Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1841
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias de mediação no processo comunicativo: o clube da Alice como aliado na relação de consumo em época de pandemia
???metadata.dc.creator???: Slongo, Bruna Marrocos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fort, Mônica Cristine
???metadata.dc.contributor.referee1???: Caetano, Kati
???metadata.dc.contributor.referee2???: Mader, Maria Paula
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa estuda a possibilidade do Clube da Alice, um grupo feminino no site de rede social Facebook, ser compreendido como aliado nas relações de consumo no período pandêmico Covid 19. O grupo congrega mulheres da grande Curitiba (Paraná - Brasil) e possui como foco o empreendedorismo, apesar de se caracterizar não apenas como espaço de comércio, mas de trocas de experiências e de indicações de serviços e produtos. O objetivo geral da pesquisa é compreender a mediação entre os administradores do grupo Clube da Alice e suas participantes como aliada à relação de consumo durante um recorte temporal da pandemia da Covid-19. Como objetivos específicos, encontram-se compreender quais são as ações comunicacionais utilizadas pelos administradores junto aos integrantes do grupo; analisar de que forma essas ações interferem nas interações entre os membros; observar como essas interações entre os membros durante o período estudado (abril 2020 a dezembro 2020) refletiram no empreendedorismo feminino local; compreender as flutuações quanto ao número de membros durante o período selecionado. O método de pesquisa proposto para atingir os objetivos será de abordagem quantitativa, de forma prática e explicativa, com levantamento de dados e aporte bibliográfico, a partir de duas principais métricas: como o engajamento das mulheres do grupo variou no recorte temporal escolhido e como os negócios dessas mulheres foram impactados em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso foi possível a partir da análise das mediações dos administradores do grupo e como essas interferem nas interações das participantes. Também se considera na análise de dados a própria ferramenta de métricas do Facebook.
Abstract: This research studies the possibility of Clube da Alice, a female group on the social networking site Facebook, being understood as an ally in consumer relations in the Covid 19 pandemic period. The group brings together women from greater Curitiba (Paraná - Brazil) and is focused on entrepreneurship, despite being characterized not only as a space for commerce, but for the exchange of experiences and indications of services and products. The general objective of the research is to understand the mediation between the administrators of the Clube da Alice group and its participants as an ally of the consumption relationship during a time frame of the Covid19 pandemic. As specific objectives, it is found to understand which are the communication actions used by the administrators with the members of the group; analyze how these actions interfere in the interactions between members; observe how these interactions between members during the study period (April 2020 to December 2020) reflected on local female entrepreneurship; understand the fluctuations in the number of members during the selected period. The research method proposed to achieve the objectives will be a quantitative approach, in a practical and explanatory way, with data collection and bibliographic input, based on two main metrics: how the engagement of women in the group varied in the chosen time frame and how these women's businesses were impacted over the same period last year. This was possible based on the analysis of the mediations of the group administrators and how these interfere in the participants' interactions. Also considered in the data analysis is Facebook's own metrics tool.
Keywords: Comunicação
Rede social
S-commerce
Facebook
Clube da Alice
Communication
Social network
S-commerce
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Slongo, Bruna Marrocos. Estratégias de mediação no processo comunicativo: o clube da Alice como aliado na relação de consumo em época de pandemia. 2021. 106 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1841
Issue Date: 20-Sep-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTRATEGIAS DE MEDIACAO.pdf1.2 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.