Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1752
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Estudo dos motivos envolvidos na evasão do ensino superior presencial em uma instituição privada do estado do Paraná
???metadata.dc.creator???: Lemos , Patrícia Metz da Fonseca 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Camargo, Denise de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Antunes, Maria Cristina
???metadata.dc.contributor.referee2???: Luz, Norma da
???metadata.dc.description.resumo???: A evasão do ensino superior é considerada um fenômeno global, complexo por apresentar uma diversidade conceitual e por envolver muitos aspectos que são referentes à estrutura de ensino, à organização e funcionamento das instituições, às escolhas pedagógicas, às políticas educacionais, sociais, econômicas e os que remetem à vida pessoal e a rotina acadêmica dos estudantes. O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar os motivos que podem levar à evasão do ensino superior em cursos oferecidos na modalidade presencial em uma universidade particular do estado do Paraná. O desenho metodológico seguido foi o quantitativo de análise descritiva e para a coleta dos dados foi utilizado a aplicação da escala de Motivação para Evasão do Ensino Superior- M-ES que avalia a força dos motivos potenciais em estudantes ativos e um questionário de identificação do participante. Nas contribuições da psicologia histórico-cultural buscou-se o entendimento de motivo e a fundamentação de como se estruturar ações de enfrentamento da evasão na comunidade acadêmica. Participaram 293 acadêmicos do primeiro ano dos cursos que apresentaram maiores percentuais de evasão no primeiro semestre de 2018 (dados informados pela instituição estudada); sendo 56,4% dos participantes do sexo feminino (N= 167) e 42% do sexo masculino (N= 126), com média de idade de 22,4 anos. Foi possível conhecer os indicadores dos motivos muito fortes e fortes para a evasão e identificar às dimensões predominantes que são: Relacionamento Interpessoal (32,3%), Desempenho Acadêmico (30,3%), Autonomia (27.6%), Motivos Institucionais (21.1%), Carreira (18.7%), Falta de Suporte (16.7%) e por último, os Motivos Vocacionais (5,4%). Tais dados chamam atenção para a importância da adaptação do estudante ao ambiente educacional que envolve o apoio percebido nas trocas sociais e pelos serviços oferecidos pela instituição, em conciliar a rotina acadêmica com a familiar e profissional e do acompanhamento pedagógico diante das dificuldades de compreensão dos conteúdos.
Abstract: Higher education drop out is considered a complex global phenomenon because it shows a conceptual diversity and because it involves many aspects which refer to the teaching structure, the organization and operation of the institutions, the pedagogical choices, the social, educational and economic policies, and those that remit personal life and academic routine of the students. It is also considered a serious problem for triggering economic and social losses for the educational institutions and society. For the students, this includes emotional issues that can affect their mental health. The objective of this study was to identify and analyze the reasons that can lead to drop out in higher education courses offered in the on-site modality at a private university in the state of Paraná. The methodological design followed was quantitative descriptive analysis. To collect data the Motivation for Higher Learning Drop Out Scale, which evaluates the force of potential reasons in active students, and a socio-demographic questionnaire were used. The understanding of the motive and the reasons for how to structure actions in coping with drop out in the academic community was sought through the contributions of historical-cultural psychology. The sample of this study was composed of 293 students from courses which showed the greatest percentages of drop out in the first semester of 2018 (data reported by the institution studied); being that 56.4% were female gender (N=167) and 42% were of the male gender (N=126), with a mean age of 22.4 years. It was possible to ascertain the indicators of very strong and strong motives for drop out; and it was possible to identify the predominant dimensions: Interpersonal Relationship (32.2%), Academic Performance (30.3%), Autonomy (27.6%), followed by Institutional Motives (21.1%), Career (18.7%), Lack of Support (16.7%), and lastly, the Vocational Motives (5.4%). These data call attention to the importance of the student´s adaptation to the educational environment which involves the perceived support in social exchanges and through services offered by the institution in reconciling the academic routine with familial and professional routines, as well as the pedagogical accompaniment difficulties faced in understanding the content.
Keywords: Evasão universitária
Ensino superior particular
Psicologia histórico-cultural
Student drop out
Private higher learning
Historical-cultural psychology
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Lemos , Patrícia Metz da Fonseca. Estudo dos motivos envolvidos na evasão do ensino superior presencial em uma instituição privada do estado do Paraná. 2019. 100 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1752
Issue Date: 24-Jun-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ESTUDO DOS MOTIVOS ENVOLVIDOS.pdf1.74 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.