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dc.creatorOliveira, Andre Luiz de-
dc.contributor.advisor1Schlesener, Anita Helena-
dc.contributor.referee1Barbosa, Andrea Gouveia-
dc.contributor.referee2Costa Neto, Pedro Leão da-
dc.date.accessioned2020-03-02T14:13:32Z-
dc.date.issued2018-02-11-
dc.identifier.citationOliveira, Andre Luiz de. O financiamento da educação nos municípios do estado do Paraná: uma análise dos resultados do IDEB 2016 e 2017, e a aplicabilidade do orçamento na educação pública municipal. 2018. 125 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1737-
dc.description.resumoEste trabalho foi motivado pela constatação de diferenças significativas entre os municípios paranaenses no que se refere à gestão dos recursos e o Financiamento da Educação, diferenças que se apresentam nos resultados das avaliações em larga escala que visam a identificar a qualidade do ensino fundamental a partir da aplicação destes recursos. O objetivo geral é esclarecer a relação entre financiamento e avaliação, explicitando as contradições que permeiam o processo de financiamento e seus resultados nas avaliações em larga escala, neste caso o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) avaliado a cada dois anos 2016/2017; os dados de base de análise são os valores investidos e a eficiência dos gastos nos 399 municípios do Estado do Paraná. Os objetivos aliam dois momentos de abordagem do financiamento: um interno, de análise da distribuição dos recursos públicos pelos entes federados e a sua aplicação nas realidades específicas dos municípios; outro externo, de articulação deste processo com os interesses expressos nas políticas internacionais de avaliação adotadas pelo país a partir de acordos e compromissos internacionais de financiamento. Considera-se necessária esta abordagem para superar as análises meramente técnicas e superficiais de dados quando em sua base de distribuição interna. Analisa-se a relação entre a arrecadação versus a gestão e sua interferência nos resultados do IDEB, com a finalidade de desvendar a polêmica problemática de que somente recursos orçamentários são capazes de articular um ensino público eficiente e capaz de obter resultados significativos de qualidade nas avaliações em larga escala, de modo que a gestão realizada com baixos recursos também consegue os mesmos resultados significativos. O financiamento da educação é variável entre os municípios do Estado do Paraná devido à arrecadação individual de cada município ser diferente quando comparada a sua receita própria de arrecadação, ou seja, cada um possui realidade financeira específica uns com mais condições de investimentos outros com menos, e neste sentido que se apresenta o orçamento com objetivo de analisar os valores disponíveis para aplicação na educação e quais resultados as gestões municipais obtiveram no IDEB de acordo com seu potencial financeiro possibilitando assim a análise da eficiência do gasto com educação. A presente pesquisa possui caráter qualitativo e quantitativo e também documental, pois se propõe analisar documentos oficiais (Prestação de conta dos municípios paranaenses junto ao SIOPE), tendo como aporte teórico o método do materialismo histórico, o qual tem como finalidade desvendar as contradições que permeiam o âmbito do financiamento da educação pública do Estado, a partir de dados oficiais dos 399 municípios paranaenses. Desta forma serão apresentados todos os dados do IBED 2016/2017 bem como os valores aplicados em educação pelos municípios paranaenses nos respectivos anos possibilitando assim o comparativo entre investimento e aplicação do orçamento e suas relações com os resultados obtidos na avaliação do IDEB.por
dc.description.abstractThis work was motivated by the observation of significant differences between the municipalities of Paraná in terms of resource management and Education Financing, differences that are presented in the results of the large scale evaluations that aim to identify the quality of elementary education from the resources. The general objective is to clarify the relationship between financing and evaluation, explaining the contradictions that permeate the financing process and its results in the large-scale evaluations, in this case the IDEB (Basic Education Development Index) evaluated every two years 2016/2017; the basic data of analysis are the invested values and the efficiency of the expenditures in the 399 municipalities of the State of Paraná. The objectives allude to two moments of financing approach: an internal one, of analysis of the distribution of the public resources by the federated entities and their application in the specific realities of the municipalities; other external, of articulating this process with the interests expressed in the international evaluation policies adopted by the country based on international financing agreements and commitments. We consider this approach necessary to overcome the merely technical and superficial analysis of data when in its internal distribution base. The relationship between revenue and management and its interference in the results of the IDEB is analyzed in order to unravel the problematic controversy that only budgetary resources are capable of articulating an efficient public education capable of obtaining significant quality results in the evaluations on a large scale, so that management performed with low resources also achieves the same significant results. The financing of education is variable among the municipalities of the State of Paraná due to the individual collection of each municipality is different when compared to their own revenue collection, ie each has specific financial reality ones with more investment conditions others with less, and in this sense the budget is presented with the objective of analyzing the values available for application in education and what results the municipal administrations obtained in the IDEB according to their financial potential, thus enabling the analysis of the efficiency of spending on education. The present research is qualitative and quantitative and also documentary, since it is proposed to analyze official documents (Provision of account of the municipalities of Paraná with the SIOPE), having as a theoretical contribution the method of historical materialism, whose purpose is to unravel the contradictions that permeate the scope of the financing of public education of the State, based on official data from 399 municipalities of Paraná. In this way will be presented all the data of IBED 2016/2017 as well as the values applied in education by the municipalities of Paraná in the respective years, thus making possible the comparison between investment and application of the budget and its relation with the results obtained in the evaluation of IDEB.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2020-03-02T14:13:32Z No. of bitstreams: 1 O FINANCIAMENTO DA EDUCACAO NOS.pdf: 2311573 bytes, checksum: a6b15bfe3a6c80283cd280b427a055b0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-02T14:13:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O FINANCIAMENTO DA EDUCACAO NOS.pdf: 2311573 bytes, checksum: a6b15bfe3a6c80283cd280b427a055b0 (MD5) Previous issue date: 2018-02-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFinanciamento da educaçãopor
dc.subjectMunicípios paranaensespor
dc.subjectÍndice de desenvolvimento da educação básicapor
dc.subjectArrecadaçãopor
dc.subjectEducation fundingeng
dc.subjectMunicipalities of Paranaeng
dc.subjectBasic education development indexeng
dc.subjectCollectioneng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO financiamento da educação nos municípios do estado do Paraná: uma análise dos resultados do IDEB 2016 e 2017, e a aplicabilidade do orçamento na educação pública municipalpor
dc.typeDissertaçãopor
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