Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1787
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Fernanda Aparecida Loiola-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0378879025683127por
dc.contributor.advisor1Garcia, Joe-
dc.contributor.referee1Rosa, Maria Arlete-
dc.contributor.referee2Silva, Paulo Vinícius Baptista da-
dc.date.accessioned2020-10-21T12:21:58Z-
dc.date.issued2013-09-02-
dc.identifier.citationBarbosa, Fernanda Aparecida Loiola. Percepções de coordenadores pedagógicos sobre a indisciplina escolar. 2013. 257 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1787-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo a respeito das percepções de coordenadores pedagógicos sobre a indisciplina escolar na Educação Básica, realizada com profissionais das redes pública e privada da cidade de Tatuí/SP, durante os meses de novembro e dezembro de 2012. O objetivo geral da investigação foi desvelar quais os significados que tais sujeitos conferem ao fenômeno em função de suas experiências cotidianas. No que se refere à metodologia, a trajetória escolhida foi uma das vias da Pesquisa Qualitativa Fenomenológica, a saber, a modalidade Estrutura do Fenômeno Situado, tal como indicado por Machado (1994a, 1994b), Ferreira (1994a), Mocrosky (1997, 2010) e Bicudo (2011). Para a seleção das depoentes, utilizou-se o critério de amostragem intencional por variação máxima, conforme proposto por Patton (1990, p.172). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a um grupo de 32 coordenadores. Da totalidade dos relatos, explorou-se aqueles que apresentaram maior variabilidade em termos de experiência e de significados atribuídos à indisciplina escolar. O texto está organizado em cinco seções. O primeiro capítulo consiste em uma revisão de literatura sobre o fenômeno, em que se destacaram algumas investigações no cenário educacional mundial, com vista a situar o leitor sobre caminhos já percorridos em busca de uma compreensão mais profunda do tema. Na sequência, analisou-se o conceito de indisciplina a partir de diferentes olhares teóricos, com base em um conjunto de autores brasileiros e estrangeiros reconhecidos como referência no meio acadêmico. No terceito capítulo, fez-se uma reflexão acerca do fenômeno em estreita ligação com a figura do coordenador pedagógico, focalizando alguns estudos sobre o perfil desse profissional, sua rotina de trabalho e os desafios inerentes à função, principalmente no que tange à problemática abordada. O capítulo subsequente destina-se à descrição da metodologia utilizada para a realização do estudo, fundamentada em princípios da Fenomenologia, e do protocolo adotado para a interpretação dos dados. O último capítulo compreende a pesquisa empírica propriamente dita e as análises resultantes de todo o processo. Nesse sentido, primeiramente, são apresentadas as descrições provenientes da análise ideográfica, contendo uma síntese das falas das participantes e as unidades de significados que puderam ser extraídas de cada um dos relatos separadamente. Depois disso, partiu-se para a análise nomotética, composta de duas fases: o estabelecimento das convergências, caracterizando o que se denomina a estrutura geral do fenômeno; bem como das divergências, indicando as formas pessoais das coordenadoras enxergarem a realidade vivida. Finalmente, são tecidas algumas considerações sobre a atuação da coordenação pedagógica frente ao desafio da indisciplina escolar, sob uma dimensão preventiva ao seu aparecimento.por
dc.description.abstractThis dissertation presents a study about pedagogical coordinators perceptions about indiscipline at Basic Education schools, realized with professionals of public and private ring in Tatuí city, during November and December of 2012. The investigation general objective was reveal which means those people give to the phenomenon into their daily experiences at coordination. The path to work development was one of the lines of Phenomenological Qualitative Search, namely the modality Structure of Situated Phenomenon, as presented by Machado (1994a, 1994b), Ferreira (1994a), Mocrosky (1997, 2010) e Bicudo (2011). To select people who contributed to the investigation, was used the criterion of intentional sampling by maximum variation as proposed by Patton (1990, p.172). For the data collection, semi-structured interviews were realized, at first, involving a group of 32 coordinators. I have chosen data that showed much variability about experience and meanings attributed to the phenomenon. The first chapter consists in a literacy revise about school indiscipline, in which are highlighted some investigations on word educational scenery, intending show to the reader the traversed ways in search of a deeper comprehension about the theme. In the following, is made an analysis of indiscipline concept from different theoretical views, based on a group of Brazilian and foreigner authors, recognized as reference on academic ring. In the next chapter, a reflexing is promoted about the phenomenon and the coordinator work, presenting some studies involving those professionals, their work routine and the challenges of their function, meanly in front of the focused problematic. The following chapter describes the methodology that was used to realize the study, based on principles of the Phenomenology, as the adopted protocol to the interpretation of the data obtained in the field survey. The last chapter is about the empiric search and the process result analysis. Primly, descriptions are presented from ideographical analysis, with a summary of participants’ speeches and the units of means those could be extracted from each one of reports separately. After this, a nomothetic analysis is done composed by two levels: the convergences’ establishment, characterizing what is named phenomenon general structure; as the divergences, indicating the personal ways that coordinators see lived reality. Finally, some considerations are made about pedagogical coordination action in front of the challenges associated to school indiscipline, especially under a preventive dimension to its emergence.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-10-21T12:21:58Z No. of bitstreams: 1 PERCEPCOES DE COORDENADORES.pdf: 1933783 bytes, checksum: 57521d6ba3b3eef256558a2dbdd75499 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-21T12:21:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PERCEPCOES DE COORDENADORES.pdf: 1933783 bytes, checksum: 57521d6ba3b3eef256558a2dbdd75499 (MD5) Previous issue date: 2013-09-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectIndisciplina escolarpor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectCoordenadores pedagógicospor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPedagogical actseng
dc.subjectSchool indisciplineeng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectPedagogical coordinatorseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePercepções de coordenadores pedagógicos sobre a indisciplina escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PERCEPCOES DE COORDENADORES.pdf1.89 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.