Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1731
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A prática pedagógica em turmas multisseriadas: processo de transgressão
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Fabiana Aparecida Franco
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Hage, Salomão Antônio M.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gehrke, Marcos
???metadata.dc.contributor.referee3???: Viana, Iêda
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação aborda as possiblidades de superação do paradigma urbano seriado de ensino, a partir da prática pedagógica desenvolvida na Escola Municipal do Campo Senador Alô Guimarães, situada na Comunidade Passo Amarelo no Município de Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba/Paraná. O objetivo principal desta pesquisa é analisar essa prática pedagógica articulada com as vivências e problematizações da autora, como docente de uma escola pública localizada no campo com classes multisseriadas, e com estudos e reflexões a partir de autores como Hage (2010, 2014), Arroyo (1999, 2010); Freire (2003, 2014); Veiga (1992), Souza (2010, 2016); Krug (2001); Mariano (2016); Freitas (2003); e Gehrke (2010). Os objetivos específicos são: caracterizar essa prática pedagógica a partir da relação entre: educador e educando, educador e comunidade, comunidade e escola; identificar as críticas dos professores com relação à prática pedagógica nas escolas com classes multisseriadas; identificar conteúdos junto à comunidade que podem integrar o currículo escolar. A Educação do Campo é pensada com os sujeitos do campo, é com eles e não para eles, com a classe trabalhadora, do seu trabalho com o campo, como sujeitos históricos, sociais, culturais, na coletividade e para o bem comum. A pesquisa teve caráter participante e abordagem qualitativa com a utilização de técnicas como observação, análise documental, entrevistas semiestruturais e questionário, diário de bordo com fotografias e dados descritivos. Os sujeitos da pesquisa são as pessoas envolvidas com a escola pesquisada, educadores, educandos, a comunidade onde a mesma se insere e a Secretaria Municipal de Educação. Com os dados levantados concluímos que a escola investigada está em um processo de transformação articulando a prática pedagógica com a prática social e tentando superar a (multi)seriação existente nas escolas públicas localizadas no campo com turmas multisseriadas.
Abstract: This dissertation deals with the possibilities of overcoming the urban paradigm of teaching based on the pedagogical practice developed at the Campo Municipal Senador Alô Guimarães School located in the Passo Amarelo Community in the Municipality of Fazenda Rio Grande, Metropolitan Region of Curitiba / Paraná. The main objective of this research is to analyze this pedagogical practice articulated with the experiences and problematizations of the author as a teacher of a public school located in the field with multi - series classes and with studies and reflections from authors such as Hage (2010, 2014), Arroyo 1999, 2010); With Freire (2003, 2014); With Veiga (1992), Souza (2010, 2016); With Krug (2001); With Mariano (2016); Freitas (2003); Gehrke (2010). The specific objectives are: to characterize this pedagogical practice, based on the relationship between: educator and educator, educator and community, community and school; Identify content within the community that can integrate the school curriculum.. Different from Countryside Education, thought for the subjects of the field, in their individuality, in the logic of capitalism Countryside Education is thought of with the subjects of the field, with them and not for them, with the working class, of their work with the field, as historical, social, cultural subjects, in the collective and for the common good. The research had a participatory character and a qualitative approach with the use of techniques such as observation, documentary analysis, semi-structural interviews and questionnaire, logbook with photographs and descriptive data. he research subjects are the people involved with the researched school, the educators, the students, the community where it is inserted, and the Municipal Department of Education. With the data collected, we conclude that the investigated school is in a process of transformation articulating the pedagogical practice with the social practice, seeking to overcome the (multi) seriation paradigm existing in the public schools located in the field with multi-serial classes.
Keywords: Prática pedagógica
Educação do campo
Turmas multisseriadas
Pedagogical practice;
Countryside education
Multi-Serial Classes
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Educação
Citation: Rodrigues, Fabiana Aparecida Franco. A prática pedagógica em turmas multisseriadas: processo de transgressão. 2017. 169 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2017.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1731
Issue Date: 7-Apr-2017
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A PRATICA PEDAGOGICA EM TURMAS.pdf17.09 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.