Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1758
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Desigualdade social e educação: considerações sobre o ensino médio no município de Adrianópolis – PR (1964-2017)
???metadata.dc.creator???: Paula, José Roberto Pereira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Schelesener, Anita Helena
???metadata.dc.contributor.referee1???: Boneti, Lindomar
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schwanka, Josélia Salomé
???metadata.dc.description.resumo???: Vários estudos têm demonstrado que é no ensino médio que ocorre o maior número de desistências e evasão escolar, e que há um alto percentual de 51% de brasileiros que não concluíram essa etapa educacional IBGE (2017). As avaliações externas também vêm demonstrando, por meio de variados índices, que há defasagem na apropriação de conhecimentos de alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio. No Município de Adrianópolis-PR, dados do INEP, (2016), apontam que houve 25% de evasão dos alunos no segundo ano do ensino médio. Diante dos dados nacionais, do estado do Paraná e da realidade cotidiana enfrentada em nossa experiência como professor do ensino médio em Adrianópolis, questiona-se: 1 - O que leva os alunos a se evadirem da escola nesta etapa de ensino? 2 - A contribuição desses jovens na complementação da renda familiar pode ser uma das razões para a evasão? 3 - Os que concluem o ensino médio em Adrianópolis são considerados proficientes? 4 - Será que os aspectos socioculturais da comunidade e dos alunos, são considerados nas práticas pedagógicas das escolas, em especial no ensino médio? Buscando responder estas questões foi definido como objetivo geral. Analisar a desistência (evasão escolar) e a permanência (resistência) de estudantes do ensino médio no Colégio Estadual do Campo Selbmann na Vila Motta, localizada no campo no município de Adrianópolis. Como objetivos específicos foram definidos: Identificar a partir da escuta dos estudantes as razões que os fazem continuar ou desistir dos estudos no ensino médio; Verificar em que medida a desigualdade social afeta a permanência e formação dos estudantes; Avaliar as oportunidades educacionais e profissionais da juventude na comunidade Vila Motta localizada no campo no município de Adrianópolis, estabelecendo relações comunidade – escola. A pesquisa se justifica, em função da possível contribuição social que pode trazer especialmente para o município, uma vez que se faz necessário compreender quais fatores influenciam os alunos a permanecerem na escola e concluírem o ensino médio, ou desestimulam os alunos a concluírem seus estudos, em especial de alunos oriundos de áreas rurais. Em relação à metodologia da pesquisa, será qualitativa exploratória. Foram construídos instrumentos de pesquisas como questionários e roteiros de entrevistas para serem aplicados a alunos e ex-alunos do ensino médio. Também foram feitos análises documentais para compreender, a trajetória e o desempenho escolar no período 2018-2019. Espera-se como resultado, identificar as possíveis causas e consequências que afetam a vida escolar dos sujeitos da pesquisa, relacionados especialmente aos índices de reprovação e evasão escolar e nível de proficiência no ensino médio.
Abstract: Several studies have shown that it is in high school that there is the greatest number of school desist and evasion that there is a high percentage of 51% of Brazilians who did not complete this IBGE educational stage (2017). External evaluations have also shown, through various indexes, that there is a gap in the appropriation of knowledge of students who are finishing or who have already finished high school. In the city of Adrianópolis-PR, data from INEP (2016) indicate that there were 25% of students dropping out in the second year of high school. Given the national data, the state of Paraná and the everyday reality faced in our experience as a high school teacher in Adrianópolis, we ask: 1 - What causes students to escape from school at this stage of education? 2 - The contribution of these young people in the complementation of the family income can be one of the reasons for the evasion? 3 - Those that complete high school in Adrianople are considered proficient? 4 - Will the socio-cultural aspects of the community and students be considered in the pedagogical practices of schools, especially in high school? Seeking to answer these questions was defined as a general objective. To analyze the dropout rate and permanence (resistance) of high school students at the State School of the Selbmann Field in Vila Motta, located in the countryside in the municipality of Adrianópolis. As specific objectives were defined: To identify from the listening of the students the reasons that make them continue or give up the studies in high school; Check to what extent social inequality affects the permanence and training of students; To evaluate the educational and professional opportunities of youth in the Vila Motta community located in the countryside in the municipality of Adrianópolis, establishing community - school relations. The research is justified, due to the possible social contribution that can bring especially to the municipality, since it is necessary to understand what factors influence the students to stay in school and to finish high school, or discourage students to complete their studies, especially of students from rural areas. Regarding the methodology of the research, it will be qualitative exploratory. Research tools such as questionnaires and interview scripts were constructed to be applied to students and high school seniors. Documental analyzes were also made to understand the trajectory and school performance in the period 2018-2019. As a result, we hope to identify the possible causes and consequences that affect the school life of the research subjects, especially related to failure rates and dropout rates and high school proficiency levels.
Keywords: Ensino médio
Evasão escolar
Desigualdade social
High school
School evasion
Social inequality
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Paula, José Roberto Pereira de. Desigualdade social e educação: considerações sobre o ensino médio no município de Adrianópolis – PR (1964-2017). 2019. 113 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1758
Issue Date: 26-Jun-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DESIGUALDADE SOCIAL E.pdf3.81 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.