Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1728
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Educação ambiental nos colégios dos assentamentos organizados no MST: tendências conservadoras e crítica
???metadata.dc.creator???: Araújo, Marlene Aparecida Comin de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rosa, Maria Arlete
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gehrke, Marcos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Buczenko, Gerson Luiz
???metadata.dc.contributor.referee3???: Campos, Marilia Andrade Torales
???metadata.dc.contributor.referee4???: Souza, Maria Antônia de
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa trata da educação ambiental nos colégios de assentamentos rurais do Paraná. O problema de pesquisa parte do seguinte: os projetos escolares em educação ambiental, dos colégios estaduais localizados em assentamentos rurais organizados no MST, vinculam-se a qual concepção? O objetivo geral é investigar como se constitui a educação ambiental no enfoque das correntes/macrotendências conservadora e crítica nos projetos escolares dos colégios estaduais do campo localizados em assentamentos rurais do Paraná. Os objetivos específicos ficaram assim definidos: compreender a educação ambiental no contexto teórico e sua relação com a educação do campo; examinar o alcance das políticas públicas de educação ambiental nos colégios estaduais do campo localizados nos assentamentos rurais do Paraná; analisar os projetos escolares inseridos nos Projetos Político-Pedagógicos dos colégios estaduais do campo e das políticas estaduais de educação ambiental, considerando as correntes/macrotendências conservadora e crítica; compreender a educação ambiental no enfoque de elementos relacionados à agroecologia, a partir do Colégio Estadual do Campo do Contestado, no município da Lapa; analisar os limites e possibilidades da presença da educação ambiental nos colégios localizados nos assentamentos rurais do Paraná, considerando as correntes/macrotendências da educação ambiental e a política de educação ambiental. A tese defendida neste estudo é de que há uma heterogeneidade de ideias nos projetos escolares, evidenciando a presença de aspectos da concepção conservadora em alguns projetos e a marca da concepção crítica em outros. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, coletou dados por meio de estudo documental, estudo bibliográfico e diário de campo. Assim, foram analisados os 16 projetos escolares em educação ambiental, inseridos nos Projetos Político-Pedagógicos dos 24 colégios estaduais do campo, incluindo a compreensão aprofundada no Colégio Estadual do Campo do Contestado. Os resultados deste estudo apontam a confirmação da tese proposta, de que há uma heterogeneidade de ideias nos projetos escolares, em que se evidencia a presença de aspectos da concepção conservadora e crítica. Os dados indicaram limites no tratamento da educação ambiental pela equipe gestora e multidisciplinar; os projetos não abordam os problemas inerentes à realidade do campo; as disciplinas que apresentam maior flexibilidade no tratamento da educação ambiental são ciências, geografia e biologia; os Projetos Político-Pedagógicos e, em decorrência, em educação ambiental não fazem referência à política de educação ambiental; a instrução nº 03/2015 da SUED/SEED não menciona a Deliberação 04/2013 do CEE-PR e as Diretrizes Estaduais da Educação do Campo. Como possibilidades consideram-se os colégios/escolas como espaço educador e de formação e os Setores de Educação, Produção, Cooperação e Meio Ambiente do MST nacional e estadual que realizam ao longo do ano formação política-pedagógica. Os resultados refletem os atuais debates teórico-metodológicos no campo da educação ambiental, que é marcado pela disputa dos Projetos Político-Pedagógicos na produção de conhecimentos, nas práticas, nas políticas e na atuação socioambiental de gestores e educadores.
Abstract: Esta investigación trata sobre la educación ambiental en los colegios de asentamientos rurales en Paraná. El problema de investigación son los proyectos escolares en educación ambiental, de los colegios estatales ubicados en asentamientos rurales organizados en el MST, ¿a qué concepción están vinculados? El objetivo general es investigar cómo se constituye la educación ambiental en el enfoque de las tendencias conservadoras y críticas/macrotendencias en los proyectos escolares de fincas estatales ubicadas en asentamientos rurales en Paraná. Se definieron así los objetivos específicos: entender la educación ambiental en el contexto teórico y su relación con la educación del campo; examinar el alcance de las políticas públicas de educación ambiental en los colegios estatales del campo ubicados en los asentamientos rurales de Paraná; analizar los proyectos escolares incluidos en los Proyectos políticos pedagógicos de los colegios estatales del campo y las políticas estatales de educación ambiental, considerando las corrientes/macro tendencias conservadoras y críticas; comprender la educación ambiental en el enfoque de los elementos relacionados con la agroecología, a partir del colegio estatal de Campo do Contestado, en la ciudad de Lapa; Analizar los límites y posibilidades de la presencia de educación ambiental en colegios ubicados en los asentamientos rurales de Paraná, considerando las tendencias/macrotendencias de la educación ambiental y la política de educación ambiental. La tesis defendida en este estudio es que existe una heterogeneidad de ideas en los proyectos escolares, que evidencia la presencia de aspectos de la concepción conservadora en algunos proyectos y la marca de la concepción crítica en otros proyectos escolares. Esta investigación, con enfoque cualitativo, recopiló datos a través del estudio documental, el estudio bibliográfico y el diario de campo. Así, se analizaron los 16 proyectos escolares en educación ambiental, insertados en los Proyectos Pedagógicos Políticos de las 24 universidades estatales del campo, incluyendo una comprensión profunda en la universidad estatal del campo Contestado. Los resultados de este estudio apuntan a la confirmación de la tesis propuesta, de que existe una heterogeneidad de ideas en los proyectos escolares en los que es evidente la presencia de aspectos de la concepción conservadora y crítica. Los datos indicaron límites en el tratamiento de la educación ambiental por parte del equipo directivo y multidisciplinario; los proyectos no abordan los problemas inherentes a la realidad del campo; Las disciplinas que presentan mayor flexibilidad en el tratamiento de la educación ambiental son las ciencias, la geografía y la biología; Los Proyectos Pedagógicos Políticos y, por consiguiente, en educación ambiental, no hacen referencia a la política de educación ambiental; La Instrucción No. 03/2015 de SUED/SEED no menciona la Resolución 04/2013 de la CEE-PR y las Directivas Estatales de Educación de Campo. Las posibilidades se consideran colegios como un espacio educativo y de capacitación y los sectores de Educación, Producción, Cooperación y Medio Ambiente del MST nacional y estatal que llevan a cabo la capacitación político-pedagógica durante todo el año. Los resultados reflejan los debates teórico-metodológicos actuales en el campo de la educación ambiental, que está marcado por la controversia de los Proyectos Políticos Pedagógicos en la producción de conocimiento, prácticas, políticas y desempeño socioambiental de gerentes y educadores.
Keywords: Educação ambiental
Educação do campo
Políticas públicas
Projeto político-pedagógico
Escola pública
Educación ambiental
Educación de campo
Proyecto político-pedagógico
Escuela pública
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Doutorado em Educação
Citation: Araújo, Marlene Aparecida Comin de. Educação ambiental nos colégios dos assentamentos organizados no MST: tendências conservadoras e crítica. 2019. 192 f. Tese( Doutorado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1728
Issue Date: 29-Apr-2019
Appears in Collections:DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS.pdf2.79 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.