Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1733
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação do sujeito-autor em programas de pós-graduação em educação
???metadata.dc.creator???: Ribeiro, Luiz Paulo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Garcia, Joe
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sá, Ricardo Antunes de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Salomé, Josélia Schwanka
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre a formação do sujeitoautor em Programas de Pós-Graduação em Educação em relação a algumas experiências discursivas, tais como: a escrita, a leitura, a interpretação, entre outras. Em especial, consideramos o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), instituição localizada no município de Curitiba. A investigação tem como objetivo geral analisar as experiências discursivas que participam na formação do sujeito-autor, em Programas de Pós-Graduação em Educação. Conforme revisão de literatura, a formação desse sujeito-autor, quanto a experiências discursivas (tais como de leitura, a escrita e a interpretação), é tardia, ocorrendo destacadamente em Programas de Pós-Graduação, em função da natureza desse nível de Educação Superior. Embora a importância de tais experiências, seu estudo ainda é incipiente, pouco explorado na literatura educacional. O referencial teórico da pesquisa foi elaborado a partir de autores como Charlot (2000, 2005), Foucault (1997), Chartier (2002, 2012), Fazenda (2000, 2001), Orlandi (1988, 1996), Perrenoud (1995), Severino (2009, 2012), André (2001), Possenti (2002), Demo (2015), Bianchetti e Machado (2002), Bianchetti (2004), Furlanetto (2008), Borges e Moreira (2000), Hall (2011) e González Rey (2005), entre outros. A pesquisa também engloba um trabalho de campo, realizado sob um enfoque qualitativo, no qual a coleta de dados foi elaborada através de entrevistas semiestruturadas. Para a leitura interpretativa dos dados utilizamos o método de Análise de Conteúdo, sob a perspectiva proposta por Bardin (2009). A pesquisa revelou que a formação de sujeitos-autores, no contexto considerado, envolve um conjunto de algumas experiências discursivas, destacadamente a prática da escrita, caracterizada como habilidade responsável por materializar as pesquisas. Ela representa uma construção original e não uma simples reprodução de conhecimento, privilegiada, na Pós-Graduação, como escrita científico-acadêmica. Essa experiência não consiste somente na escrituração da dissertação ou da tese, mas envolve um conjunto de outras atividades, como: participação em eventos, apresentação e publicação de trabalhos científicos. Na formação do sujeitoautor também se destaca a prática da leitura, caracterizada pelo contato contínuo com textos científicos, necessária à construção de um cabedal teórico de conhecimento, que estabelece uma ponte entre o eu e o outro, e direciona o sujeito a descortinar novos saberes. Na dinâmica de ler e escrever encontra-se a terceira experiência discursiva da interpretação, que conduz a autoria a novos e possíveis significados aos discursos consagrados, experiência responsável por imprimir ao sujeito-autor certas características e originalidade nas produções. Porquanto, a formação do sujeito-autor ocorre na relação, no desenvolvimento e no exercício contínuo dessas três experiências discursivas. Essa formação também envolve aspectos individuais e coletivos, ora pela produção textual solitária ou junto a um coletivo de pesquisa – formado por colegas do grupo de pesquisa e do programa, orientador, professores, pesquisadores, autores, entre outros.
Abstract: This research presents an investigation into the subject-author formation in educational Post-Graduation Programs regarding some discursive experiences such as: writing, reading, interpreting, among others. Particularly, the Post-Graduation Program in Education at the Tuiuti University was taken into consideration, an institution located in Curitiba/Parana. The research aims to analyze the general discursive experiences participating in the subject-author formation, in PostGraduation Programs. As literature review, this subject-author formation, according to the discursive experiences (writing, reading, interpreting), is delayed, and it relevantly occurs in Post-Graduation Programs, due to the nature of this level of higher Education. Despite the importance of such experiences, its study is still incipient and little explored in educational literature. The theoretical frame of this research was drawn from authors such as Charlot (2000, 2005), Foucault (1997), Chartier (2002, 2012), Fazenda (2000, 2001), Orlandi (1988, 1996), Perrenoud (1995), Severino (2009, 2012), André (2001), Possenti (2002), Demo (2015), Bianchetti e Machado (2002), Bianchetti (2004), Furlanetto (2008), Borges e Moreira (2000), Hall (2011) and González Rey (2005) among others. The research also includes a fieldwork, carried out under a qualitative approach, in which data collection was elaborated through semi-structured interviews. For interpretative reading of the data the method of Content Analysis is used under Bardin’s (2009) proposed perspective. Research revealed that the formation of subject-authors in the pointed context involves a set of some discursive experiences, especially in the writing practice which was characterized as the ability responsible for materializing the research results. It represents an original construction and not simply a knowledge reproduction privileged, therefore, in the Post-Graduation as scientificacademic writing. This experience does not only consist of the writing of the dissertation or the thesis, but it involves a number of other activities, for instance: events participation, scientific papers presentation and publication. In the subject-author's formation, the practice of reading is also highlighted, characterized by continuous contact with scientific texts necessary for the construction of a theoretical knowledge base which establishes a bridge between the self and the other, and directs the subject to discover new knowledge. In the dynamics of reading and writing there is the third discursive experience of interpretation, which leads authorship to new and possible meanings to consecrated discourses, responsible experience for printing to the subject-author certain characteristics and originality in the productions. For the formation of the subject-author occurs in the relation, in the development and in the continuous exercise of these three discursive experiences. This training also involves individual and collective aspects, either by a single-person textual production or by a collective research - formed by colleagues from the research group and the program, supervisor, researchers, authors, among others.
Keywords: Educação
Formação do sujeito-autor
Programas de pós graduação em educação
Experiências discursivas
Education
Subject-author formation
Post-Graduation programs in education
Discursive experiences
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Ribeiro, Luiz Paulo. A formação do sujeito-autor em programas de pós-graduação em educação. 2017. 108 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1733
Issue Date: 25-Sep-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A FORMACAO DO SUJEITO-AUTOR.pdf651.11 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.