Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1808
???metadata.dc.type???: Tese
Title: As interfaces educação especial e educação do campo: elementos constitutivos e o sujeito no discurso políticopedagógico na produção acadêmica e documental
???metadata.dc.creator???: Festa, Priscila Soares Vidal 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Berberian, Ana Paula
???metadata.dc.contributor.referee1???: Guarnirello, Ana Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ferreira, Rebeca Szczawlinska Mucenieks
???metadata.dc.contributor.referee4???: Marcoccia, Patrícia Correia de Paula
???metadata.dc.contributor.referee5???: Zchlesener, Anita Helena
???metadata.dc.description.resumo???: A educação brasileira acumula conquistas, no campo dos direitos sociais, significativas ao longo do século XX. Nesse segmento, especificações foram construídas a partir das demandas e das lutas dos trabalhadores do campo e da cidade, e das pessoas com deficiência. Na produção acadêmica, a partir do contexto educacional brasileiro, verificou-se a presença da temática sobre as interfaces Educação Especial e Educação do Campo, gerando a produção do conhecimento a respeito desse fenômeno social. Embora as interfaces sejam apontadas nas pesquisas acadêmicas e nos documentos oficiais, afirma-se que as interfaces entre a Educação Especial e Educação do Campo estão em vias de construção no âmbito real. Mediante esse objeto, surge a seguinte problematização: Quais são os elementos constitutivos que dão a configuração às interfaces Educação Especial e Educação do Campo? Elencou-se como objetivo geral identificar os elementos constitutivos que configuram as interfaces Educação Especial e Educação do Campo. O procedimento técnico é de natureza bibliográfica e documental em uma abordagem pesquisa quali – quantitativa. Como orientação metodológica, optou-se por utilizar duas correntes teóricas que têm o materialismo como sua matriz epistemológica: Materialismo Histórico – Dialético (com a categoria contradição) e a Análise Dialógica do Discurso (conceito de alteridade). A pesquisa bibliográfica foi composta por meio de livros, artigos, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e trabalhos publicados em anais de eventos em um total de 73 produções científicas sobre as interfaces. Na pesquisa documental, foram levantados protocolos internacionais e documentos oficiais (leis, decretos, resoluções e diretrizes) que foram produzidos nas modalidades educacionais de Educação do Campo e Educação Especial, além de documentos produzidos pela sociedade civil. Também, para investigar a formação de professores do campo foram utilizadas as matrizes curriculares e as ementas de 30 cursos de licenciatura em Educação do Campo presentes em 18 estados do Brasil. Nos documentos analisados foram elencados os seguintes eixos temáticos: pessoa com deficiência, diversidade, Educação Especial, formação docente. A partir da análise dos dados, foram identificados três elementos constitutivos das interfaces, a saber, o protagonismo do sujeito e as lutas por direito, a invisibilidade e a formação docente. As pesquisas acadêmicas confirmam que a Educação Especial na Educação do Campo está indo na “contramão” do movimento global pela inclusão escolar, pois existe uma grande distância entre o ideal proposto no arcabouço normativo e a realidade precária nas escolas do campo. Ao findar a pesquisa, sustentamos a tese de que as interfaces Educação Especial e Educação do Campo estão em processo de construção, sendo suas marcas o protagonismo dos sujeitos, a invisibilidade produzida socialmente sobre trabalhadores do campo e pessoas com deficiência e a formação docente. Em todos os elementos constitutivos das interfaces estão expressas as contradições no âmbito estrutural da sociedade brasileira e as contradições inscritas na dificuldade existente na arquitetura dos prédios escolares ao receber o aluno com deficiência (embora as políticas de acessibilidade indiquem as diretrizes), nas matrizes curriculares e na relação dos sujeitos da escola e a comunidade na qual essa está inserida.
Abstract: Brazilian education accumulated significant achievements in the field of social rights throughout the 20th century. In this segment, specifications were established based on the demands and struggles of workers in the field and the city, and of people with disabilities. In the academic production, from the Brazilian educational context, the presence of the theme on the interfaces of Special Education and Countryside Education was found, generating the production of knowledge on this social phenomenon. Although the interfaces appears in academic research and in official documents, it is stated that the interfaces Special Education and Countryside Education is under construction in the real world. In view of this object, the following questioning arises: What are the constituent elements that give the configuration to the interfaces Special Education and Countryside Education? The general objective was to identify the constituent elements that constitute the interfaces between Special Education and Countryside Education. The technical procedure is of documentary and bibliographical nature in a qualitative-quantitative research approach. As methodological guidance, we chose to use two theoretical currents that have materialism as their epistemological matrix: Historical Materialism – Dialectic (with the contradiction category) and the Dialogical Analysis of Discourse (concept of otherness). The bibliographic research was composed by means of books, articles, dissertations, theses and works published in annals of events in a total of 73 scientific productions on the interfaces. In the documentary research, international protocols and official documents (laws, decrees, resolutions and guidelines) were raised, and produced in the educational methods of Countryside Education and Special Education, in addition to documents produced by civil society. Also, to investigate the training of teachers in the field, the syllabus and summaries of 30 graduate courses in Countryside Education present in 18 Brazilian states were used. In the documents analyzed the following thematic axes were listed: a person with disability, diversity, Special Education, and teacher training. From the analysis of the data, three constitutive elements of the interfaces were identified, namely, the role of the subject and the struggles for rights, invisibility and teacher training. The academic research confirms that Special Education in Countryside Education is going in the "opposite direction" to the global movement for school inclusion, since there is a great distance between the ideal proposed in the regulatory framework and the precarious reality in schools in the rural area. At the end of the research, we sustained the thesis that the interfaces Special Education and Countryside Education is in the process of construction, in which their marks are the protagonism of the subjects, the invisibility produced socially on field workers and people with disabilities and teacher training. In all of the constituent elements of the interfaces there are the expression of contradictions in the structural framework of the Brazilian society and the contradictions contained in the existing difficulties in the architecture of school buildings to receive the student with disability (although the policies of accessibility indicate the guidelines), in the syllabus and in the list of subjects of the school and the community in which it is inserted.
Keywords: Interfaces
Educação do campo
Educação especial
Interfaces
Countryside education
Special education
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Festa, Priscila Soares Vidal. As interfaces educação especial e educação do campo: elementos constitutivos e o sujeito no discurso políticopedagógico na produção acadêmica e documental. 2020. 204 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1808
Issue Date: 11-May-2020
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AS INTERFACES EDUCAÇÃO.pdf3.11 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.