Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNegrão, Mário Márcio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4039778743731023por
dc.contributor.advisor1Silva, Sidney Reinaldo da-
dc.contributor.referee1Castor, Belmiro Valverde Jobim-
dc.contributor.referee2Ferreira, Naura Syria Carapeto-
dc.date.accessioned2019-11-25T13:18:57Z-
dc.date.issued2011-10-18-
dc.identifier.citationNegrão, Mário Márcio. Políticas de acesso do negro na educação superior no governo lula: além das cotas?. 2011.177 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1727-
dc.description.resumoEssa dissertação trata das políticas de acesso do negro à educação superior, com enfoque especial no problema da admissão deste grupo social ao nível universitário através do recurso de políticas de inclusão de grupos minoritários entre as quais as cotas raciais constituem um exemplo gerador de forte controvérsia na atual sociedade brasileira. São levantadas questões que dizem respeito à relação entre diversidade, diferença e desigualdade focadas nos grupos historicamente discriminados tomando os negros como objeto principal de estudo. Essa pesquisa procura analisar as políticas de diversidade durante o governo Lula que sejam capazes de nortear políticas públicas educacionais fundamentadas na inclusão social, as ações afirmativas e as políticas de diferença, buscando uma articulação com categorias como o reconhecimento do direito à diferença, a redistribuição de oportunidades e bens e a participação ativa desses grupos excluídos na elaboração de políticas públicas educacionais. O estudo foi conduzido buscando uma maneira de pensar o que vai além da discussão da validade ou não das cotas, ao procurar incluir uma concepção mais ampla da resolução do problema do racismo na educação brasileira. O principal resultado desse trabalho mostrou que apesar de grandes avanços que resultaram dos princípios, diretrizes e bases através de projetos, ações e parcerias incluídos na CONAE 2011-2020 e PNE 2011-2020 assim como na SECAD SEPPIR e outros, ainda se encontra um elevado grau de fragmentação de esforços e carência de princípios unificantes. Mesmo assim, o trabalho procura demonstrar que a questão da resolução das injustiças sociais mencionadas não estão nas cotas e sim além delas ao examinar-se qual é o pano de fundo sobre as quais elas repousam.por
dc.description.abstractThis dissertation is a study about public policies concerning the access of Negros to higher levels of education, with a particular focus on the problem of admission of this social group to the university level through inclusion policies for these minority groups using racial quotas, a cause of penetrating discussion and controversy in present Brazilian society. Questions are asked about the relations between diversity, difference and inequality regarding historically discriminated groups with Negros as the principal object of study. This Project tries to analyze the politics of diversity implemented during Lula´s presidency which oriented public educational policies founded on social inclusion, affirmative action the politics of difference, seeking an articulation with categories such as recognition of differences, redistribution of opportunities and wealth and active participation in the elaboration of educational public policies. This study keeps in mind another way of thinking the problem which goes beyond the discussion concerning the validity or not of racial quotas, moving to a higher level of understanding concerning the problem of racism in Brazilian education. The main result of such efforts demonstrated that despite great advances gained in the principles, directives and foundations achieved through projects, actions and partnerships contained in CONAE 2011-2020 and PNE 2011-2020 as well as SECAD, SEPPIR and other government agencies there is still the presence of fragmentation and lack of a unifying concept among these agencies. Nevertheless, it was found that the resolution of racial problems lies not within the acceptance or not of racial quotas, but within the examination of the background on which they are founded.eng
dc.description.provenanceSubmitted by maria oliveira (maria.oliveira@utp.br) on 2019-11-25T13:18:57Z No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE ACESSO DO NEGRO.pdf: 1180472 bytes, checksum: fa78093623477edd8bf5ac38198d2961 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-25T13:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 POLITICAS DE ACESSO DO NEGRO.pdf: 1180472 bytes, checksum: fa78093623477edd8bf5ac38198d2961 (MD5) Previous issue date: 2011-10-18eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectPolíticas de acessopor
dc.subjectCotas raciaispor
dc.subjectUniversity leveleng
dc.subjectInclusion policieseng
dc.subjectRacial quotaseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePolíticas de acesso do negro na educação superior no governo lula: além das cotas?por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
POLITICAS DE ACESSO DO NEGRO.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.