Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1740
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFurtado, Andréa Garcia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0825765033808764por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Naura Syria Carapeto-
dc.contributor.referee1Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.contributor.referee2Nunes, Odilon Carlos-
dc.contributor.referee3Ens, Romilda Teodora-
dc.contributor.referee4Gagno, Roberta Ravaglio-
dc.date.accessioned2020-03-04T13:17:41Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationFurtado, Andréa Garcia. Emancipação humana e organização do trabalho pedagógico: existe congruência?. 2019. 217 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1740-
dc.description.resumoEsta tese tem como estudo a organização do trabalho pedagógico nas escolas nos anos finais do ensino fundamental. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a organização do trabalho pedagógico na perspectiva de emancipação humana visando a possiblidade de contribuir para a concretização desta intenção, tendo como objetivos específicos: investigar as produções científicas já realizadas sobre a organização do trabalho pedagógico na escola pública nos anos finais do ensino fundamental, entender as categorias de análise que se aproximam do objeto de estudo estabelecido a partir das contradições das políticas públicas educacionais vigentes na perspectiva de emancipação humana, compreender as políticas públicas educacionais que perpassam os processos avaliativos nas escolas públicas e pesquisar o trabalho do pedagogo nos anos finais do ensino fundamental na Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba, e problema estabelecido foi: como a organização do trabalho pedagógico das escolas da RME de Curitiba dos anos finais do ensino fundamental conjectura-se no processo de formação do estudante numa perspectiva de emancipação humana? Ao estudar a organização do trabalho pedagógico parte-se do pressuposto da função do pedagogo como articulador desse processo educativo, contudo, compreende-se a necessidade de reflexões e discussões com o coletivo escolar sobre questões que perpassam o contexto escolar como aspectos históricos, econômicos, políticos, sociais, culturais, étnicos e raciais, assim como a formação do homem, para que a realidade seja entendida e trabalhada de forma a superar as desigualdades sociais a fim de garantir o direito à educação mais digna e humana a todos. Para subsidiar as discussões apresentadas na pesquisa teórica e empírica, utilizou-se o materialismo histórico-dialético; dentre os principais autores que fundamentaram esse estudo destaca-se: Dermeval Saviani Karl Marx, Adolfo Sanchez Vázquez, Karel Kosik, Naura Syria Carapeto Ferreira, Carlos Roberto Jamil Cury, Ilma Passos Alencastro Veiga e Cipriano Carlos Luckesi. E diante das discussões realizadas, a tese defende a necessidade de organização do trabalho pedagógico na perspectiva da emancipação humana, em que conteúdo e práxis, conjectura-se na formação integral do estudante, para isso questões são apresentadas nas considerações finais, de modo que essa organização exige comprometimento político e pedagógico por parte dos profissionais da educação, e proposição de políticas públicas que considerem a realidade em sua totalidade.por
dc.description.abstractThis thesis has as study the organization of the pedagogical work in the schools of the final years of the elementary school. The general objective of the research was to analyze the organization of pedagogical work in the perspective of human emancipation aiming at the possibility of contributing to the realization of this intention, having as specific objectives: to investigate the scientific productions already made about the organization of pedagogical work in the public school of the years. final grades of elementary school, understand the categories of analysis that approach the object of study established from the contradictions of the current public educational policies from the perspective of human emancipation, understand the public educational policies that pervade the evaluation processes in public schools and research the work of the pedagogue in the final years of elementary school in the Curitiba Municipal Education Network (RME), and the established problem was: how the organization of the pedagogical work of the schools of the RME of Curitiba of the final years of elementary school conjectures in the process of will the student a perspective of human emancipation? When studying the organization of pedagogical work, it is assumed that the role of the pedagogue as an articulator of this educational process, however, we understand the need for reflections and discussions with the school collective about issues that permeate the school context, such as social, political, as well as the formation of man, so that reality is understood and worked on in order to overcome social inequalities in order to guarantee the right to more dignified and humane education for all. To support the discussions presented in theoretical and empirical research, historical-dialectical materialism was used; Among the main authors who supported this study are: Dermeval Saviani Karl Marx, Adolfo Sanchez Vázquez, Karel Kosik, Carlos Roberto Jamil Cury, Ilma Passos Alencastro Veiga and Cipriano Carlos Luckesi. In the light of the discussions, the thesis defends the need for the organization of pedagogical work in the perspective of human emancipation, in which content and praxis are conjectured in the integral formation of the student. For this, questions are presented in the final considerations, so that this This organization requires political and pedagogical commitment on the part of education professionals, and proposing public policies that consider reality in its entirety.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-03-04T13:14:42Z No. of bitstreams: 1 EMANCIPACAO HUMANA.pdf: 5074725 bytes, checksum: 2b66a8101d4a25fe989dd8cf737aa839 (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-03-04T13:17:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 EMANCIPACAO HUMANA.pdf: 5074725 bytes, checksum: 2b66a8101d4a25fe989dd8cf737aa839 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T13:17:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EMANCIPACAO HUMANA.pdf: 5074725 bytes, checksum: 2b66a8101d4a25fe989dd8cf737aa839 (MD5) Previous issue date: 2019-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programDoutorado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogopor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectAnos finaispor
dc.subjectEmancipação humanapor
dc.subjectPedagogueeng
dc.subjectPedagogical workeng
dc.subjectFinal yearseng
dc.subjectHuman emancipationeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEmancipação humana e organização do trabalho pedagógico: existe congruência?por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EMANCIPACAO HUMANA.pdf4.96 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.