Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1807
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Práticas escolares e constituição dos sujeitos a partir do diagnóstico de transtorno e déficit de atenção e hiperatividade
???metadata.dc.creator???: Silva, Karina Labes da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tonocchi, Rita
???metadata.dc.contributor.referee1???: Massi, Gisele Aparecida de Athayde
???metadata.dc.contributor.referee2???: Signor, Rita de Cassia Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Guarinello, Ana Cristina
???metadata.dc.contributor.referee4???: Bortolozzi, Kyrlian Bartira
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos, com diversos avanços na educação inclusiva em todo o Brasil, verifica-se a discussão em torno de temas específicos no processo de ensino e aprendizagem escolar de sujeitos considerados com necessidades educacionais especiais, como o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Analisar e refletir acerca de teorias debruçadas sobre posição subjetiva de sujeitos com laudo de TDAH é fator importante na busca de práticas pedagógicas adequadas, especialmente, diante do cenário de medicalização do sistema educacional brasileiro. Esta dissertação encontra-se organizada a partir da elaboração de dois artigos científicos. O primeiro tem como objetivo analisar publicações na área de educação, voltadas à práticas pedagógicas destinadas a sujeitos com diagnóstico de TDAH, sendo efetivada uma revisão integrativa de literatura; foram observados os seguintes fundamentos: apresentação e distribuição dos artigos elencados e selecionados no período de 2014 a 2018; categorizações dos artigos de acordo com a natureza do estudo - Intervenção (INT), Estudo de caso (EC), sendo analisados, primordialmente, pressupostos teóricos que fundamentam as pesquisas. Assim, nove artigos foram analisados: seis referentes à Intervenção e três Estudos de Caso, sendo que dois abordam uma perspectiva contextualizada e sete, uma perspectiva medicalizante. Diante disso, aponta-se a uma reflexão das práticas pedagógicas, especialmente no entendimento da concepção de sujeito e de linguagem, alinhavado neste trabalho, e que remete ao sujeito como ser dialógico. O segundo artigo tem como objetivo analisar a visão de dois sujeitos que frequentam ensino médio em nível técnico, diagnosticados com TDAH, sobre suas posições acadêmicas, no tocante a questões histórico-sociais e a práticas educacionais pertinentes às suas formações. Para isso, foi realizada entrevista semiestruturada, em horários agendados previamente, de forma individual, sendo, então, os dados/resultados trabalhados a partir de análise dialógica do discurso. A associação de distúrbios/transtornos ao desempenho escolar dos sujeitos está, na atualidade, entre os discursos que circulam nas áreas de saúde e educação, como o TDAH, por meio de enunciados que inferem à concepção de medicalização na educação. Os resultados apresentam posições discursivas dos sujeitos marcadas pela ideologia dominante das outras vozes (Outro) que os condiciona como incapazes e diferentes, devido ao determinado diagnóstico de TDAH, afetando suas subjetividades, bem como questões históricas e sociais de suas vidas. Finaliza-se esta dissertação propondo reflexões acerca de práticas escolares vivenciadas por todos os envolvidos, entendendo que são necessários mais estudos de abordagem sócio-histórica direcionados a práticas pedagógicas, especialmente, em contextos circunscritos por distúrbios, como no caso de TDAH. Nesse sentido, espera-se fortalecer o profissional da educação, num espaço de discussão com vista ao processo de ensino e aprendizagem, por meio de práticas pedagógicas que considerem os sujeitos como constituídos na e pela linguagem.
Abstract: In recent years, with several advances in inclusive education throughout Brazil, there has been a discussion about specific issues in the process of teaching and learning in school for subjects considered to have special educational needs, such as Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). Analyzing and reflecting on theories about the subjective position of individuals with a medical diagnosis of ADHD is an important factor in the search for appropriate pedagogical practices, especially considering the medicalization scenario in the Brazilian educational system. This dissertation is organized around the elaboration of two scientific articles. The first aims to analyze publications in the field of education, focused on pedagogical practices aimed at subjects diagnosed with ADHD, and an integrative literature review was carried out; the following fundamentals were observed: presentation and distribution of articles listed and selected from 2014 to 2018; categorization of articles according to the nature of the study - Intervention (INT), Case Study (CS), being analyzed primarily the theoretical assumptions that underpin the studies. Thus, nine articles were analyzed: six referring to Intervention and three to Case Study, two approaching a contextualized perspective and seven, a medicalizing perspective. Given this scenario, a reflection on the pedagogical practices is called for, especially in the understanding of the conception of subject and language, aligned in this work, which refers to the subject as a dialogic being. The second article aims to analyze the view of two subjects diagnosed with ADHD who attend high school in a Career and Technical Education institution, about their academic positions, regarding historical-social issues and educational practices relevant to their training. To this end, semi-structured interviews were held, at previously scheduled times, on an individual basis, and the data/results were then worked on from a dialogic discourse analysis. The association of disorders/conditions to the school performance of the subjects is currently among the discourses that circulate in the areas of health and education, such as ADHD, through statements that infer to the conception of medicalization in education. The results present discursive positions of the subjects marked by the dominant ideology of the other voices (Other) that condition them as incapable and different, due to the given ADHD diagnosis, affecting their subjectivities, as well as historical and social issues of their lives. We conclude this dissertation proposing reflections about school practices experienced by all those involved, and we understand that more studies of socialhistorical approach are needed concerning pedagogical practices, especially in contexts circumscribed by disorders, as in the case of ADHD. In this sense, we expect to provide aids to help educators, in a space of discussion aiming at the teaching and learning process, through pedagogical practices that consider the subjects as constituted in and by language.
Keywords: Prática pedagógica
Inclusão escolar
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Medicalização
Pedagogical practice
School inclusion
Attention deficit hyperactivity disorder
Medicalization
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Distúrbios da Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Distúrbios da Comunicação
Citation: Silva, Karina Labes da. Práticas escolares e constituição dos sujeitos a partir do diagnóstico de transtorno e déficit de atenção e hiperatividade. 2020. 96 f. Dissertação( Mestrado em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1807
Issue Date: 18-Dec-2020
Appears in Collections:MESTRADO EM DISTÚRBIOS DA COMUNICAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATICAS ESCOLARES E.pdf640.08 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.