Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1827
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estratégias afetivas presentes na divulgação de animais em programas de infotenimento: o caso da primeira leoa branca nascida no Brasil
???metadata.dc.creator???: Tochetto, Maria Lúcia Barreto
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Fort, Mônica Cristine
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fischer, Sandra
???metadata.dc.contributor.referee2???: Freitas, Ricardo Ferreira
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se de estudo sobre a presença e utilização do afeto nas estratégias narrativas da mídia observadas em reportagens sobre a primeira leoa branca nascida no Brasil. O objetivo é investigar a ocorrência do afeto e das emoções como recurso usado pela imprensa para atrair a audiência, em especial nos programas chamados de infotenimento, que mesclam jornalismo e entretenimento. Como objetivo secundário, verificar se o uso do afeto pela assessoria de imprensa é apropriado pela mídia em suas narrativas. Como embasamento teórico, utiliza as estratégias sensíveis de Muniz Sodré (2006) e traz como metodologia a análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977), verificando as narrativas ali predominantes, por meio das categorias som, imagem, tatilidade e expressões. O corpus da pesquisa engloba cinco reportagens veiculadas pela mídia, sendo três pela TV Globo (duas do programa Fantástico, uma do programa Encontro e outra do programa Vídeo Show) e uma pela TV SBT (Programa do Ratinho). Dessa forma, busca-se entender como se dá a relação entre assessoria de imprensa e mídia e desta com seus telespectadores, tendo o afeto como elemento comum a todos os interlocutores em suas interações.
Abstract: This is a study about the presence and use of affection in media narrative strategies observed in reports about the first white lioness born in Brazil. The objective is to investigate the occurrence of affection and emotions as a resource used by the press to attract the audience, especially in programs called infotainment, which mix journalism and entertainment. As a secondary objective, verify whether the use of affection by the press relations is appropriated by the media in their narratives. As a theoretical basis, it uses the sensitive strategies of Muniz Sodré (2006) and brings as a methodology the content analysis of Laurence Bardin (1977), verifying the prevailing narratives, through the categories sound, image, tactility and expressions. The research corpus includes five reports broadcast by the media, three on TV Globo (two on the Fantástico, one on the Encontro and one on the Vídeo Show) and one on TV SBT (Programa do Ratinho). In this way, we seek to understand how the relationship between press relations and the media takes place and between this and its viewers, having affection as a common element to all interlocutors in their interactions.
Keywords: Afeto
Estratégias sensíveis
Assessoria de imprensa
Mídia
Televisão
Felinos
Clara (leoa)
Affection
Sensitive strategies
Press relations
Media
Television
Feline
Clara (lioness)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação e Linguagens
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Comunicação e Linguagens
Citation: Tochetto, Maria Lúcia Barreto. Estratégias afetivas presentes na divulgação de animais em programas de infotenimento: o caso da primeira leoa branca nascida no Brasil. 2021. 132 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1827
Issue Date: 21-Jul-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E LINGUAGENS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTRATEGIAS AFETIVAS.pdf1.67 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.