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dc.creatorTochetto, Maria Lúcia Barreto-
dc.contributor.advisor1Fort, Mônica Cristine-
dc.contributor.referee1Fischer, Sandra-
dc.contributor.referee2Freitas, Ricardo Ferreira-
dc.date.accessioned2021-08-26T12:35:11Z-
dc.date.issued2021-07-21-
dc.identifier.citationTochetto, Maria Lúcia Barreto. Estratégias afetivas presentes na divulgação de animais em programas de infotenimento: o caso da primeira leoa branca nascida no Brasil. 2021. 132 f. Dissertação( Mestrado em Comunicação e Linguagens) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1827-
dc.description.resumoTrata-se de estudo sobre a presença e utilização do afeto nas estratégias narrativas da mídia observadas em reportagens sobre a primeira leoa branca nascida no Brasil. O objetivo é investigar a ocorrência do afeto e das emoções como recurso usado pela imprensa para atrair a audiência, em especial nos programas chamados de infotenimento, que mesclam jornalismo e entretenimento. Como objetivo secundário, verificar se o uso do afeto pela assessoria de imprensa é apropriado pela mídia em suas narrativas. Como embasamento teórico, utiliza as estratégias sensíveis de Muniz Sodré (2006) e traz como metodologia a análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977), verificando as narrativas ali predominantes, por meio das categorias som, imagem, tatilidade e expressões. O corpus da pesquisa engloba cinco reportagens veiculadas pela mídia, sendo três pela TV Globo (duas do programa Fantástico, uma do programa Encontro e outra do programa Vídeo Show) e uma pela TV SBT (Programa do Ratinho). Dessa forma, busca-se entender como se dá a relação entre assessoria de imprensa e mídia e desta com seus telespectadores, tendo o afeto como elemento comum a todos os interlocutores em suas interações.por
dc.description.abstractThis is a study about the presence and use of affection in media narrative strategies observed in reports about the first white lioness born in Brazil. The objective is to investigate the occurrence of affection and emotions as a resource used by the press to attract the audience, especially in programs called infotainment, which mix journalism and entertainment. As a secondary objective, verify whether the use of affection by the press relations is appropriated by the media in their narratives. As a theoretical basis, it uses the sensitive strategies of Muniz Sodré (2006) and brings as a methodology the content analysis of Laurence Bardin (1977), verifying the prevailing narratives, through the categories sound, image, tactility and expressions. The research corpus includes five reports broadcast by the media, three on TV Globo (two on the Fantástico, one on the Encontro and one on the Vídeo Show) and one on TV SBT (Programa do Ratinho). In this way, we seek to understand how the relationship between press relations and the media takes place and between this and its viewers, having affection as a common element to all interlocutors in their interactions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2021-08-26T12:35:11Z No. of bitstreams: 1 ESTRATEGIAS AFETIVAS.pdf: 1709944 bytes, checksum: 5d3939b71494ead910f9df6a991c8596 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-08-26T12:35:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESTRATEGIAS AFETIVAS.pdf: 1709944 bytes, checksum: 5d3939b71494ead910f9df6a991c8596 (MD5) Previous issue date: 2021-07-21eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentComunicação e Linguagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Comunicação e Linguagenspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAfetopor
dc.subjectEstratégias sensíveispor
dc.subjectAssessoria de imprensapor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectFelinospor
dc.subjectClara (leoa)por
dc.subjectAffectioneng
dc.subjectSensitive strategieseng
dc.subjectPress relationseng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectTelevisioneng
dc.subjectFelineeng
dc.subjectClara (lioness)eng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleEstratégias afetivas presentes na divulgação de animais em programas de infotenimento: o caso da primeira leoa branca nascida no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
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