Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1809
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Política de formação de gestores no município de Pinhais/PR: legislação da educação relacionada às responsabilidades do gestor escolar
???metadata.dc.creator???: Luvizotto, Cristiane 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.contributor.referee1???: Torres, Renato
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Rita de Cássia
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como objetivo identificar a política de formação continuada dos gestores escolares da rede Municipal de Pinhais, no estado do Paraná, a partir da participação na formação continuada. Os objetivos específicos são analisar as ferramentas jurídicas e legais relacionadas à rotina do gestor escolar a fim de subsidiálos em suas ações, compreender os compromissos e responsabilidades do papel do gestor e discutir a formação continuada para gestores escolares no Município de Pinhais. Objetiva-se, também, a melhoria na qualidade da educação e tornar seus trabalhadores aptos a atender às novas habilidades e competências devido às reformas implementadas no país com a democratização nos anos 1980. O estudo se justifica pela importância de compreender a problemática da formação continuada oferecida aos gestores escolares das escolas municipais da educação básica vinculadas à Secretaria Municipal da Educação, partindo do entendimento de que a gestão é responsável pela elaboração coletiva do processo de ensino, aprendizagem e aperfeiçoamento das atividades de funcionamento interno em uma perspectiva democrática. A formação de gestores escolares atende às demandas do município ou contribui para os avanços rumo à educação democrática e emancipadora? Dessa forma, acredita-se que os gestores das escolas de educação básica desempenham um papel relevante na composição de serviços de qualidade, o que ajuda a garantir a intermediação entre a educação escolar e a implementação das políticas. Nesse sentido, será importante compreender alguns dos contrassensos que constituem a gestão escolar, que estão no campo das políticas públicas e do desempenho profissional. A escolha do tema se deu pela experiência da autora enquanto gestora de uma instituição escolar e pela dificuldade enfrentada ao assumir a direção da escola sem capacitação prévia. Para a realização desta pesquisa, foram utilizadas análise documental e revisão bibliográfica sobre gestão e formação de gestores. Na bibliografia, destacam-se os autores que mais contribuíram com a administração escolar no Brasil, como Dourado (2006), Ferreira (2003), Libâneo (2015), Lück (2008), Paro (2010) e Vasconcellos (2006). Foram analisados também textos legais que dispõem sobre a gestão da escola, entre eles: Constituição Federal (CF) de 1988; Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96); Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 10.172; Plano de Desenvolvimento de Educação (PDE); Regimento Escolar do Município de Pinhais; e Estatuto do Servidor Público do Município de Pinhais. Os resultados da pesquisa apontam que as políticas para a formação continuada de gestores em nível municipal, para as instituições escolares, capacitam os profissionais, sanando brechas deixadas por sua formação inicial. Identificou-se, por meio da análise das entrevistas com a Secretaria de Educação, que os gestores não possuem clareza sobre como administrar eficientemente as escolas e aprendem sua função no dia a dia, conforme seus acertos e erros. Assim, compreende-se a necessidade de promover uma capacitação prévia, mais ampla, na qual o futuro gestor escolar adquira os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao exercício de seu cargo, assim como possa auxiliar na construção de uma educação pública de qualidade. Nesse sentido, foi sugerida uma reformulação no processo de formação continuada e, em caráter complementar, maiores detalhamentos em relação à política de formação de gestores da Secretaria de Educação de Pinhais.
Abstract: This research has objective to identify the policy of continuing fomartion of the school managers in the municipal network of Pinhais, State of Paraná, as of on participation in continued education. The specific objectives are to analyze the legal and legal tools that are related to the school manager's routine in order to subsidize them in their actions, understand the commitments and responsibility of the manager's role and discuss the continuing education for school managers in the Municipality of Pinhais. It also aims to improve the quality of education and the purpose of making its workers able to meet the new skills and competences due to the reforms implemented in the country with democratization in the 80s. This research is justified by the importance of understanding the problem the continuing education offered to school managers of municipal schools of basic education linked to the Municipal Education Department, based on the understanding that management is responsible for the collective elaboration of the process of teaching, learning and improving internal functioning activities in a democratic perspective. Did training for school managers meet the demands of the municipality or contribute to advances towards democratic and emancipatory education? That way, it is believed that the managers of basic education schools play a relevant role in the composition of quality service, which helps to ensure the intermediation between school education and the implementation of policies. In this sense, it will be important to understand some of the contradictions that constitute school management, which are in the field of public policies and professional performance. The choice of this theme was due to the author's experience as the manager of a school institution and the difficulty faced in assuming the direction of the school without any previous training. For the accomplishment of this research, it is constituted through documental analysis and bibliographic review on Management and formation of managers. Among them, we highlight the authors who contributed most to school administration in Brazil, such as Dourado (2006), Ferreira (2003), Libâneo (2015), Lück (2008), Paro (2010), Vasconcellos (2006). There is also an analysis of legal texts that deal with school management, such as: Federal Constitution (FC) of 1.988, Law of Guidelines and Bases - LDB 9394/96, National Education Plan (PNE) - Law 10.172, Development Plan of Education (PDE), School Rules of the Municipality of Pinhais, Statute of Public Servants of the Municipality of Pinhais. The results of the research indicate that the policies for the continuous training of managers at the Municipal level for school institutions, the training to remedy the gaps left by the initial training of these managers. It was identified, through the analysis of the interviews with the education secretary, that the managers are not clear on how to efficiently manage the school and learn the function in their day-to-day with successes and mistakes. In this way, the need for a broader prior training is understood, in which the future school manager acquires the knowledge, skills and attitudes necessary for the exercise of his position and so that he can assist in the construction of a quality public education. In this sense, a reformulation in the continued training was suggested and, in addition, further details are suggested to the policy for training managers of the Secretariat of Education of Pinhais.
Keywords: Gestão escolar
Formação de gestores
Educação
School management
Training of managers
Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Luvizotto, Cristiane. Política de formação de gestores no município de Pinhais/PR: legislação da educação relacionada às responsabilidades do gestor escolar. 2021. 87 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1809
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICA DE FORMACAO DE GESTORES.pdf601.32 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.