Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1812
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As práticas de leitura no processo inicial de alfabetização em uma escola pública
???metadata.dc.creator???: Soistak, Maria Marilize 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Joe de Assis
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Leite, Maria Alzira
???metadata.dc.description.resumo???: Esta investigação tem como objeto as práticas pedagógicas de leitura no processo inicial de alfabetização, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa, Paraná. Na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e na Prova Brasil, os alunos obtiveram, nas últimas aferições, índices de desempenho mais baixos nas habilidades de leitura se comparados com os índices de desempenho nas habilidades de escrita. O índice médio de desempenho dos alunos nas habilidades de leitura, no município de Ponta Grossa, também se mostrou aquém do esperado, justificando a necessidade de uma pesquisa voltada para o eixo leitura. Nesse município, há escolas que se destacam positivamente por apresentarem índices de proficiência desejáveis em relação a leitura. Essas escolas instigam investigações para identificar e analisar ações que podem desencadear bons resultados em outras instituições de ensino. A análise do desempenho das escolas do município de Ponta Grossa provocou a formulação da pergunta desta investigação: quais desafios se apresentam nas práticas pedagógicas de leitura envolvidas no processo de alfabetização e letramento, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa? O objetivo geral foi analisar os desafios descritos por um grupo de professores dessa escola, quando desenvolvem práticas de leitura junto aos seus alunos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, desenvolvida a partir de revisão de literatura referente ao tema, e da análise de documentos e legislação referentes à alfabetização no âmbito nacional e municipal. A pesquisa também envolveu um trabalho de campo, com base na aplicação de questionário online (plataforma FORMS/ Microsoft) e de um método de grupo de discussão (GD) aplicado na escola junto a professores dos anos iniciais do ciclo de alfabetização do Município de Ponta Grossa. Os autores utilizados na pesquisa são, principalmente, Mortatti (2000, 2010 e 2015), Soares (2003, 2017) e Pérez (2008), para fundamentar as concepções de prática pedagógicas direcionadas a leitura e Wolf (2019) para o estudo dos desafios para a aprendizagem da leitura. Dentre os resultados da pesquisa destaca-se o desafio de transformar espaços e momentos adequados para as práticas de leitura, bem como utilizar atividades diversificadas e conhecer os alunos para melhor escolher diferentes métodos ou abordagens de trabalho com a leitura.
Abstract: This investigation has as object the pedagogical practices of reading in the initial process of literacy, in a school of the Municipal Education Network of Ponta Grossa, Paraná. In the National Literacy Assessment (ANA) and in the Prova Brasil, students obtained, in the latest measurements, lower performance rates in reading skills compared to performance rates in writing skills. The average index of student performance in reading skills, in the municipality of Ponta Grossa, is also below expectations, justifying the need for research focused on the reading axis. In this municipality, there are schools that stand out positively because they have desirable levels of proficiency in relation to reading. These schools instigate investigations to identify and analyze actions that can trigger good results in other educational institutions. The analysis of the results of the schools in the municipality of Ponta Grossa caused the formulation of the question of this investigation: what challenges are presented in the pedagogical practices of reading involved in the process of literacy and literacy, in the initial years of Elementary Education, in a school in the Municipal Network Teaching in Ponta Grossa? The general objective was to analyze the challenges described by a group of teachers from that school, when they develop reading practices with their students. It is a qualitative research, exploratory in nature, developed from a literature review on the subject, and from the analysis of documents and legislation related to literacy at the national and municipal levels. The research also involves fieldwork, based on the application of an online questionnaire (FORMS / Microsoft platform) and a discussion group (DG) method applied at school with teachers from the early years of the literacy cycle in the Municipality of Ponta Thick. The authors used in the research are, mainly, Mortatti (2000, 2010 and 2015), Soares (2003, 2017) and Pérez (2008), to support the pedagogical practice conceptions directed to reading and Wolf (2019) for the study of the challenges for learning to read. Among the research results, the challenge of transforming spaces and moments suitable for reading practices, as well as using diversified activities and getting to know students to better choose different methods or approaches to working with reading.
Keywords: Educação
Práticas pedagógicas
Leitura
Alfabetização
Letramento
Education
Pedagogical practices
Reading
Literacy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Soistak, Maria Marilize. As práticas de leitura no processo inicial de alfabetização em uma escola pública. 2021. 153 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1812
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS PRATICAS DE LEITURA NO PROCESSO.pdf2.26 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.