Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1768
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBezerra, Vivian Leamari Magalhães-
dc.contributor.advisor1Camargo, Denise-
dc.contributor.referee1Azevedo, Adriano-
dc.contributor.referee2Dias, Sara de Lima-
dc.date.accessioned2020-05-11T12:40:54Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.citationBezerra, Vivian Leamari Magalhães. Narrativas das histórias de vida da evasão escolar dos estudantes da educação de jovens e adultos – EJA. 2019. 62 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1768-
dc.description.resumoNo Brasil, os altos índices de evasão escolar apresentam impacto na formação para o trabalho dos jovens que abandonam a escola. Essa parcela da população fica excluída do mercado de trabalho formal por não conseguir inserção em vagas que exijam trabalho qualificado. O abandono precoce da escola regular tem sido objeto de preocupação dos educadores e requer medidas urgentes no âmbito das políticas públicas e dos planejamentos educacionais. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as narrativas de evasão escolar dos estudantes que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma instituição pública de ensino localizada em um município na região sul do Brasil. Trata-se de um estudo qualitativo, na perspectiva interpretativista, desenvolvida com 10 estudantes de uma turma do EJA. Estes foram convidados para participar de uma entrevista narrativa para fins de compartilhar suas histórias de vida, com foco principal na sua história na escola. Os relatos foram analisados por meio do procedimento de análise das narrativas segundo Flick (2009). O resultado da pesquisa identificou nas narrativas dos participantes, relatos de dificuldades financeiras e privações, que condicionaram a entrada precoce desses estudantes excluídos da escola no mercado do trabalho precário. Durante suas trajetórias de vida, esses estudantes vivenciaram uma sucessão de emoções que relacionam privações, sofrimentos, perdas de vínculos com familiares, e sentimentos de exclusão social. A pesquisa revelou que a afetividade é uma dimensão importante no estabelecimento de relações educacionais,um caminho que favorece a construção do sentimento de pertencimento e integração do estudante à comunidade,e assim, fortalece o objetivo de prosseguir em sua vida escolar.por
dc.description.abstractIn Brazil, the high rates of school evasion have an impact on the training for work of young people who leave school. This portion of the population remains excluded from the formal labor market by failing to fill vacancies which require qualified labor. Regular school early leaving has been an object of concern for educators and requires urgent measures within the framework of public policies and educational planning. This research aims to learn the school evasion narratives of students who frequented the Youth and Adult Education (YAE) at a public education institution located in a city in the southern region of Brazil. This is a qualitative study, from an interpretive perspective, developed with 10 students from a YAE class. They were invited to participate in a narrative interview to share their life stories with the main focus on their trajectory through school. The reports were analyzed through the narrative analysis procedure according to Flick (2009). The result of the research identified in the participants' narratives reports of financial difficulties and deprivations, which influenced the early entrance of these students excluded from the school in the precarious labor market. During the course of their lives, these students experienced a succession of emotions that relate to deprivations, suffering, loss of bonds with family members, and feelings of social exclusion. The research revealed that Affectivity is an important dimension in the establishment of educational relationships, a path which favors the construction of the feeling of belonging and the integration of the student in the community, and thus, strengthens the objective of pursuing their academic life.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-05-11T12:40:54Z No. of bitstreams: 1 NARRATIVAS DAS HISTORIAS.pdf: 1396676 bytes, checksum: ae1f59f49c8547929deb03eebade1a0a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-05-11T12:40:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NARRATIVAS DAS HISTORIAS.pdf: 1396676 bytes, checksum: ae1f59f49c8547929deb03eebade1a0a (MD5) Previous issue date: 2019-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectEvasão escolarpor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectMédio e EJApor
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectSchool evasion, Primary education, Secondary education and YAEeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleNarrativas das histórias de vida da evasão escolar dos estudantes da educação de jovens e adultos – EJApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NARRATIVAS DAS HISTORIAS.pdf1.36 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.