Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1663
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Efeitos de um programa de comportamento moral para a redução de comportamentos de bullying escolar
???metadata.dc.creator???: Barros, Felipe Tadeu Almeida de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Gomide, Paula Inez Cunha
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Zibetti, Murilo Ricardo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pereira, Ana Carina Stelko
???metadata.dc.contributor.referee2???: Kruszielski, Leandro
???metadata.dc.description.resumo???: No Brasil existem 75 leis, entre federais, estaduais e municipais, para o combate ao bullying, que, em geral, variam de ausência de condutas a serem tomadas, orientação de pais, familiares e comunidade escolar, realização de pesquisas, até condutas como, coibir atos de agressão, discriminação, humilhação e qualquer outro comportamento de intimidação constrangimento e violência. Somado a essa lacuna legislativa, pesquisas recentes têm apontado a importância dos programas antibullying trabalharem com mudança de repertório empáticos e morais, em que vítimas e testemunhas se beneficiariam e criaram redes de apoio mútuo. O presente estudo teve como objetivos (1) relacionar os estilos e práticas parentais maternos e paternos com comportamento de agressor, vítima e testemunha de bullying, e empatia em escolares e (2) avaliar a eficácia de um Programa de Comportamento Moral (PCM) desenvolvido por Gomide (2010) na redução de Bullying escolar. Os resultados apontam a existência de correlações de práticas parentais paternas, e vitimização por bullying em meninas (Punição inconsistente = 0,338; Disciplina relaxada = 0,401; Abuso físico = 0,414; Negligência = 0,431 e Monitoria negativa = 0,471), e comportamento de testemunhas em meninos (Punição inconsistente = 0,451; Negligência = 0,430; Monitoria negativa = 0,380). Em relação ao PCM, os resultados mostraram uma redução significativa dos comportamentos de Bullying nos agressores (Z = -3,739; p<0,0001), nas vítimas (Z = -4,488; p< 0,0001) e nas testemunhas (Z= -3,254; p = 0,001), e aumento dos níveis de empatia para agressores, vítimas e testemunhas (Z = -3,231; p=0,001), após a intervenção. O estudo sugere que programas baseados em comportamentos prossociais como: fazer amizades, empatia, polidez, autocontrole, expressividade emocional, assertividade e solução de problemas interpessoais, podem ter maior eficácia na coibição do bullying, aliado a programas de orientações para pais, professores e comunidade escolar, auxiliando o combate ao bullying.
Abstract: In Brazil there are 75 laws, between federal, state and municipal, to fight Bullying, which, in general, vary from the absence of conducts to be taken, guidance from parents, relatives and school community, conducting research, to conducts such as, to curb Acts of aggression, discrimination, humiliation and any other behaviour of intimidation, embarrassment and violence. In addition to this legislative gap, recent research has pointed out the importance of anti-bullying programs to work with changes in empathic and moral repertoire, in which victims and witnesses would benefit and create mutual support networks. The objective of the present study was to (1) relate maternal and paternal parenting styles and practices with aggressor behavior, victim and bullying witness, and empathy in schoolchildren and (2) evaluate the efficacy of a program of Moral behavior (PCM) Developed by Gomide (2010) in the reduction of school Bullying. The results indicate the existence of correlations of paternal parental practices, and victimization by bullying in girls (inconsistent punishment = 0.338; Relaxed discipline = 0.401; Physical abuse = 0.414; Negligence = 0.431 and negative monitory = 0.471), and behavior of witnesses in boys (inconsistent punishment = 0.451; Negligence = 0.430; Negative monitoring = 0.380). Regarding PCM, the results showed a significant reduction in Bullying behaviors in aggressors (Z =-3.739; p < 0.0001), victims (Z =-4.488; p < 0.0001) and witnesses (Z =-3.254; p = 0.001), and increased levels of empathy for aggressors, Victims and witnesses (Z =-3.231; p = 0.001), after the intervention. The study suggests that programs based on prossocial behaviors, such as: making friendships, empathy, politeness, self-control, emotional expressiveness, assertiveness, and solving interpersonal 4 problems, may be more effective in the coibition of bullying, Allied with guidance programs for parents, teachers and school community, assisting in combating bullying.
Keywords: Bullying
Estilos parentais
Empatia
Intervenção
Comportamento moral
Parenting styles
Empathy
Intervention
Moral behavior
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Tuiuti do Paraná
???metadata.dc.publisher.initials???: UTP
???metadata.dc.publisher.department???: Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Mestrado em Psicologia
Citation: Barros, Felipe Tadeu Almeida de. Efeitos de um programa de comportamento moral para a redução de comportamentos de bullying escolar. 2019. 39 f. Dissertação( Mestrado em Psicologia) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.utp.br/jspui/handle/tede/1663
Issue Date: 8-May-2019
Appears in Collections:MESTRADO EM PSICOLOGIA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EFEITOS DE UM PROGRAMA.pdf504.09 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.