Early Childhood Education has been organized by educational public policies that follow the principles of modernity and instrumental rationality, adapting the innovative discourses and interests of the groups that organize themselves in power. Thus, the analysis categories focus on the elements of contradiction between what is laid down in Law 12.796/2013 for Early Childhood Education and the way in which it is being fulfilled in its entirety. The research results indicated several problems around the fulfillment of the referred Law, such as the absence of a specific curriculum, the disparity between the supply and demand for places in Early Childhood Education, the lack of adequate physical structure in most school institutions and the non-specific training of teachers. From the contrast between the objectives of the Law and the idea of education envisioned in Benjamin's writings, we defend the possibility of building an Early Childhood Education that contemplates and values the mimetic experience of the child in preschool, based on a new conception of childhood, which we have not found in public policies for Early Childhood Education, in teacher training and in pedagogical practices.
Keywords: Política
Educação infantil
Criança
Infância
Experiência mimética
Walter Benjamin
Politics
Child education
Child
Childhood
Mimetic experience.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Nascimento, Edaniele Cristine Machado do. Política, infância e educação: proposições para a valorização da experiência mimética da criança na pré-escola. 2021. 211 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1843
Issue Date: 1-Oct-2021
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICA, INFANCIA E EDUCACAO.pdf1.58 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.