Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Sandra Regina Rodrigues dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1410767272594964por
dc.contributor.advisor1Rosa, Maira Arlete-
dc.contributor.referee1Leite, Maria Alzira-
dc.contributor.referee2Fontana, Maria Iolanda-
dc.date.accessioned2021-09-01T11:28:12Z-
dc.date.issued2021-03-31-
dc.identifier.citationSantos, Sandra Regina Rodrigues dos. Ações da equipe gestora para a formação integral em escolas da rede municipal de ensino de Curitiba. 2021. 162 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1829-
dc.description.resumoO estudo trata de ações da equipe gestora para a formação integral de estudantes do Ensino Fundamental I em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. A questão de pesquisa é: como se dão as ações da equipe gestora para a formação integral dos estudantes, na perspectiva da gestão democrática em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba? Os objetivos de pesquisa são: geral - analisar as ações da equipe gestora para a formação integral de estudantes em escolas públicas de ensino fundamental da RME; Os objetivos específicos: - Investigar a produção do conhecimento sobre a formação integral na educação básica nos bancos de teses e dissertações: ANPED, BDTD, CAPES PERIÓDICO, UFPR, USP; - Conhecer a atuação da equipe gestora para a formação integral em escolas da RME de Curitiba; - Analisar as ações desenvolvidas pela equipe gestora para a formação integral nas escolas pesquisadas. As referências teóricas para critérios de formação integral são: Arroyo (2015),ao afirmar que não é a educação que é integral, a formação humana é que é integral; também foram considerados Moll (2009) e Pacheco (2019),entre outros. Para a gestão democrática, destacam-se Dourado (2012),Ferreira (2004) e Paro (1996).A pesquisa, de abordagem qualitativa e descritiva, foi realizada em três escolas de Ensino Fundamental da rede municipal de Curitiba. Os dados foram coletados por meio de documentos e entrevistas com gestores das escolas. São resultados desta pesquisa as seguintes proposições: ações mais agressivas da gestão diretiva na promoção da gestão democrática para a formação integral dos estudantes da RME de Curitiba; ampliação da carga horária dos estudantes com oferta de projetos educativos e culturais; construção coletiva (comunidade escolar) de novos espaços educativos nas escolas e exploração por toda comunidade escolar; assegurar a formação continuada com a temática gestão democrática para as equipes gestoras; investimento no trabalho com projetos integrados; ampliação do número de aulas de campo, e, ainda, exploração dos espaços educativos nas prática docente presentes nos planejamentos dos professores.por
dc.description.abstractThe study deals with actions of the management team for the integral training of elementary school students in schools of the Municipal School Network of Curitiba. The research question is: how do the actions of the management team for the integral training of students take place, from the perspective of democratic management in schools of the Municipal Education Network of Curitiba? The research objectives are: general - to analyze the actions of the management team for the integral training of students in public elementary schools of the RME; to discuss democratic management and the construction of the PPP for full training; characterize the performance of the management team that contributes to the integral training of students in public schools in the city of Curitiba; and to analyze the actions of the management team for the integral training of students in the schools surveyed. The theoretical references for criteria of integral formation are: Arroyo (2015),stating that it is not education that is integral, human formation is integral; were also considered Moll (2009) and Pacheco (2019),among others. For democratic management, golden (2012),Ferreira (2004) and Paro (1996) stand out. Thesearch, with a qualitative and descriptive approach, wascarried out in three elementary schools of the municipal network of Curitiba. Data were collected through observation; documents (Elementary School Curriculum I: Dialogues with BNCC),14 questionnaires via electronic and 3 interviews with school managers. The following propositionsare the results of the research:more aggressive actions of the management directive in the promotion of democratic management for the integral training of students of the RME of Curitiba; expansion of the workload ofstudents offering educational and cultural projects; collective construction (school community) of new educational spaces in schools and exploitation by the entire school community; ensuring continued training with the theme democratic management for the management teams; investment in the work with integrated projects; expansionof the numberof fieldclasses, and also exploration of educational spaces in teaching practices present in teachers' planning.eng
dc.description.abstractEl estudio aborda las acciones del equipo directivo para la formación integral de los alumnos de primaria en las escuelas de la Red Escolar Municipal de Curitiba. La pregunta de investigación es: ¿cómo se llevan a cabo las acciones del equipo directivo para la formación integral de los estudiantes, desde la perspectiva de la gestión democrática en las escuelas de la Red Municipal de Educación de Curitiba? Los objetivos de la investigación son: general - analizar las acciones del equipo directivo para la formación integral de los estudiantes en las escuelas primarias públicas de la RME; discutir la gestión democrática y la construcción de la APP para la capacitación completa; caracterizar el desempeño del equipo directivo que contribuye a la formación integral de los estudiantes de las escuelas públicas de la ciudad de Curitiba; y analizar las acciones del equipo directivo para la formación integral de los alumnos en las escuelas encuestadas. Las referencias teóricas para los criterios de formación integral son: Arroyo (2015),afirmando que no es la educación lo que es integral, la formación humana es integral; también fueron considerados Moll (2009) y Pacheco (2019),entre otros. Por gestión democrática destacan Golden (2012),Ferreira (2004) y Paro (1996). La investigación, con un enfoque cualitativo y descriptivo, se realizó en tres escuelas primarias de la red municipal de Curitiba. Los datos fueron recolectados por medio de la observación; documentos (Currículo I de Escuela Primaria: Diálogos con BNCC),14 cuestionarios vía electrónicos y 3 entrevistas con directores de escuela. Las siguientes propuestas son los resultados de la investigación: acciones más agresivas de la directiva de gestión en la promoción de la gestión democrática para la formación integral de los estudiantes de la RME de Curitiba; ampliación de la carga de trabajo delos estudiantes que ofrecen proyectos educativos y culturales; construcción colectiva (comunidad escolar) de nuevos espacios educativos en las escuelas y la explotación por parte de toda la comunidad escolar; asegurarla formación continua con el tema gestión democrática para los equipos de gestión; laampliacióndel número de clases sobre el terreno, así como la exploración de los espacios educativos en las prácticas docentes presentes en la planificación de los profesores.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-09-01T11:28:12Z No. of bitstreams: 1 ACOES DA EQUIPE GESTORA.pdf: 3426757 bytes, checksum: 365ff15d495e21334fde0f0c622aed27 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-01T11:28:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACOES DA EQUIPE GESTORA.pdf: 3426757 bytes, checksum: 365ff15d495e21334fde0f0c622aed27 (MD5) Previous issue date: 2021-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação integralpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectEquipe gestorapor
dc.subjectRede municipal de ensino de Curitibapor
dc.subjectIntegral trainingeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectPublic schooleng
dc.subjectManagement teameng
dc.subjectFormación integralspa
dc.subjectGestión democráticaspa
dc.subjectEscuela públicaspa
dc.subjectEquipo de gestoresspa
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAções da equipe gestora para a formação integral em escolas da rede municipal de ensino de Curitibapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACOES DA EQUIPE GESTORA.pdf3.35 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.