Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1749
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Políticas de formação e trabalho do administrador: pela humanização do profissional da administração
???metadata.dc.creator???: Santi, Rúbia Carla 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Naura Syria Carapeto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Horn, Geraldo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bonetti, Lindomar Wessler
???metadata.dc.contributor.referee3???: Melek, Marcelo Ivan
???metadata.dc.contributor.referee4???: Pereira, Maria de Fátima Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee5???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.description.resumo???: A educação superior e sua responsabilidade precisam ser reafirmadas com sua função social assegurada, num contexto de um projeto integrado ao desenvolvimento da nação, buscando o equilíbrio entre a oferta de uma formação humanística, técnica, científica, política e o pleno atendimento aos desafios éticos e da empregabilidade, que dizem respeito a toda amplitude da existência humana. Nesta perspectiva, a presente tese intitulada “Políticas de formação e trabalho do administrador: pela humanização do profissional da administração. Com essas compreensões, a problematização dessa pesquisa é: a forma de gestão e as políticas explicitadas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Administração contribuem para a formação humana do administrador no mundo do trabalho? Essa tese tem como objetivo geral: Analisar as formas de gestão propostas nas Diretrizes Curriculares do Curso de Bacharelado em Administração, apontando as contradições de formação técnica e humana através da análise com egressos do Curso de Administração no Centro Universitário Santa Amélia. A metodologia pauta-se no método constituído pela lógica dialética, que analisa o movimento entre a teoria e os dados empíricos. Foi desenvolvida uma pesquisa empírica, a partir da ótica de egressos do curso de bacharelado em Administração de Ponta Grossa, no Centro Universitário Santa Amélia – Unisecal, no período compreendido entre dois mil e quinze e dois mil e dezoito. Também caracterizou-se como fonte de pesquisa, a entrevista pessoal concedida pelo Presidente do Conselho Regional de Administração, no sentido de se ter uma visão dos Cursos de Administração como um todo, na região do Paraná. Pretende-se elucidar através da pesquisa a necessidade de se discutir um novo perfil de egresso para o curso com a inclusão de temas sobre o mundo do trabalho, formação humana, democrática e ética; responsabilidade social; relação teoria e prática; e a necessidade da formação continuada do administrador como alternativa às novas demandas sociais e do mundo do trabalho.
Abstract: Higher education and its responsibility need to be reaffirmed with its social functionassured, in the context of a project integrated to the nation's development, seeking the balance between the offer of humanistic, technical, scientific and political formation and the full attendance to ethical and employability challenges, which concern the full range of human existence. In this perspective, the present thesis entitled “Policies of formation and work of the administrator: for the humanization of the professional of administration”. With these understandings, the problem of this research is: Does the management form and the policies explained in the Curriculum Guidelines of the Administration Course contribute to the human formation of the administrator in the world of work? This thesis has as its general objective: To analyze the forms of management proposed in the Curriculum Guidelines of the Bachelor of Administration Course, pointing out the contradictions of technical and human formation through the analysis with alumni of the Administration Course at the Santa Amélia University Center. The methodology is based on the method constituted by dialectical logic, which analyzes the movement between theory and empirical data. An empirical research was developed, from the perspective of graduates of the bachelor degree course in Administration of Ponta Grossa, at the University Center Santa Amélia - Unisecal, in the period between two thousand and fifteen and two thousand and eighteen. Also characterized as a source of research was the personal interview given by the President of the Regional Board of administration, in order to have a vision of the courses of Administration as a whole, in the region of Paraná. It is intended to elucidate through research the need to discuss a new egress profile for the course with the inclusion of themes on the world of work, human formation, democracy and ethics; social responsibility; theory and practice relationship; and the need for continuing education of the administrator as an alternative to the new social and labor demands.
Keywords: Educação superior
Políticas de formação
Humanização do administrador
Mundo do trabalho
Higher education
Training policies
Administrator humanization
World of work
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Santi, Rúbia Carla. Políticas de formação e trabalho do administrador: pela humanização do profissional da administração. 2019. 269 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1749
Issue Date: 12-Dec-2019
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS DE FORMACAO E TRABALHO.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.