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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática pedagógica e suas correlações com a aprendizagem
???metadata.dc.creator???: Policha, Kellen Katillen 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garrido, Susane Martins Lopes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cortelazzo, Iolanda
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Maria Cristina Borges da
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se de um estudo exploratório e analítico em que se busca compreender a prática pedagógica situada na sala de aula focalizando as relações que se podem estabelecer entre a prática de ensino e a aprendizagem. Utilizou-se, para isso, de referências teóricas para a compreensão do conceito prática pedagógica a partir de seus elementos articuladores – o currículo, o conteúdo, o planejamento, a avaliação e a sala de aula. Cotejaram-se as perspectivas teóricas, com destaque para as contribuições do sociointeracionismo e da neurociência cognitiva, com um conjunto de dados composto pelas falas de sete professores do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São José dos Pinhais/PR, que foram submetidos a um tipo de análise de conteúdo, buscando-se compreender analiticamente sua prática de ensino correlacionada com aspectos cognitivos que geram as aprendizagens dos alunos. Pressupõe-se que as práticas de ensino dos professores podem ser potencializadas para atingir resultados significativos de aprendizagem se considerarem em suas práticas alguns princípios advindos das teorias sociointeracionista e da neurociência cognitiva. Defende-se que as inúmeras pesquisas voltadas ao fomento do desenvolvimento cognitivo do ser humano no campo da neurociência se apresentam como potenciais ferramentas de aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem. Desse modo, a inovação na educação, estaria requerendo atitudes e estratégias que dialoguem com os alunos e estejam a serviço de suas diferentes trajetórias de aprendizagem. Contribui-se, assim, para ampliar a hipótese inicialmente levantada de que se pode potencializar as práticas de ensino dos professores quando se observam nestas práticas o conhecimento e a utilização de alguns princípios advindos das teorias sociointeracionista e da neurociência cognitiva com vistas ao melhoramento dos resultados das aprendizagens dos alunos, especialmente quando os elementos articuladores entre a prática de ensino e a aprendizagem aqui destacados – currículo, conteúdo, planejamento, avaliação e sala de aula – são dispostos de tal maneira a estarem a serviço da aprendizagem dos alunos, ao mesmo tempo que podem servir de fonte reflexiva sobre a própria prática do professor e seu realinhamento diante das necessidades observadas e diagnosticadas nas trajetórias de aprendizagem desenvolvidas por seus alunos.
Abstract: This is an exploratory and analytical study that seeks to understand the pedagogical practice located in the classroom focusing on the relationships that can be established between teaching practice and learning. Were used for that, theoretical references to understand the pedagogical practical concept from its articulating elements - curriculum, content, planning, evaluation and classroom. Theoretical perspectives were compared, with emphasis on the contributions of sociointeractionism and cognitive neuroscience, with a set of data composed by the speech of seven teachers from the 9th grade of Elementary School in a public school in the city of São José dos Pinhais / PR, who underwent a type of content analysis, seeking to understand analytically their teaching practice correlated with cognitive aspects that generate students' learning. It is assumed that teachers' teaching practices can be potentialized to achieve meaningful learning outcomes if they consider in their practices some principles stemming from socio-interactionist and cognitive neuroscience theories. It is defended that the numerous researches aimed at promoting the cognitive development of the human being in the field of neuroscience are presented as potential tools for improving the teaching and learning processes. In this way, innovation in education, would be requiring attitudes and strategies that dialogue with the students and are at the service of their different trajectories of learning. It contributes to enlarge the initial hypothesis that it is possible to enhance teachers' teaching practices when observed on this practices the knowledge and the use of some principles of socio-interactionist and cognitive neuroscience with a view to improving the results of the student’s learning, especially when the articulating elements between the teaching practice and the learning emphasized here - curriculum, content, planning, evaluation and classroom - are arranged in such a way as to be at the service of students' learning, at the same time which can serve as a reflexive source about the teacher's own practice and its realignment to the needs observed and diagnosed in the learning trajectories developed by its students.
Keywords: Prática pedagógica
Elementos articuladores
Cognição
Aprendizagem
Cleachtadh oideolaíoch
Eilimintí a chur in iúl
Cognition
Foghlaim
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Policha, Kellen Katillen. A prática pedagógica e suas correlações com a aprendizagem. 2017. 91 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1738
Issue Date: 30-Oct-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

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