Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1720
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZaluca, Cheila Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5217382824415264por
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Rita de Cássia-
dc.contributor.referee1Pereira, Maria de Fátima Rodrigues-
dc.contributor.referee2Pinhelli, Ademir-
dc.date.accessioned2019-11-25T13:03:38Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.identifier.citationZaluca, Cheila Cristina. Qualidade em educação no Brasil no contexto das reformas neoliberais. 2019. 132 f. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1720-
dc.description.resumoO objetivo geral deste estudo, vinculado à linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, foi investigar os conceitos de qualidade em Educação a partir da implementação de políticas de avaliação em larga escala no Brasil, que compõem o Sistema de Avaliação do Ensino Básico (SAEB), no contexto neoliberal dos anos 1990. A pesquisa foi orientada pela seguinte problemática: como pode ser entendido o conceito de qualidade em educação a partir das políticas de avaliação em larga escala implementadas no Brasil no contexto neoliberal do final século XX? Para responder a esta problemática o estudo foi guiado pelos seguintes objetivos específicos: investigar como o conceito de qualidade em Educação foi pesquisado academicamente na área de Educação; entender o conceito de liberalismo e neoliberalismo nas políticas de avaliações em larga escala a partir da década de 1990; analisar o conceito de qualidade em educação presente nas legislações brasileiras; e apresentar um histórico acerca do surgimento do SAEB e das alterações pelas quais passou este sistema de avaliação desde sua implementação relacionado a questões de qualidade. O interesse pelo tema de estudo decorreu da minha prática enquanto professora, pedagoga e diretora de uma escola municipal situada em uma comunidade de grande vulnerabilidade social na grande Curitiba, na qual era perceptível a influência das condições sócio-econômicas das famílias na aprendizagem nos estudantes. A metodologia da qual se lançou mão nesta pesquisa é de cunho bibliográfico e documental. O estudo está baseado teoricamente nas obras de Coutinho (2000); Cury (1998, 2013a, 2013b, 2014); Beisiegel (2006); Saviani (1997, 1999, 2016); Shiroma, Moraes e Evangelista (2011); Frigotto (2002, 2015); Pinto (2007, 2013); Freitas (2007); Dourado (2010); Dourado e Oliveira (2009); Dourado, Oliveira e Santos (2007); Sordi (2017); Gentili (2015); Oliveira (1999); Oliveira e Araújo (2005); Ximenes (2014). Por fim, a pesquisa apontou que o conceito de qualidade em Educação predominante desde a implementação e disseminação no Brasil, das avaliações em larga escala, está coadunado com as demandas oriundas da reestruturação produtiva que passou a exigir a formação de um trabalhador flexível, polivalente e adaptável, para o qual a educação básica pública ofertada pode ser reduzida ao mínimo necessário que garanta a aprendizagem da escrita, leitura e do cálculopor
dc.description.abstractThe general aim of this study, linked to the research line Public Politics and Education Management, was to investigate the concepts of quality in education starting from the implementation of full-scale evaluation politics in Brazil, that are part of the System for Evaluating Primary Education (SAEB), in the neoliberal context of the 1990's. The research was guided by the following problem: how can the concept of quality in education be understood from the full-scale evaluation politics implemented in Brazil in the neoliberal context of the end of 20th century? To answer this problem the study was based by the following specific objectives: to investigate as the concept of quality in education was researched academically in the area of Education; to understand the concept of liberalism and neoliberalism in the full-scale evaluation politics, since the decade of 1990; to analyze the concept of quality in education in the Brazilian legislation; and to present a report concerning the appearance of SAEB and its changes since its implementation related to quality subjects. The interest in the study theme elapsed of my practice as teacher, educator and director of a municipal school located in a community of social vulnerability in Curitiba, where it was perceptible the influence of the socioeconomic conditions of the families in the students learning. The methodology of this research was a bibliographical and documental study. The study had as theoretical basis the publications of Coutinho (2000); Cury (1998, 2013a, 2013b, 2014); Beisiegel (2006); Saviani (1997, 1999, 2016); Shiroma, Moraes and Evangelista (2011); Frigotto (2002, 2015); Pinto (2007, 2013); Freitas (2007); Dourado (2010); Dourado and Oliveira (2009); Dourado, Oliveira and Santos (2007); Sordi (2017); Gentili (2015); Oliveira (1999); Oliveira and Araújo (2005); Ximenes (2014). Finally, the research concluded that the predominant concept of quality in education since the implementation and spread in Brazil of the full-scale evaluations is combined with the demands originating from the productive restructuring that demand a flexible, versatile and adaptable worker, for who the public primary education can be reduced to the minimum that guarantees the learning of writing, reading and calculation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Divanete Paiva (divanete.paiva@utp.br) on 2019-11-25T13:03:38Z No. of bitstreams: 1 QUALIDADE EM EDUCACAO.pdf: 1180138 bytes, checksum: a3c896964461840206ff77610fbdc209 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-25T13:03:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 QUALIDADE EM EDUCACAO.pdf: 1180138 bytes, checksum: a3c896964461840206ff77610fbdc209 (MD5) Previous issue date: 2019-05-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Tuiuti do Paranápor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUTPpor
dc.publisher.programMestrado em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectOrganismos internacionaispor
dc.subjectQualidade em educaçãopor
dc.subjectAvaliações em larga escalapor
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectInternational agencieseng
dc.subjectQuality in educationeng
dc.subjectFull-scale evaluationseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleQualidade em educação no Brasil no contexto das reformas neoliberaispor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
QUALIDADE EM EDUCACAO.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.