Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1785
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Profissionalização e etnicidade na formação dos filhos dos imigrantes Suábios em entre rios, Paraná: a proposta curricular do conjunto educacional Imperatriz Dona Leopoldina (1974)
???metadata.dc.creator???: Eckstein, Manuela Pires Weissbock 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vecchia, Ariclê
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Schlesener , Anita
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Ademir Valdir dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Maria Antonia de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Knuppel, Maria Aparecida Crissi
???metadata.dc.contributor.referee4???: Dallabrida, Norberto
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta pesquisa foi estudar a proposta curricular dos três cursos técnicos oferecidos no Conjunto Educacional Imperatriz Dona Leopoldina, em 1974: o Curso Técnico em Agropecuária, o Curso Técnico em Economia Doméstica e o Curso Técnico em Contabilidade, com base numa análise das matrizes curriculares e planos de ensino. Os imigrantes suábios, conhecidos como Donauschwaben, colonizaram a região de Entre Rios, no centro-oeste do Estado do Paraná, a partir de 1951. O empreendimento que deu sustentação a todas as atividades do grupo foi a Cooperativa Agrária, ajudando na aquisição das terras, na organização das cinco colônias e de toda a infraestrutura que o grupo de imigrantes necessitou. As escolas primárias também foram constituídas com a ajuda da Cooperativa e, posteriormente, todo um complexo educacional foi criado, especialmente para atender os jovens, filhos dos imigrantes, que terminavam seus estudos no ensino primário. Neste percurso, buscamos responder as seguintes questões: como os cursos técnicos ofertados em 1974, no Conjunto Educacional Imperatriz Dona Leopoldina, ajudaram a constituir uma escola dos e para os filhos dos imigrantes? Como os elementos trabalho, identidade profissional, gênero e germanidade puderam estabelecer certas representações do grupo de imigrantes suábios com a escola e a comunidade? Para conseguir responder a esses questionamentos, propusemo-nos a analisar o contexto de criação, organização e funcionamento do Conjunto Educacional Imperatriz Dona Leopoldina; verificar como se estabeleceram as propostas curriculares da instituição escolar no início da década de 1970; analisar a Proposta Pedagógica e Curricular do Conjunto Educacional em 1974; compreender a articulação das disciplinas do Núcleo de Formação Geral e Formação Especial dos Cursos Técnicos ofertados em 1974 e buscar compreender as representações que se constituíram entre as disciplinas do Núcleo de Formação Especial e os elementos trabalho, identidade profissional, gênero e germanidade. Por se tratar de um estudo de caráter histórico, optamos por uma pesquisa do tipo bibliográfica e documental, recorrendo à análise da Proposta Pedagógica e Curricular do Conjunto Educacional Imperatriz Dona Leopoldina, datada de 1974, contemplando os seguintes procedimentos metodológicos: localização, levantamento, arrolamento e análise das fontes. Para tanto, realizamos a coleta de documentos no Arquivo do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina e, a partir dos dados levantados, compreendeu-se que a germanidade foi o elemento de representação que perpassou toda a constituição da escola étnica em Entre Rios, sobretudo quanto à história do grupo de imigrantes. Os princípios do Deutschtum, ou seja, da germanidade, tornaram-se, ao nosso ver, um movimento de permanência da cultura germânica em terras brasileiras e se conectou a todo o momento nas propostas curriculares, promovendo a constituição de uma escola dos e para os filhos dos imigrantes suábios em Entre Rios.
Abstract: The purpose of this research was to study the curricular proposal of the three technical courses offered by the joint educational “Conjunto Educacional Dona Leopoldina” in 1974: the Technical course in Agricultural, the Technical course in Domestic Economy and the Technical course in Accounting, from an analysis of the curricular matrices and the education planning´. The Swabian immigrants, known as Donauschwaben, had colonized the Entre Rios region, in the central-west of the Paraná State starting from 1951. The enterprise that has given support to the group was Cooperativa Agrária, assisting in the land acquisition, in the organization of the five colonies and in the entire infrastructure that the group of immigrants needed. The primary schools were also established with the assistance of the Cooperative and, later, an entire educational complex was created, especially in order to serve the youngsters, sons of the immigrants that finished their studies in the primary education. Along this path, we aim to answer the following question: how do the technical courses offered in 1974, in the “Conjunto Educacional Imperatriz Dona Leopoldina”, have assisted to constitute a school of the immigrant’s sons and for them? How do the elements work, professional identity, gender and German origins were able to stablish certain representations from the Swabian immigrants group with school and the community? In order to be able to answer those questioning, we have proposed to analyze the context of the creation, organization and functioning of the “Conjunto Educacional Imperatriz Dona Leopoldina”; verifying how was stablished the curricula proposal of the school institution in the beginning of the decade of 1970; analyzing The Pedagogical proposal and Curricula of the “Conjunto Educational Imperatriz Dona Leopoldina” in 1974; comprehending the articulation of the disciplines of the “Núcleo de Formação Geral e Especial” and the elements work, professional identity, gender and German origins. Because this is about a study of historical character, we have chosen a research of the bibliographical and documental sort, resorting to the analysis of the pedagogical proposal and curricular of the “Conjunto Educacional Imperatriz Dona leopoldina” dated from 1974 contemplating the following methodological procedures: localization, data surveys, lists and source analysis. For this purpose, we have collected documents from the files of the “Colégio Imperatriz Dona Leopoldina” and from the data collection, the German origins, as representation element passed through the entire constitution of the ethnic school in Entre Rios, mainly as the history of the immigrants.The principles of the Deutschtum, that is, the German origins, have become in our point of view, a movement of the permanence of the Germanic culture in Brazilian land and it connected itself to an entire moment of curricula proposals, promoting the constitution of a school of the sons of Swabian immigrants and for them in Entre Rios.
Keywords: Conjunto educacional Imperatriz Dona Leopoldina
Entre rios
Imigrantes Suábios
Currículo
Cursos técnicos
Swabian immigrants
Curricula
Technical courses
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Eckstein, Manuela Pires Weissbock. Profissionalização e etnicidade na formação dos filhos dos imigrantes Suábios em entre rios, Paraná: a proposta curricular do conjunto educacional Imperatriz Dona Leopoldina (1974). 2020. 258 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1785
Issue Date: 22-May-2020
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROFISSIONALIZACAO E ETNICIDADE.pdf2.52 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.